segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Fechamento do Ano Letivo 2013



Após o encerramento do período de Lançamento de Notas pelo Diretor, em 27/12/2013, iniciaremos o processo de Fechamento do Ano Letivo 2013 e Enturmação dos alunos pelo sistema, de maneira automática, que acontecerá até o dia 08 de janeiro de 2014.
A partir de 09 de janeiro, será iniciado o período em que o diretor deverá realizar os ajustes no sistema Conexão Educação para o acerto da situação final dos alunos que fazem parte dos casos especiais previstos na Portaria SEEDUC/SUGEN Nº 419/2013, e o Fechamento Manual 2013 e Enturmação 2014 dos alunos que não foram finalizados e enturmados por meio do processo automático.
Para orientar o trabalho do diretor, encontram-se disponíveis no site da SEEDUC os seguintes manuais:
 
Apresentando o passo a passo de como deverá ser realizado o ajuste no sistema Conexão Educação dos casos especiais previstos na portaria SEEDUC/SUGEN nº 419/2013.
 
 
Informando as regras de fechamento automático adotadas pela rede e orientando os procedimentos para o fechamento manual das turmas de 2013 e enturmação dos alunos para 2014.
 
Contando mais uma vez com a parceria dos gestores da rede estadual de educação na realização das Campanhas do Conexão Educação, agradecemos a atenção e desejamos a todos um bom trabalho em 2014.
 
 
Maria Minerva de Medeiros Valle
Superintendente de Gestão da Rede

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Projeto Pegada Ambiental avalia ações da rede na área de EA

Estudo em parceria com a Uerj catalogou ações das 1.310 escolas estaduais

A Secretaria de Estado de Educação divulgou, nesta quinta-feira (19/12), os resultados do projeto Pegada Ambiental, pesquisa desenvolvida em parceria com o Núcleo de Referência em Educação Ambiental (NUREDAM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. A iniciativa tem como objetivo catalogar as ações em Educação Ambiental atualmente dinamizadas nas unidades escolares da rede estadual de ensino. O trabalho, que pode ser visto na exposição que se encontra no hall da sede da Seeduc, no Santo Cristo, vai gerar um Manual de Orientações Pedagógicas Socioambientais para a proposição de práticas socioambientais ambientadas em cada localidade das escolas.
 
Durante dois anos, pesquisadores e estudantes de graduação da Uerj fizeram um mapa da rede. A primeira etapa do projeto consistiu na disponibilização de formulários para levantamento inicial das ações existentes na rede que, posteriormente, foram catalogadas e avaliadas pelo grupo de trabalho após visitas e entrevistas nas escolas.
 
Agora, a próxima etapa do projeto será elaborar e entregar o Catálogo dos Saberes e Práticas de Educação Ambiental às unidades escolares, para que elas tenham um painel demonstrativo de suas práticas sustentáveis e como ela foram avaliadas. O Manual de Orientações Pedagógicas será o segundo documento do projeto que vai propor práticas socioambientais locais, fundamentado na aferição de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados às ações pedagógicas em EA atualmente praticadas nas escolas avaliadas.
 
O subsecretário de Gestão de Ensino, Antonio Vieira Neto, conta que é a primeira vez que a Seeduc promove um mapeamento do que vem sendo feito na área de educação ambiental nas escolas.
 
– Nós não tínhamos referência alguma. Com esse trabalho, vamos ver a dimensão dos projetos e a disseminação dessas informações junto aos nossos jovens, como eles se desenvolvem, quais são as suas perspectivas. Isso vai nos possibilitar estabelecer uma política pública ambiental bem focada.
 
Elza Neffa, coordenadora do projeto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, explica que o trabalho é resultado de uma demanda da Seeduc, que há muitos anos vem investindo em EA e não tinha um diagnóstico das atividades que os professores vêm desenvolvendo nas escolas.
 
 
– Trabalhamos a partir de duas macrotendências em EA: Educação Ambiental Conservadora e Educação Ambiental Emancipatória. Nós usamos uma metodologia que mapeia as concepções, crenças, valores. Essa metodologia possibilita que vejamos as tendências e o que as escolas pensam sobre suas práticas. A partir desse primeiro resultado, vamos analisar as respostas e construir os dois livros, o catálogo e o manual com orientações de Educação Ambiental dentro das políticas públicas estaduais e federais.
 
Também estiveram presentes ao primeiro dia da exposição: a superintendente de Gestão de Ensino, Carla Berthânia; a diretora de Integração Educacional, Inês Silva; e membros da equipe de EA da Seeduc, Jussara Greenhalgh Mendes e Bruno Rocca.
 
 
Fotos: Cris Torres
 

Programa Residência Docente 2014

 

Professores da rede estadual fluminense já podem se inscrever no Programa Residência Docente. A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação conta com a parceria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Coordenação do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II. O objetivo é aprimorar a formação do professor da Educação Básica por meio de um projeto de formação continuada, desenvolvendo competências docentes que complementem a formação recebida na Instituição de Ensino Superior (IES) de origem, a partir da vivência em um ambiente escolar de reconhecida excelência. As inscrições começaram na última quarta-feira (18/12) e seguem até o dia 24 de janeiro pelo portal www.cp2.g12.br.
 
Ao final do programa, o programa confere ao Residente, que atender a todos os requisitos, o título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu).
 
Mais informações também estão disponíveis no site www.cp2.g12.br (link Concursos e Seleções).
 

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Programa "Abrindo Espaços Humanitários"

Representantes das Metropolitanas III, IV e VI participam de encontro de avaliação do programa ‘Abrindo Espaços Humanitários (AEH)’

 11/12/2013 - 10:53h - Atualizado em 11/12/2013 - 10:53h
A proposta foi apresentar um balanço das práticas docentes e atividades desenvolvidas


Nesta terça-feira (10/12), os representantes das Diretorias Regionais Metropolitanas III, IV e VI participaram do encontro de fim de ano do programa “Abrindo Espaços Humanitários (AEH)”, uma parceria da Secretaria de Estado de Educação com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. A proposta foi apresentar um balanço das práticas docentes e atividades desenvolvidas pelo Comitê Gestor e as prospecções para o próximo ano.
 
O Programa AEH é uma iniciativa voltada aos estudantes do Ensino Médio, que visa promover o diálogo entre alunos e professores sobre os princípios humanitários, além de estimular nos jovens comportamentos que possam reduzir sua exposição a situações de violência armada dentro e fora da escola.

Desde 2010, o projeto está presente em seis escolas da rede estadual: CE Olga Benário Prestes, Ciep 326 - Professor Cesar Pernetta, CE Eça de Queirós, CE Moacyr Padilha, CE José de Souza Marques e CE Pedro Aleixo. São beneficiados 3.600 alunos.
 
Entre os principais resultados apresentados pelos representantes das Regionais, está a mudança comportamental dos estudantes: assiduidade, diminuição da evasão escolar, disciplina, melhor desempenho nas avaliações regulares, maior participação durante as aulas/oficinas, maturidade na exposição de ideias, maior interesse em adquirir novos conhecimentos, entre outros.
 
Para a coordenadora do Fórum Estadual de Educação da Seeduc, Magda Sayão, o programa faz com que os alunos reflitam sobre dilemas como o respeito à vida e à dignidade humana.
 
- Somo gratos à generosidade e à disponibilidade da equipe do AEH. Os professores adotaram em suas práticas pedagógicas a junção dos conteúdos do Currículo Mínimo aos conceitos do programa AEH. Essa troca de experiência mostra que existem possibilidades para uma nova perspectiva de vida – disse.
 
O professor de Geografia do CE Olga Benário Prestes, Marcelo Moreira Gomes, destacou a importância de colocar a ação humanitária em prática no espaço escolar.
 
- Os alunos demonstram dificuldades em lidar com situações de conflito. A dinâmica do programa faz com que os estudantes repensem seus valores para a vida. Há uma mudança nítida no relacionamento humano de maneira geral - destacou o professor.

Seeduc realiza reunião de 1º nível – Acompanhamento de Resultados 2013

Seeduc realiza reunião de 1º nível – Acompanhamento de Resultados 2013

 13/12/2013 - 18:12h - Atualizado em 13/12/2013 - 18:19h
 » Gabrielli Damazio / Fotos: Cris Torres
O encontro apresentou um panorama dos últimos resultados conquistados pela secretaria


Com o objetivo de avaliar o desempenho da rede estadual neste ano letivo de 2013, a Secretaria de Estado de Educação realizou, nessa quinta-feira (12/12), a Reunião de 1º Nível – Acompanhamento de Resultados, 2013. O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, iniciou o dia apresentando um panorama dos últimos resultados conquistados pela Secretaria, destacando algumas ações positivas como as bolsas de estudo ofertadas em faculdades particulares; o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); a expansão das escolas integrais; e a inclusão do Ensino Médio Experimental, no Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí.

- Esse nosso último encontro é para uma reflexão, por que agora temos um duplo desafio: pensar no futuro e consolidar as conquistas que tivemos nesses dois anos e meio. E essa visão nos mostra o quanto somos responsáveis e estamos unidos no mesmo objetivo, afirmou.

Além do secretário, participaram da reunião o chefe de Gabinete, Sergio Mendes; o subscretário Executivo, Amaury Perlingeiro; e os subscretários de Gestão de Ensino, Gestão de Pessoas e de Infraestrutura, Antonio Vieira Neto, Luiz Carlos Becker e Zaqueu Ribeiro, respectivamente; além de superintendentes, diretores regionais, Agentes de Acompanhamento de Gestão Escolar (AAGE), diretores de escolas e professores.

Ainda pela manhã, a economista chefe para Educação do Banco Mundial, Bárbara Bruns, apresentou pesquisas sobre a qualidade das aulas na América Latina e diversas avaliações de impacto sobre remuneração por desempenho. Em seguida, o coordenador de Análise de Indicadores e Informações Educacionais da Superintendência de Acompanhamento e Avaliação da Seeduc, Ângelo Hottz, expôs os resultados gerais do terceiro ciclo de acompanhamento, que são calculados por meio do Saerjinho e o do fluxo de aprovação do bimestre em questão.

- Se apropriar dos resultados das avaliações bimestrais por meio de indicadores possibilita nortear o planejamento da escola. Além disso, os AAGEs trabalham diretamente com esses resultados, orientando as unidades escolares que realizam o Relatório de Análise de Desvio de Metas (RADM), caso não as atinjam -, comentou Ângelo.

O dia contou, também, com uma sequência de exposições: as diretorias regionais Baixadas Litorâneas e Serrana I apresentaram, respectivamente, os desvios negativos e positivos, avaliados por meio do Indicador de Fluxo (IF); o Colégio Estadual Oscar Batista, de Cambuci, mostrou as boas práticas desenvolvidas com as turmas do Ensino Fundamental; o CIEP 468 Olga Thurler Mendoça da Fonseca, de Natividade, destacou as ações positivas realizadas com o Ensino Médio. Para finalizar, a AAGE da Diretoria Regional Metropolitana V, Débora Antenor, fez uma breve apresentação de tudo o que desenvolveu ao longo do ano letivo.

Para encerrar a primeira parte do encontro, os alunos do Coral Soul Music, do Colégio Estadual Bangu; e os professores responsáveis Regina Matede, Jorge Lourenço e Silvia Pires, prestaram uma homenagem ao secretário, entregando-o uma placa de reconhecimento por todo o empenho.

Emocionada com a solenidade, a AAGE da Diretoria Regional Centro-Sul Christiane Dolores Braga Nogueira destacou o atual cenário da Secretaria.

- Tenho orgulho de fazer parte desse momento de transformação na Educação do Estado do Rio de Janeiro. Fico emocionada em ver o reconhecimento das escolas por tudo que o secretário já fez pela a rede estadual -, disse.

A segunda parte da reunião incluiu mesas redondas com dirigentes da Seeduc. O momento contou, também, com a participação da aluna do Colégio Estadual Chico Anysio Anna Beatriz de Oliveira, que fez parte do debate “A solução educacional que buscamos”.

- Quando entrei na escola, tinha um pensamento padrão de que seria igual aos outros colégios, em que o professor entraria em sala de aula e somente explicaria o conteúdo. O Chico Anysio tem uma proposta diferente. Nós aprendemos a ser autônomos e líderes. Os projetos desenvolvidos mudaram totalmente a minha maneira de pensar. Eu vejo em mim um crescimento muito significativo -, disse.

No encerramento da reunião, foram premiadas as escolas da rede que obtiveram o melhor desempenho no Enem; os Policiais Militares selecionados no Programa de Integração na Segurança (PROEIS), pelo atendimento eficaz às comunidades escolares; e os colégios que participaram e apoiaram o projeto Segurança Alimentar neste ano. Houve, ainda, a apresentação do coral do Colégio Estadual Aydano de Almeida, de Nilópolis.

Mensagem de fim de ano da SEEDUC

É tempo de comemorar o ano concluído e cheio de realizações. É tempo de sonhar com a possibilidade de um novo ano que surge. No encerramento deste ano letivo, podemos comemorar importantes vitórias da Seeduc. Foram conquistados resultados positivos. O excelente trabalho dos educadores e a dedicação dos alunos da rede nos possibilitaram conquistas importantes.
 
Um ano em que o Estado do Rio de Janeiro obteve a quinta melhor colocação entre as redes estaduais de todo o Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e conquistou a segunda melhor média do país em redação. Um ano que deu continuidade a um ciclo iniciado em 2007, totalizando a contratação de 54 mil novos professores, e que aponta para mais 2,3 mil novas admissões em 2014. Um ano que anuncia a entrega de 14 escolas novas ou que tenham passado por reformas gerais com ampliação. Diante desse contexto de investimentos e conquistas, a Secretaria de Estado de Educação resolveu fazer um balanço e reunir - em um único vídeo - algumas histórias que fizeram 2013 dar certo. Confira aqui o vídeo.
 
Desejamos boas festas a todos que nos ajudaram nessa empreitada: professores, alunos, familiares, funcionários das unidades escolares, das regionais, da sede e também aos nossos parceiros. Ano que vem, estaremos juntos novamente em busca de resultados ainda melhores.
 
Que comemoremos com saúde, paz e com a certeza que em 2014 teremos ainda mais sucesso.
 
Boas festas e um 2014 repleto de conquistas.
 
 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Comunicado SEEDUC

 

 11/12/2013 - 10:21h - Atualizado em 11/12/2013 - 10:21h
Devido às chuvas, Seeduc não fará atendimento presencial nesta quarta-feira


Devido às fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro nesta madrugada, em especial a Região Portuária, a Secretaria de Estado de Educação funcionará em regime emergencial e não haverá atendimento presencial ao público.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Seeduc inicia Campanha de Lançamento de Notas 4º Bimestre

 


  
Prazo para o professor termina no dia 20 de dezembro!


A Superintendência de Gestão da Rede da Seeduc deu início à campanha de Lançamento de Notas do 4º bimestre 2013. Para realizar esse procedimento, os sistemas Docente Online e Conexão Educação estão disponíveis nos seguintes períodos:

1. Para o Professor: de 09 a 20/12/2013
2. Para o Diretor: de 16 a 27/12/2013

A SUGP alerta que o 4º bimestre é decisivo para a regularização do percurso acadêmico de seus alunos e, nesse caso, é importante que sejam observados alguns pontos relevantes nesse processo, tais como:

1. Verificar se foram oferecidas estratégias de Recuperação de Estudos a todos os alunos que ficaram com notas abaixo da média, a fim de garantir-lhes novas oportunidades de apropriação dos conhecimentos básicos trabalhados no decorrer do bimestre;

2. Atentar para a atribuição de uma única nota bimestral aos alunos de uma mesma turma/disciplina. Considerando o aspecto pedagógico, faz-se necessária a reflexão de como alunos distintos, em ritmos diferentes de aprendizagem, podem apresentar resultados iguais na mesma turma/disciplina;

3. Verificar pendências de notas e/ou frequência dos bimestres anteriores e, se necessário, proceda aos ajustes no lançamento;

4. Verificar o lançamento da frequência das turmas do projeto Reforço Escolar, a contar da data de criação das mesmas e, se necessário, proceda aos ajustes no lançamento;

5. Atentar para os alunos reprovados por infrequência, mas com direito à reclassificação conforme os casos previstos na Portaria SEEDUC/SUGEN nº 419/2013;

6. Verificar os casos de impedimento de frequência previstos no Artigo 46 da Portaria SEEDUC/SUGEN nº 419/2013 e tomar as medidas necessárias.

A Superintendência informa que a tela de declaração de cumprimento do Currículo Mínimo está liberada para que o professor efetue lançamentos, complementações e alterações, conforme Resolução Nº 4.866, de 14 de fevereiro de 2013.

Caso a unidade escolar esteja procedendo a reposição de carga horária/conteúdo em consequência da greve de professores, deverá ficar atenta ao calendário de reposição.

Ressalta-se, ainda, que as orientações referentes ao 4º bimestre são as mesmas dos bimestres anteriores e que, em caso de dúvidas, encontram-se disponíveis no Conexão Educação os seguintes manuais:

1. Manual de operacionalização da Portaria SEEDUC/SUGEN Nº 419/2013

2. Manual Docente Online 2013

3. Manual de Lançamentos de Notas Diretor – 2013

A SUPG destaca que o Conselho de Classe do 4º bimestre representa o fechamento do ano letivo, e que a participação de efetiva da equipe diretiva e professores nesse colegiado é extremamente importante para a conclusão do processo ensino-aprendizagem de seus alunos. Também agradece aos diretores e docentes pela dedicação, pelo compromisso e pelo profissionalismo no atendimento de demandas que contribuem para concretizar um ideal de educação que prima pela qualidade.

http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1885955

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Oficina do PINCE discute importância da construção de projetos para aprendizagem

Oficina do PINCE discute importância da construção de projetos para aprendizagem

06/12/13

A importância da metodologia da construção de projetos no processo de ensino e aprendizagem será o tema da oficina do Programa Inovar para Crescer nas Escolas (PINCE), dia 12 de dezembro, na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

O assunto será discutido pelo professor Edison Borba, que também é coordenador pedagógico do projeto, e aberto para debate a todos os participantes.

Gestores, professores e alunos que inscreveram projetos para o Prêmio PINCE / 2013 e aqueles que possuem pesquisas e desejam inscrevê-los podem participar da oficina. Empresários, empreendedores e o público em geral também estão convidados.

Os interessados podem entregar seus projetos no dia da oficina ao professor Luiz Maynart, que orientará os trabalhos.


Serviço:

Oficina do PINCE 2013 – “A Importância da Metodologia da Construção de Projetos, no Processo de Ensino e Aprendizagem”

Data: 12 de dezembro de 2013

Horário: 9h30 às 12h30

Local: Mezanino ACRJ

Endereço: Palácio do Comércio – Rua Candelária, 9, Centro – RJ

Inscrições: pince@acrj.org.br; luizmaynart@uol.com.br; edisonborba@uol.com.br


PINCE

O Programa Inovar para Crescer nas Escolas (Pince) foi criado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, por meio do seu Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia, com a ideia de promover a inovação e o empreendedorismo entre diversos níveis estudantis do estado.

Com foco em incentivar o aprimoramento do futuro jovem empresário, o Pince realiza seminários entre professores e alunos, bem como oficinas pedagógicas que têm o objetivo de possibilitar a capacitação dos profissionais que participam do programa.

No entanto, não é apenas pelo fomento à interação que se denota o Pince. Com a premissa de transpor a barreira da teoria para a prática, o projeto concede, há seis anos consecutivos, o Prêmio Inovar Para Crescer Nas Escolas. A honraria, destinada tanto às escolas públicas quanto às privadas do Rio de Janeiro, tem o intuito de incentivar os estudantes a praticarem o empreendedorismo, aplicando suas habilidades e desenvolvendo novas inovações tecnológicas.

O Prêmio Inovar Para Crescer é dividido nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio/Escolas Técnicas e Educação para Jovens e Adultos (EJA), com os projetos sendo expostos numa Feira de Inovação, e as premiações sendo anunciadas em cerimônia contando com a presença de autoridades, convidados, professores e alunos.

C.E. Olga Benário realiza a 6ª edição da Sapec

Notícia da escola
C.E. Olga Benário realiza a 6ª edição da Sapec



06/12/13

Por Francine Silveira

Há cinco anos, o Colégio Estadual Olga Benário, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro, realiza a Semana de Atividades Pedagógicas e Culturais (Sapec) como parte das atividades de encerramento do ano letivo. O projeto não tem data fixa ou previamente determinada, mesmo assim, ao longo dos anos, o evento se tornou tão popular entre alunos e professores que passou a ser a ocasião mais aguardada na instituição.

- No mês de outubro, os alunos me paravam no corredor para perguntar quando começaria o projeto e quais novidades estavam previstas para este ano. Era muita ansiedade. - contou orgulhosa a diretora-adjunta da unidade, Pamela Souza.

A 6ª edição da Sapec, como é afetuosamente chamada por toda comunidade escolar, teve início no dia 05 de novembro, com o tema ‘Personalidades Negras no Cenário Político, Econômico e Cultural Brasileiro’, uma homenagem direta ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 do mesmo mês. O evento contou com a participação de 12 turmas do período da manhã e 13 do turno da tarde, incluindo os alunos do Projeto Autonomia.

O objetivo central da Sapec foi trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinaridade, estimulando a criatividade e as habilidades dos estudantes. Os alunos puderam aprender a trabalhar em equipe e a lidar com as diferenças do dia a dia, bem como desenvolver o compromisso com os estudos.

- Fazer esse trabalho foi muito importante para juntar os grupos e acabar com as diferenças, pois tivemos que trabalhar em equipe. Essa foi, sem dúvida, a melhor parte - afirmou Fernando Lucas Gonçalves, 15 anos, aluno da 1ª série do Ensino Médio.


Em virtude da grande extensão de atividades programadas para a Semana Pedagógica, o trabalho foi dividido cronologicamente em semanas, respeitando cada etapa do processo: 1ª semana - pesquisa, orientação e planejamento; 2ª semana - confecção de cartazes, criação de gritos de guerra e das músicas; 3ª semana - edição de jornais; 4ª semana - Finalização.

As turmas foram divididas por Estados brasileiros. A tarefa era encontrar personalidades negras que se destacaram e, caso não encontrassem, buscar movimentos, instituições ou Ongs que desenvolvessem alguma atividade dentro do tema proposto naquele estado, fossem eles de áreas política, econômica ou cultural.

- Meu trabalho falou sobre a ONG ‘Afroamazonas’ e os aspectos econômicos do Estado do Amazonas. Foi bastante trabalhoso, mas no final valeu a pena tamanho esforço, já que a turma se uniu para fazer o trabalho em equipe - contou Ariana Silva, 18 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio.

Durante o desenvolvimento do projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de colocar as ideias em prática em dois ambientes distintos. O primeiro em sala de aula, produzindo maquetes, cartazes, o jornal da turma, além da composição das músicas. E no pátio da escola, com as apresentações de dança, do grito de guerra e das faixas indicativas de cada turma.

Para o professor de Física da instituição, Elismar Costa, a Sapec é uma iniciativa de grande valor pedagógico tanto para docentes quanto para alunos.

- Estou há três anos lecionando no colégio e posso dizer com segurança que a grandiosidade desse projeto só é possível por conta da excelência no planejamento de cada etapa. A direção está de parabéns! - afirmou.

Com o intuito de avaliar as ações dos estudantes e gerar pontos necessários para a média final deles, uma banca julgadora criteriosa foi composta por docentes da unidade para avaliar as performances dos jovens, levando em consideração os trabalhos apresentados e a criatividade. Também foram avaliados o bom comportamento, a organização e as salas limpas de cada turma durante o desenvolvimento das etapas.

Visivelmente emocionada, a diretora-adjunta e professora da disciplina de Matemática, Pamela Souza, falou sobre a sensação de encerrar mais uma Sapec.

- Meu choro é de alegria, de satisfação. É muito gratificante constatar que desde 2008 temos realizado a Sapec com sucesso e bons resultados. Estamos melhorando a cada edição - revelou.

Na ocasião, não foram apenas diretores e professores que se emocionaram. Alunos da 3ª série do Ensino Médio, que deixam a unidade escolar esse ano, se abraçavam e se despediam para dar início a uma nova etapa da vida estudantil nas universidades, como a jovem Ana Carla Rorsth, 18 anos, atleta medalhista na modalidade Boxe.

- É muita emoção e sensação de dever cumprido, pois durante todo esse ano, por conta das competições, eu tive que me ausentar diversas vezes do colégio e mesmo assim vou conseguir me formar com a minha turma. O colégio Olga Benário foi e sempre será uma dos melhores colégios por onde passei - disse.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Alunos da rede estadual de ensino contam sua história e ganham viagem cultural

Alunos da rede estadual de ensino contam sua história e ganham viagem cultural

 05/12/2013 - 17:32h - Atualizado em 05/12/2013 - 17:47h
Parceria com a Brazil Foundation, projeto integrou alunos de escolas em áreas de UPPs


Nesta quarta-feira (04/12), alunos da rede estadual de ensino participaram da cerimônia que reuniu os vencedores da 3ª edição do concurso #Eu Jovem Carioca Tenho uma História para Contar, no teatro Sesi, no Centro do Rio. O concurso faz parte do projeto realizado em parceria com a Fundo Carioca da Brazil Foundation e visa dar visibilidade e estimular a produção artística de jovens de comunidades, formando uma rede de artistas cariocas. Em sua terceira edição, o trabalho reuniu jovens escritores e ilustradores.
 
Pela rede estadual de ensino, foram vencedores os alunos Israel de Matos Cezario, do CE André Maurois; Vitor Ferreira Mattos, do CE Paulo Freire; e Gabriela da Silva Domingues, do CE Ignácio Azevedo do Amaral. Pelo Sesi, foram premiados os ilustradores Gustavo Cardoso de Oliveira, Philip Martins Greiner e Allan Matias da Rocha. Eles ganharam uma viagem cultural a São Paulo e terão os seus trabalhos publicados  em uma edição especial de O Dia, parceiro no projeto que conta ainda com o apoio da UPP Social, Firjan, Sesi Cultural, Galera.com e Flupp.
 
O concurso foi lançado em julho e contou com a participação de cerca de 100 inscritos, de 80 escolas da rede estadual. Durante o andamento do projeto, foram promovidos vários encontros inspiradores com escritores, como o poeta Affonso Romano de Sant’Anna, e com artistas gráficos convidados.
Na segunda fase, um júri formado por escritores e artistas selecionou 15 trabalhos que foram ilustrados pelos alunos do Sesi. O trabalho promoveu interação, troca de ideias e parceria entre os dois grupos.
 
Para a diretora de Articulação Curricular, Adriana Lessa, o projeto vem ao encontro do Programa Estadual de Leitura e das ações de leitura promovidas pela Seeduc.
 
– Esse trabalho estimula tanto a criatividade quanto o espírito empreendedor, além de oportunizar o trabalho de forma colaborativa com os outros alunos.
 
encontro contou com a performance com canto e dança do grupo Cardume, em uma proposta do resgate da transmissão oral das tradições, e da Cia. Completa Mente Solta, grupo de teatro do CE André Maurois que apresentou trechos dos trabalhos finalistas.
 
Após descobrir que ganhou o primeiro lugar, o aluno Israel declarou que não esperava pela vitória.
 
– Vim, mas não acreditava estar entre os três. Agora, é agradecer a todos que me orientaram, sorrir e festejar - comemorou.
 
O ganhador da segunda colocação, Vitor, contou que seu texto foi baseado em um sonho. Exigente, disse que, no início, não gostou tanto do trabalho.
– A partir do sonho, eu organizei as ideias e mostrei para os colegas. Nem ficou exatamente como eu queria, mas o importante é que a galera gostou.
 
Gustavo Cardozo recebeu o primeiro lugar na categoria ilustração. Ele revelou que, quando começou seu curso, não esperava ver um trabalho seu publicado em tão pouco tempo.
– Pensei que seria uma longa trajetória até conseguir mostrar o meu trabalho, mas agora vejo que com fé, raça e muito esforço é possível acontecer em menos tempo.
 
O professor e agente de leitura Júlio Ribeiro, do CE Paulo Freire, que acompanhou todas as etapas do projeto, considera um importante apoio para o trabalho desenvolvido na escola. Ele conta que procura promover a leitura com ações que incluem pais e responsáveis.
– Junto com os alunos, procuramos divulgar atividades que convidem os pais a participar. Temos o Descarrego
Literário que promove a doação de livros e contação de histórias e poesias. Precisamos incluir os pais nesse processo de estímulo à leitura para que os alunos encontrem em casa um ambiente propício para se interessar cada vez mais pelos livros.
 
O professor de Língua Portuguesa e Literatura, José Eduardo dos Santos Correia, estava orgulhoso com os resultados do concurso. Seus alunos, que cursam o Ensino Médio no CE Ignácio Azevedo do Amaral, no Jardim Botânico, na Zona Sul, tiveram uma expressiva participação no projeto.
 
– Seis dos nossos alunos ficaram entre os 15 finalistas e uma, a Gabriela, ficou entre os três primeiros lugares. Acho que esse sucesso foi resultado do estímulo que demos à escrita. O segredo foi não perguntar quem queria escrever, mas convidar a todos para contarem suas histórias.

CALENDÁRIO 2014

 
 

 
 


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Mensagens dos validadores - O que significam e o que fazer?

 

 28/11/2013 - 09:36h - Atualizado em 28/11/2013 - 09:36h


Mensagens apresentadas no validador instalado na sua unidade escolar

Mensagem: “Cartão Válido”
Causa: o cartão está funcionando corretamente e os créditos foram carregados no seu cartão.

Mensagem: “Data Inválida”
Causa: a data da última recarga feita no seu cartão é posterior à data atual do validador da sua escola.

Solução: avisar a direção de sua escola para que seja feito o ajuste. Após esse ajuste, você deverá passar o cartão pelo validador do ônibus e depois na escola novamente. Somente assim os dados serão ajustados no chip do seu cartão.

Mensagem: “Já Validado”
Causa: o cartão foi recarregado no validador da escola mais de uma vez no mesmo dia.
Solução: basta “recarregar” o cartão uma vez por dia.

Mensagem: “UE Inválida”
Causa: a escola (unidade escolar) gravada no seu cartão é diferente da escola onde você está recarregando seu cartão. Isto pode acontecer nos seguintes casos:

Você tentou carregar o cartão em uma escola diferente da que está matriculado. Você veio de outra escola e a solicitação de alteração do cadastro não foi processada pelo sistema da RioCard ou você não atualizou os dados junto à secretaria de sua escola.

Solução: solicitar à sua direção que verifique no sistema Conexão Educação se você está regularmente matriculado na escola onde está tentando recarregar o cartão. Caso não esteja, a direção deverá realizar os procedimentos para sua transferência no sistema.

Caso você esteja matriculado corretamente no sistema, deverá atualizar os dados do cartão passando-o no validador do ônibus, aguardando 72 horas e passando o cartão novamente no validador do ônibus. Após estas ações, seus dados estarão atualizados e você poderá recarregar o cartão na sua escola.

Lembre-se que o cartão deverá ser passado corretamente no validador do ônibus nestes dias, pois apenas esta ação atualiza seus dados no chip do cartão. A Coordenação de Transporte Escolar e a Coordenação de Cartões possuem ferramentas para verificar se o cartão foi passado corretamente ou não, além de ter acesso às informações de utilização diária.

Mensagem: “Hora Inválida”
Causa: o aluno tentou recarregar créditos no cartão antes das 6h ou após as 23h30.

Solução: verificar a configuração da hora no equipamento, caso esteja correta, fazer a carga no horário que o aparelho está habilitado para validação. Caso esteja incorreta, chamar a direção da escola para realizar a correção no aparelho.

Mensagem: “Uso Inválido”
Causa: você afastou o cartão do validador antes que o equipamento pudesse reconhecê-lo (é um erro de leitura).

Solução: tentar recarregar em outro validador da escola, sempre mantendo o cartão próximo ao equipamento, no local indicado, até que seja apresentada alguma das mensagens anteriores. Se o problema ocorrer com o mesmo cartão em mais de um validador, indica que o problema está no seu cartão e será necessário solicitar a segunda via.

Caso seu cartão funcione em um validador e não em outro pode indicar que o problema é no
validador e a direção deverá entrar em contato com o suporte do equipamento.


Mensagens apresentadas no validador dos ônibus e barcas

Mensagem: “Saldo: 0” ou “créditos expirados”
Causa: você já utilizou as 60 passagens a que tem direito no mês.

Solução: aguardar o próximo mês e não utilizar o cartão para outros trajetos.

Mensagem: “Cancelado”
Causa: seu cartão está na hotlist (cartões cancelados, pois tiveram uma segunda via solicitada por motivo de roubo, perda, dano, sua matrícula foi encerrada pela direção da escola por conclusão ou outro motivo).

Solução: pedir à direção de sua escola para verificar no sistema Conexão Educação se você está matriculado na escola e, caso esteja, verificar se existe alguma solicitação de segunda via do cartão para você. Caso não esteja matriculado, a direção deverá tomar as providências necessárias.

Se você tiver solicitado uma segunda via, deverá aguardar a chegada da mesma na escola. Durante este intervalo de tempo, você não poderá usufruir de gratuidade, pois estará sem o cartão.

Mensagem: “Restri. Linhas”
Causa: o grupo de linhas de ônibus e barcas que pode ser utilizado por você, registrado no cartão, é diferente do que está registrado no validador do ônibus/barcas. Isto pode acontecer nos seguintes casos:
1 - Você foi transferido de escola e/ou mudou de endereço residencial e a solicitação de
alteração do cadastro não foi atualizada no sistema.
2 - Você tentou utilizar seu cartão em um ônibus/barcas que pertence a um grupo de linhas
diferente da qual você está autorizado a utilizar.

Solução:
1 – Verificar junto à direção de sua escola se houve a atualização dos seus dados no sistema. Caso positivo, a direção deverá tomar as providências necessárias.
2 – Caso tudo esteja ok no sistema, você deverá continuar com o mesmo cartão e utilizar somente as linhas de ônibus/barcas necessários para seu trajeto casa/escola e escola/casa.

Mensagem: “Uso Inválido”
Causa: você tentou usar seu cartão mais de 5 (cinco) vezes no mesmo dia.

Solução: não ultrapassar o limite de utilizações diárias de 5 (cinco) vezes, exceto nos casos de uso do sistema de Bilhete Único (baldeação).

Mensagem: “Vá para a escola”
Causa: seu cartão está sem “créditos” ativos.

Solução: recarregar seu cartão no validador de sua escola. 

PISA: Rio se mantém entre os dez melhores do país

 

 03/12/2013 - 20:54h - Atualizado em 04/12/2013 - 00:13h
Este ano, cresceu a participação de escolas privadas


Na classificação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA 2012), o Rio de Janeiro ocupou a décima posição entre os estados da federação. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (03/12). Neste ano, o número de escolas avaliadas foi menor que em 2009, 35 contra 29, mas houve aumento na participação de unidades da rede privada.
 
O PISA avaliou cerca de 510 mil alunos, entre 15 anos e 3 meses e 16 anos e 2 meses, de unidades escolares localizadas em 65 países. No Brasil, foram testados 19.877 alunos, o equivalente a 3,9%, em 837 escolas. Em 2009, foram pouco mais de 20 mil alunos.
 
No Rio de Janeiro, o diferencial foi o aumento de escolas avaliadas da rede privada de 2009 para 2012. Em 2009, foram 35 escolas avaliadas, sendo 83% públicas (60% estaduais) e 17% particulares (1.225 alunos). Em maio de 2012, foram avaliadas 29 escolas, sendo 76% públicas (59% estaduais) e 24% particulares.
 
Da amostra da rede estadual fluminense, é necessário considerar alguns aspectos, além da queda no número de escolas avaliadas: 70% das Regiões do estado não estão representadas e foram incluídas escolas compartilhadas de ensino noturno e agrícolas.
 
As unidades de horário integral não participaram da amostra, mesmo assim, a média do estado ficou próxima à nacional.
 
O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, reconhece a importância da avaliação do PISA.
 
- As avaliações externas explicitam as deficiências ou virtudes da Educação Básica, portanto, desconsiderá-las seria um equívoco – disse.

O secretário também destaca os resultados apontam o caminho para a educação integral, presente em países com melhor desempenho, como China e Coreia do Sul. No Rio, por exemplo, uma das medidas que vêm sendo adotadas na rede estadual é a ampliação da oferta de ensino em horário integral. O Programa Dupla Escola, que alia a Educação Básica ao ensino profissional e de línguas, vem atender especialmente à clientela avaliada pelo PISA.

De 2009 para 2012, as médias dos países da OCDE se mantiveram praticamente estáveis em todas as áreas de conhecimento. 

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Relação de contemplados com a Bolsa UniCarioca

Secretaria divulga a relação de contemplados com a Bolsa UniCarioca

 03/12/2013 - 15:21h - Atualizado em 03/12/2013 - 15:21h
A matrícula pode ser feita nos dias 10, 11 e 13 de dezembro


A Secretaria de Estado de Educação divulgou, nesta terça-feira (03/12), a relação de contemplados com a Bolsa UniCarioca. O período de matrícula acontece nos dias 10, 11 e 13 de dezembro.

Parabéns aos alunos da Metropolitana III:

KELVIN BRAGANÇA
JORNALISMO
ANDREZA CRISTINA DA COSTA FERREIRA
ADMINISTRAÇÃO