quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CE Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto é exemplo de Ensino Integral

CE Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto é exemplo de Ensino Integral

 26/02/2014 - 14:35h - Atualizado em 26/02/2014 - 14:35h
 » Fotos: Marcia Costa
Unidade pública é a primeira do país a oferecer ensino bilíngue em português-espanhol


Foi pensando nas Olimpíadas de 2016 que Fernanda Marques, de 15 anos, ingressou no Colégio Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto. Já Caroline Silva, de 14 anos, tem o objetivo de cursar Medicina na Argentina e, por isso, optou por estudar numa escola bilíngue. Milene Cardoso, que sempre gostou de espanhol, sabe da importância do segundo idioma no currículo para alcançar uma boa colocação no Enem. Várias motivações levaram tantos jovens a participar do processo seletivo da unidade, inaugurada pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha, neste ano, que oferece o Ensino Médio Intercultural com aulas em português e espanhol.
 
Esta é uma das 24 escolas do programa Dupla Escola da Seeduc cujo principal objetivo é manter o adolescente do Ensino Médio no colégio em período integral. O número de estudantes matriculados na rede estadual no Ensino Integral vem aumentando desde 2011, como mostra o Censo da Educação Básica de 2013, divulgado ontem. Em 2012/2013, houve cerca de 140 mil alunos estudando em unidades com jornada dupla, contra aproximadamente 123 mil em 2011/2012.

- Em 2016, estarei fluente em espanhol, o que será essencial para eu conseguir um bom emprego, aproveitando o mote das Olimpíadas. Aqui, o contato com o idioma acontece de outra maneira. Ao contrário dos cursinhos, ficamos mais tempo em sala de aula e aprendermos também sobre a história e a cultura espanhola. Eu estou gostando muito de estudar aqui – disse a aluna.

Com uma metodologia diferenciada, a unidade escolar, que faz parte do programa Dupla Escola, adota o formato dual language 90/10, no qual as disciplinas são separadas em dois grandes grupos e ministradas em português e em espanhol, alternando-se a carga horária destinada para cada idioma. Assim, as matérias da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada serão ministradas em português durante 90% do tempo. A carga horária restante, equivalente a 10%, será utilizada para as atividades menos complexas em espanhol. O grupo de disciplinas específicas terá suas instruções ministradas em espanhol durante 90%, destinando-se os 10% restantes para a comunicação por meio da Língua Portuguesa. Ao final da formação, os alunos receberão o certificado de dupla diplomação, o que garante a conclusão de Ensino Médio validada tanto em território brasileiro quanto em território espanhol.

O modelo inovador também encantou os docentes. Primeira colocada na mobilidade interna realizada pela Secretaria para lecionar no colégio, Daniela Korol ficou tão impressionada com o projeto pedagógico, que convenceu o filho, Caio, a fazer a prova, para ingressar no colégio.

- Na escola bilíngue temos a possibilidade de dar uma aula diferenciada, mais dinâmica, pois a carga horária é maior. O aluno sabe que estará preparado para disputar a vaga que quiser, seja no Enem ou na universidade, por exemplo – destacou Daniela, que já trabalhou em unidades privadas e em cursos de idiomas.

Caio Korol, neto de argentinos, que trocou a escola particular, onde mora, em Campo Grande, pela unidade, no Méier, ainda está se adaptando à nova rotina, mas não esconde o entusiasmo . Ele sai de casa às 5h e só retorna às 19h.
 
- Estudar em horário integral é cansativo, mas sei que o esforço valerá a pena no futuro, já que quero cursar Medicina. Aqui, tenho a certeza que terei uma base para passar para uma boa universidade –finalizou o estudante, que pretende fazer intercâmbio por meio do programa “Ciência sem Frontreiras”.

O Colégio Estadual Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto conta com nove salas de aula, biblioteca, quadra de esporte, laboratórios, cozinha e refeitório.

Além dessa unidade, a Seeduc inaugurou, no início do ano letivo, mais duas escolas com Ensino Médio Intercultural: O Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola, em Niterói, onde os alunos aprendem português e francês, e o Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu, que oferece a modalidade português-inglês.
 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Consulado do Japão oferece vagas de intercâmbio para profissionais da rede

 

 
As inscrições prosseguem até o próximo dia 10


O Consulado do Japão, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, oferecerá vagas de intercâmbio no país, com duração de um ano e meio (de outubro de 2014 a março de 2016). Podem concorrer professores regentes, diretores de escola, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 10, no site do Consulado http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/.
 
Para participar, é preciso comprovar idade até 35 anos, não possuir dupla nacionalidade, ter cinco anos de experiência, estar interessado em aprender japonês na cultura local (não precisa ter conhecimento prévio do idioma) e ter domínio da Língua Inglesa.
 
A passagem e a estadia serão custeadas pelo Governo do Japão. Os candidatos receberão, ainda, uma bolsa, cujo valor ainda será definido (em 2013, o valor foi de 143.000,00 ienes/mês - equivalente a U$ 1.400).
 
A seleção será composta por três etapas. A primeira constará de entrega da documentação, análise de currículo e do plano de pesquisa. Ambos podem ser entregues via Correios ou no próprio Consulado, até o próximo dia 10. A segunda etapa, prevista para o dia 12 de março, será composta por prova escrita de Inglês e Japonês (esta pode ser entregue em branco, caso o candidato não tenha o conhecimento da língua) e entrevista. Na terceira etapa, o Ministério da Educação do Japão realizará a orientação final e indicará a Universidade.
 
No intercâmbio, serão oferecidos cursos nas áreas de Gestão Escolar, métodos pedagógicos, e nas seguintes áreas curriculares: Matemática, Física, Química e Educação Física; atividades práticas: observação de sala de aula, participação em atividades educacionais especiais e viagens no interior do Japão para pesquisas; e curso de Língua Japonesa. Ao final, os profissionais receberão um certificado.
 
14/02/2014 - 16:47h - Atualizado em 18/02/2014 - 11:52h

Alunos aprovam novas instalações do Colégio Olga Benário Prestes, em Bonsucesso

 

Unidade estadual tem infraestrutura de primeira linha e é considerada referência


A infraestrutura que faz do Colégio Estadual Olga Benário Prestes, em Bonsucesso, uma referência na rede estadual, e também para qualquer unidade pública, está sendo aprovada pelos mais de 3 mil alunos do Ensino Médio que circulam diariamente no local. Aos pés do Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, as instalações recém-inauguradas da instituição ainda parecem boas demais para serem verdade, aos olhos deslumbrados dos estudantes que já conheceram muitas dificuldades, no antigo prédio.

No laboratório de informática, por exemplo, 42 computadores de última geração são utilizados em diversas disciplinas. Cada professor adapta algumas aulas à sala especial, onde podem trabalhar com material interativo, aplicativos de educação específicos, além de recursos como vídeo e áudio, especialmente músicas, que são acessados pela internet por cada um dos alunos.

- Os computadores são mais uma ferramenta de trabalho que temos, que funciona muito bem, porque os jovens têm muita intimidade com o mundo virtual. Então, indico links e sites da área, trabalhamos músicas através do Youtube, vídeos e jogos, pela web - explicou a professora de inglês Kátia Schibue.

Os estudantes do terceiro ano Cecília Manoela Godói, moradora de Olaria, e Lucas Olivetti, da Penha, gostaram do recurso, bem como das instalações da escola.

- A estrutura daqui é uma coisa de outro mundo. Os andares ficaram muito bem elaborados. Cada um tem seus próprios banheiros e bebedouros. Os laboratórios são ótimas oportunidades de termos aulas mais dinâmicas, diferentes daquela mesmice de sempre - disse Cecília, que pretende cursar Direito, no futuro.

- Os espaços são amplos, multifuncionais e dinâmicos. Tem muitas áreas que podem ser utilizadas para atividades complementares, no contraturno. Tudo foi bem projetado - elogiou Lucas, que fará vestibular para Medicina.
No setor de esportes, o colégio também brilha. Além da piscina semi-olímpica, que será estreada na semana que vem, a quadra poliesportiva coberta é um atrativo à parte. Seu piso é próprio para que quedas de alunos não passem de arranhões.

- Este colégio me surpreendeu porque já estudei em escola particular e não era tão boa assim. A planta dela, o design é muito legal. A quadra é ótima e as salas também: todas têm ar condicionado - contou o morador de Bonsucesso Paulo Henrique Alves, do segundo ano.
 
- É a melhor escola da região, sem dúvida, incluindo as particulares. A estrutura é muito boa, e está tudo novinho - disse Luan Oliveira, de 16 anos, que mora no Complexo do Alemão.

O laboratório de Física, Química e Biologia tem todos os acessórios necessários para experimentos: de tubos de ensaio a medidores de corrente elétrica, de lupas e microscópios à réplica de um esqueleto humano. Uma das alunas mais antigas, a moradora de Olaria Jéssica de Freitas, de 17 anos, foi uma das voluntárias a ajudar na limpeza da escola, antes da inauguração.

- Aqui, sim, é um lugar com um ambiente apropriado para a gente estudar. Tudo é amplo, novo e funciona - opinou.

Satisfeita com a nova estrutura, a diretora Eurídice Francisco contou que ainda está fazendo alguns ajustes na rotina da unidade, para manter a limpeza, organização e o status de referência. Segundo ela, é importante lembrar aos alunos sempre como são privilegiados por estudar no local.

- A reação deles quando entraram pela primeira vez no prédio foi linda, dava para ver o brilho nos olhos. Com os recursos que temos agora, tenho certeza de que os resultados da escola em avaliações como o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão melhorar muito - afirmou.

Com três turnos, o C. E. Olga Benário Prestes conta com 26 salas de aula, auditório para cerca de 160 pessoas, uma biblioteca e laboratórios de Química, Biologia, Física e Informática, além de cozinha e refeitório. Composta por três blocos de quatro pavimentos, cada, e com uma área construída de 6,3 mil metros quadrados, o colégio recebeu cerca de R$ 10,9 milhões em investimentos. Abriga basicamente os alunos que já eram da unidade, quando funcionava em outro prédio, e alunos do Colégio Estadual Lélia González, que foram incorporados à nova casa.
 
17/02/2014 - 14:06h - Atualizado em 17/02/2014 - 14:27h
 » Isabel Kopschitz / Fotos: André Gomes de Melo

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Inscrições abertas para o Pronatec - Prazo termina no dia 04 de março

 

 
Começa nesta segunda-feira (10/02) o período de inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC FNDE/MEC, pelo site da Secretaria de Estado de Educação. Acesse o link http://aplicacoes.educacao.rj.gov.br/pronatec/inscricao. O prazo termina às 23 horas e 59 minutos do dia 04 de março.
 
No portal eletrônico, o aluno deverá preencher o requerimento, indicando o município, a instituição e o curso a que pretende concorrer. Após o cadastro, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição.
 
O cadastro não garante a vaga no curso pretendido, pois o candidato ainda passará por um processo classificatório. É imprescindível que o aluno tenha CPF próprio. O abandono do Ensino Médio implicará a perda da vaga do Curso Técnico.
 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Região do Complexo do Alemão ganha escola nova - C.E. Olga Benário Prestes

 


 
Unidade tem capacidade para mais de três mil alunos e conta com piscina semi-olímpica



Para os alunos e funcionários do C.E. Olga Benário Prestes, este dia 03 de fevereiro não marcou apenas a volta às aulas. A unidade, localizada em Bonsucesso, passou a funcionar em um prédio totalmente novo, vizinho ao antigo, com capacidade para mais de 3 mil alunos, 28 salas de aula, auditório, biblioteca, piscina semi-olímpica, ginásio, cozinha e refeitório, além de laboratórios de informática / multimídia, física e química. No total, foram investidos cerca de R$ 10 milhões em obras.
 
A inauguração contou com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão, e do secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.
 
 - Eu fico muito feliz de ver os alunos nesse astral. Vocês estudavam em um prédio que era alugado e agora vão poder utilizar a quadra, os laboratórios, o auditório e toda a estrutura que a escola oferece - disse o governador aos estudantes.
 
O secretário de Educação também revelou sua satisfação com a inauguração.
 
 - Eu fui criado aqui nesta região. E poder voltar como secretário, entregando uma escola como esta, é um presente. Eu jamais pensei em viver este momento. Espero que vocês aproveitem este prédio, que tem tudo o que uma escola pode oferecer. O nosso sonho se tornou realidade - disse Risolia.

A diretora-geral da escola, Eurídice Francisco, disse estar emocionada com a mudança.

- É uma renovação. É a certeza de que vamos poder oferecer um espaço melhor para nossos alunos, com os recursos de que eles precisam. O prédio novo ficou maravilhoso. Estava sonhando com este dia, em que finalmente vejo os estudantes entrando na escola nova - revelou Eurídice.
 
 Além disso, ela garantiu que todos na unidade estavam ansiosos pela reinauguração.
 
- Tenho que agradecer muito ao secretário Wilson Risolia. Todos na escola, desde os alunos aos professores, estão emocionados e orgulhosos por esta conquista - contou a diretora.
 
 Os alunos também revelaram estar mais motivados na nova escola.

- O prédio tem uma estrutura muito boa. As salas de aula são mais amplas, têm ar-condicionado, laboratórios e muito mais. Nunca imaginei ter tudo isso em uma escola pública - revelou Adailton Cardoso, da 2ª série do Ensino Médio.
 
 O alunos Renato Santos também é da mesma opinião.

- A gente tem quadra e piscina. Dá até mais vontade de estudar em uma escola assim - disse.
 » Alícia Barroso / Fotos: Marcia Costa

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

CE Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto - FOTOS

Fotos da Inauguração - 31/01/2014
 
Biblioteca

Diretora Regional Pedagógica, Elizângela Nascimento, Diretor Regional Administrativo, Alan Marques, Coordenadora de Gestão de Pessoas, Lígia Freitas.

Superintendente Pedagógica, Carla Bertânia, DRP Elizângela Nascimento e DRP Serrana I, Rita Mello 

Professores da Unidade

Professores da Unidade


Secretário Wilson Risolia

Aluno Francisco Souza e sua mãe Sra. Maria Jaqueline Souza


Secretário Wilson Risolia e professores da Unidade

Secretário Wilson Risolia, DRP Elizângela Nascimento, DRA Alan Marques, Coordenadora de Infra Estrutura da Metropolitana III Andrea Paulo e equipe Gestora da Unidade.

Superintendente Administrativa Luciana e Coordenador Financeiro da Metropolitana III Brian Kigler e membros da equipe da SUPAA/SEEDUC.