sexta-feira, 23 de maio de 2014

Inscrições abertas para o Processo Seletivo Interno - Diretor e Diretor Adjunto de Unidade Escolar; Coordenador Pedagógico; Orientador Educacional; Agente de Acompanhamento de Gestão Escolar

      
                                                                                  
Ofício DRP / REG / M III - Nº. 061 / 2014                              Rio de Janeiro, 23 de maio de 2014

Da: Diretoria Regional Pedagógica da Regional Metropolitana III, Professora Elizângela Lima

Para: Diretor(a) de Unidade Escolar

Assunto: Inscrições abertas para o Processo Seletivo Interno.

Prezado (a) Diretor(a)

Atendendo solicitação da Coordenação de Recrutamento e Seleção, vimos por meio deste informar que foi publicado hoje, dia 23/05/2014, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, páginas de 55 a 73, os editais para a realização dos Processos Seletivos Internos para as funções estratégicas de:

• Diretor e Diretor Adjunto de Unidade Escolar;
• Coordenador Pedagógico;
• Orientador Educacional;
• Agente de Acompanhamento de Gestão Escolar.

O Acompanhamento das seleções internas será através dos editais e cronogramas no site do CEPERJ.
As inscrições acontecem entre 23 de maio e 26 de junho, conforme link abaixo:


Estas seleções internas são compostas por 4 (quatro) etapas:

• Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório;
• Análise de Currículo e Experiência Profissional, de caráter classificatório e eliminatório;
• Avaliação de Perfil, de caráter eliminatório;
• Curso de Formação, de caráter eliminatório.

Os Processos Seletivos Internos objetivam dar acesso aos servidores da SEEDUC às funções estratégicas na área Pedagógica e estão pautados nos conceitos de isonomia, transparência e meritocracia, conforme disposto no Decreto 44.716/2014, que dá nova redação ao Decreto 44.281/2013.
            Segue o cronograma das 04 (quatro) seleções internas:

Atividades
Datas Previstas 2014
Período de Inscrições on-line
23/05 a 26/06
Impressão do Cartão de Confirmação de Inscrição para a Prova Objetiva
15/07
Aplicação da Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos e Apresentação dos Documentos para comprovação dos dados informados
20/07
Divulgação do Gabarito Preliminar da Prova Objetiva
21/07
Prazo para Interposição de Recursos
21/07 a 23/07
Divulgação do Resultado da Prova Objetiva e divulgação dos cartões resposta on-line
29/07
Prazo para Interposição de Recursos para Recontagem de Pontos
29 e 30/07
Divulgação do Resultado da Prova Objetiva após Recontagem de Pontos
05/08
Divulgação do Resultado Preliminar da Análise de Títulos e Experiência Profissional
05/08
Prazo para Interposição de Pedidos de Recontagem de Pontos face ao Resultado Preliminar da Análise de Currículo
05 e 06/08
Divulgação do Resultado Final da Análise de Títulos e Experiência Profissional e Convocação para Avaliação de Perfil
13/08
Avaliação de Perfil – Prova Situacional
16 e 17/08
Avaliação de Perfil – Entrevista Individual
16 e 17/08
Divulgação do Resultado da Avaliação do Perfil
21/08
Prazo para Interposição de Recurso da Avaliação de Perfil
21 e 22/08
Divulgação do Resultado Final da Avaliação de Perfil e Publicação do Resultado Final
28/08
Curso de Formação
Setembro/2014


As Provas Objetivas de Conhecimentos Específicos serão realizadas na data prevista no Cronograma, distribuídas pelos turnos da manhã e da tarde, por função, conforme quadro abaixo:

TURNOS
FUNÇÕES
MANHÃ
 Diretor de Unidade Escolar e Diretor Adjunto
 Orientador Educacional
TARDE
 Coordenador Pedagógico
 AAGE


Contamos com a colaboração de vocês na divulgação desta ação na Unidade Escolar.

Atenciosamente,
Elizângela Lima
Diretora Regional Pedagógica da Regional Metropolitana III
Matrícula 878.358-1
Ident. Funcional: 4180194-6



  

Regional Metropolitana III
Diretoria Regional Pedagógica
                                                                                                                   Tel./Fax.: (21) 2333 9638
                                                                                               Rua Henrique Scheid, 440 – 3º andar – Engenho de Dentro

 Rio de Janeiro – RJ -  CEP : 20770-060

segunda-feira, 19 de maio de 2014

SECRETÁRIO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO PORTAL INTRAGOV.RJ

SECRETÁRIO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO PORTAL INTRAGOV.RJ

 19/05/2014 - 12:31h - Atualizado em 19/05/2014 - 12:34h 
Ferramenta reúne informações sobre áreas estratégicas do Governo

O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, e o presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), Paulo Coelho, participaram, nesta segunda-feira (19/05), do lançamento do Portal Intragov.RJ. Nele, serão disponibilizadas informações gerenciais para a alta administração do Governo do Estado, proporcionando maior rapidez e precisão na tomada de decisão e no planejamento das políticas públicas. O evento ocorreu no auditório da Seeduc, no Santo Cristo.

Segundo Wilson Risolia, o portal será utilizado como ferramenta de gestão e permitirá maior eficiência no acompanhamento de informações estratégicas.

- Quando assumimos a Secretaria, em 2010, sentimos falta de uma política de governança. Não conheço no Brasil algo semelhante, que consolide em um único sistema diversas informações sobre as áreas estratégicas do Governo – disse o secretário.

O portal da Seeduc está sendo desenhado pelo Núcleo de Pesquisa e Governança da Secretaria, juntamente com a equipe do Proderj. Há dados sobre os seguintes temas: desempenho escolar, painéis (mapas e gráficos), boletim escolar, rede de ensino, infraestrutura, perfil socioeconômico dos alunos e governança.

O presidente do Proderj explicou que o portal Intragov é uma experiência baseada nos conceitos de Business Intelligence (BI). Além da Seeduc, a ferramenta conta com informações sobre as secretarias de Saúde, Segurança Pública, Assistência Social e Transporte.

- Nossa missão é buscar ferramentas de TI para auxiliar o dia a dia da administração do Governo do Estado e gestores das secretarias. É a primeira fase de um trabalho que ficará como legado para as próximas gestões – ressaltou Paulo Coelho.

O portal da Seeduc conta com informações sobre os principais indicadores e dados de desempenho escolar:

Nacionais

Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - indicador bianual, calculado usando como base a Prova Brasil e a Taxa de Aprovação (Inep).

Enem – Exame Nacional do Ensino Médio

Estaduais anuais

Saerj - Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro - anual (final do ano letivo).

Iderj - Índice de Qualidade Escolar, anual, calculado a partir do IF - Indicador de Fluxo Escolar (taxa de aprovação) x ID – Indicador de Desempenho.

Estaduais Bimestrais

Saerjinho - 3 primeiros bimestres

Iderjinho - 3 primeiros bimestres

quarta-feira, 14 de maio de 2014

MOBILIDADE INTERNA - Unidades Escolares do Programa Dupla Escola

MOBILIDADE INTERNA

 14/05/2014 - 09:14h - Atualizado em 14/05/2014 - 09:21h 
Corpo Docente nas Unidades Escolares do Programa Dupla Escola

O Programa Dupla Escola tem como objetivo transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade para o aluno, onde ele entenda que o investimento nos estudos é importante para o seu futuro.
Dupla Escola significa duas vezes escola: jornada dupla. E, para manter um adolescente na escola em tempo integral, é importante que o espaço seja atrativo. Assim, é necessário que a política de educação entenda o que o jovem quer e atenda aos seus anseios.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A Mobilidade Interna constará de 4 (quatro) etapas, a saber:
Etapa I: Inscrições.
Etapa II: Análise de Currículo, de caráter eliminatório.
Etapa III: Confirmação de Cadastro, de caráter eliminatório.
Etapa IV: Entrevista, de caráter eliminatório.

2. LOCAL DE TRABALHO
 

REGIONAL
UNIDADE ESCOLAR
Metropolitana I
CIEP 117 Carlos Drummond Andrade Brasil-EUA
Metropolitana II
C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz
Metropolitana III
C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto
Metropolitana VI
C.E. José Leite Lopes - NAVE
Baixadas Litorâneas
CIEP 449 Gov. Leonel de Moura Brizola Brasil-França
Serrana I
C.E. Barão de Langsdorff
C.E. Dom Pedro II
Serrana II
CEFFA Rei Alberto I



3. CORPO DOCENTE

3.1. FORMAÇÃO ACADÊMICA
• Licenciatura Plena na área de conhecimento para os professores da base nacional comum.

3.2. REQUISITOS
• Professor Regente, na Rede Estadual de Ensino;
• Possuir 3 (três) anos de efetivo exercício na SEEDUC, no mínimo, exceto para os servidores lotados na Diretoria Regional da Unidade Escolar de interesse;
• Disponibilidade de horário para regência, estudo e pesquisa;
• A carga horária para o exercício da função de professor dessa unidade será de até 30 horas semanais distribuídos em 4 dias, compreendendo carga horária de efetiva regência e de dedicação ao projeto.
• Entende-se como dedicação ao projeto a realização de atividades diversas, que possuam pertinência com o projeto pedagógico da unidade podendo incluir o desenvolvimento de projetos com o corpo discente, desenvolvimento de atividades interdisciplinares de natureza diversa, extensão de tempos em sala de aula, construção e participação em atividades colaborativas com as equipes docente, discente, diretiva e técnico-pedagógica; participação em atividades de formação, dentre outras, igualmente correlatas;
• Conhecer o documento Base do MEC sobre Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica, sobre o Ensino Médio Inovador, bem como o sistema de avaliação SAERJ/SAERJINHO.

3.3. DESCRIÇÃO DA ATUAÇÃO E ATRIBUIÇÃO
• Atuar como mediador de processo ensino-aprendizagem, planejando suas atividades de forma integrada, garantindo a integração dos componentes curriculares da Base nacional Comum, entre si, e com as disciplinas da Parte Específica, servindo o Currículo Mínimo como referência a ser seguida conforme a prioridade do planejamento integrado de atividades pedagógicas;
• Planejar e ministrar aulas na disciplina de ingresso;
• Analisar dados referentes à aprovação, recuperação e evasão de alunos;
• Participar da elaboração e avaliação de propostas curriculares;
• Participar da escolha de materiais didáticos;
• Participar de estudos e pesquisas na sua área de atuação;
• Participar da promoção e coordenação de reunião, encontros, seminários, cursos, eventos da área educacional e correlata;
• Participar da elaboração e gestão da proposta pedagógica da escola em uma ação coletiva com os demais segmentos;
• Participar da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos;
• Apresentar uma postura interdisciplinar com foco na aprendizagem do aluno num conceito de conteúdo ampliado;
• Supervisionar a utilização de equipamentos de laboratórios e salas – ambiente.
• Produzir e publicar textos pedagógicos;
• Desenvolver o pensamento crítico e criativo, autonomia de produção;
• Adquirir, avaliar e transmitir informações;
• Compreender os princípios das tecnologias e suas relações integradas;
• Utilizar-se das Linguagens e ferramentas ou recursos tecnológicas como meio de expressão comunicação.

3.4. JORNADA DE TRABALHO
• Matrícula de 16 horas: 12 tempos de efetiva regência, 4h de planejamento integrado e 14h de dedicação ao projeto.
• Matrícula de 30 horas: 12 tempos de efetiva regência, 10h de planejamento (sendo 4h de integrado em um único dia comum a todos os professores) e 8h de dedicação ao projeto.
Entende-se como dedicação ao projeto a realização de atividades diversas, que possuam pertinência com o projeto pedagógico da unidade podendo incluir o desenvolvimento de projetos com o corpo discente, desenvolvimento de atividades interdisciplinares de natureza diversa, extensão de tempos em sala de aula, construção e participação em atividades colaborativas com as equipes docente, discente, diretiva e técnico-pedagógica, participação em atividades de formação, dentre outras igualmente correlatas.

4. VAGAS DISPONÍVEIS

QUADRO DE VAGAS PARA INICIO IMEDIATO E BANCO DE HABILITADOS
 
REGIONAL
UNIDADE ESCOLAR
DISCIPLINA
INÍCIO IMEDIATO
BANCO DE HABILITADOS
 
 
Metropolitana I
CIEP 117 Carlos Drummond Andrade Brasil-EUA¹
LÍNGUA PORTUGUESA*
1
4
 
LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS**
1
4
 
BIOLOGIA***
0
2
 
Metropolitana II
C.E. Comendador Valentim dos S. Diniz
ENSINO RELIGIOSO
1
1
 
Metropolitana III
C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto²
LÍNGUA PORTUGUESA*
1
3
 
LÍNGUA ESTRANGEIRA - ESPANHOL**
0
3
 
Metropolitana VI
C.E. José Leite Lopes - NAVE
LÍNGUA PORTUGUESA
1
1
 
BIOLOGIA
1
1
 
MATEMÁTICA
1
1
 
FILOSOFIA
1
1
 
QUÍMICA
1
1
 
REDAÇÃO
1
1
 
Baixadas Litorâneas
CIEP 449 Gov. Leonel de Moura Brizola Brasil-França³
MATEMÁTICA
1
1
 
PRODUÇÃO TEXTUAL
1
1
 
LÍNGUA PORTUGUESA
0
3
 
LÍNGUA ESTRANGEIRA - FRANCÊS*
0
3
 
BIOLOGIA*
1
2
 
ATELIÊ CIENTÍFICO (Habilitação em Biologia)*
1
1
 
PROJETO VIDA E CULTURA (Habilitação desejável em Artes)*
1
1
 
NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO (Habilitação em Francês)**
1
1
 
Serrana I
C.E. Barão de Langsdorff
FÍSICA
1
1
 
LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA
1
1
 
GEOGRAFIA
1
1
 
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
2
1
 
C.E. Dom Pedro II
ARTE
1
1
 
EDUCAÇÃO FÍSICA
1
1
 
FÍSICA
1
1
 
GEOGRAFIA
1
1
 
LÍNGUA ESTRANGEIRA - ESPANHOL
2
1
 
PRODUÇÃO TEXTUAL
1
1
 
SOCIOLOGIA
1
1
 
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
5
1
 
ENSINO RELIGIOSO
1
1
 
OFICINA DE VÍDEO
1
1
 
Serrana II
CEFFA Rei Alberto I
LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS
1
1
 
IRRIGAÇÃO E DRENAGEM
1
1
 
PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
1
1
 

Obs. 1:

CIEP 117 Carlos Drummond Andrade Brasil-EUA¹
* Habilitação em Letras: Português-Inglês;
* Nível Intermediate High de proficiência em Língua Inglesa;
** Nível Novice Low de proficiência em Língua Inglesa.
Conforme quadro do ACTFL Proficiency Guidelines 2012, Anexo I.

C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto²
* Habilitação em Letras: Português-Espanhol;
** Nível C1 de proficiência em Língua Espanhola.
Conforme quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, Anexo II.

CIEP 449 Gov. Leonel de Moura Brizola Brasil-França³
* Nível A2 de proficiência em Língua Francesa;
** Nível C1 de proficiência em Língua Francesa.
Conforme quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, Anexo II;

Obs. 2: A comprovação do nível de proficiência na língua estrangeira será feita no dia da entrevista, sendo possível que o candidato seja submetido a uma entrevista em inglês, espanhol ou inglês, conforme a exigência dessa Mobilidade Interna.
 
Obs. 3: O candidato aprovado para o Banco de Habilitados poderá ser convocado a qualquer tempo para curso de formação e/ou para o exercício de suas atividades docentes.
 
Obs. 4: Os docentes selecionados para as disciplinas de NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO, ATELIÊ CIENTÍFICO e PROJETO DE VIDA E CULTURA, poderão ser alocados nas disciplinas da habilitação original, considerada a prioridade na execução da proposta pedagógica.

5. HABILIDADES E ATITUDES INSTITUCIONAIS NECESSÁRIAS PARA ATUAÇÃO NO CORPO DOCENTE NAS UNIDADES DO PROGRAMA DUPLA ESCOLA

• Capacidade de liderança
• Planejamento, organização e controle
• Percepção acurada para números
• Capacidade de análise e de síntese
• Tolerância à pressão
• Fluência verbal e escrita
• Proatividade e iniciativa
• Criatividade e inovação
• Atenção concentrada e difusa
• Habilidade de negociação
• Habilidade de articulação
• Comprometimento
• Discrição, postura profissional e ética
• Visão integrada dos processos

6. CRONOGRAMA
 
Etapas
Prazos
Período para envio dos currículos e fichas de inscrição
14/05 a 02/06
Período para análise dos currículos e fichas de inscrição
16/05 a 04/06
Confirmação de Cadastro (procedimento Interno)
16/05 a 04/06
Convocação para Entrevista
06/06
Período para realização das Entrevistas
10/06 a 13/06
Divulgação do Resultado Final
17/06
Movimentação de Pessoal até 16h  
23/06 a 25/06

7. INSCRIÇÃO

Os candidatos interessados em participar desta seleção interna deverão, impreterivelmente, até às 23h59min do dia 02/06/2014, enviar e-mail para: processoseletivo@educacao.rj.gov.br, com o assunto: MOBILIDADE INTERNA PARA O CORPO DOCENTE DAS UNIDADES DO PROGRAMA DUPLA ESCOLA, e a seguinte documentação em anexo:

• Ficha Cadastral totalmente preenchida (faça o download dessa ficha, preencha, salve e anexe no e-mail);
• Currículo atualizado, relatando sua vida funcional na SEEDUC e demais atividades correlatas;

Obs.: A omissão nas informações acima implicará na exclusão da participação.
 
Não esquecer de preencher e enviar a ficha cadastral com os itens: nome, matrícula(s), unidade de lotação, cargo efetivo, disciplina de ingresso, disciplina de atuação (quando for o caso), data de admissão, área de interesse e o motivo da participação na mobilidade.
 
A omissão nas informações acima implicará na exclusão da participação.
 
Não serão aceitos o envio de quaisquer documentos fora do prazo estipulado.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

• Os servidores selecionados serão lotados na Unidade Escolar para a qual for aprovado.
• Se detentor de 02 (duas) matrículas, o servidor deverá informar, no ato da inscrição, a 2ª matrícula, com preenchimento obrigatório do campo destinado a esse registro, informando inclusive, a data de admissão.
• Os servidores que se encontram em Estágio Probatório não poderão participar da seleção interna, exceto os servidores que se inscrevam para Unidade Escolar da mesma Diretoria Regional de lotação.
• Esclarecemos que não é assegurada ao servidor a acumulação da segunda matrícula na função pretendida nesta mobilidade. Desta forma, para concentrar as duas matrículas na função, o mesmo deverá autuar processo com essa finalidade, o que será objeto de análise por parte da Superintendência de Administração de Pessoas – SUPAP.
- Cabe esclarecer que se na 2° matrícula o servidor se encontrar em Estágio Probatório, não poderá ultrapassar o somatório da carga horária de 65 horas semanais.
- Desde que o somatório da carga horária não exceda 65 horas semanais, o servidor poderá prosseguir na seleção interna desde que tenha disponibilidade de horário e se comprometa a cumprir o Estágio Probatório da 2° matrícula, através de uma declaração.
- A análise do pedido de acumulação da 2º matrícula considerará a existência de carência na disciplina de ingresso, na Diretoria Regional de lotação.
• Esclarecemos que é responsabilidade do candidato o acompanhamento das etapas previstas nesta seleção interna.
• Serão divulgadas na etapa de entrevistas as informações concernentes ao curso de formação dos servidores.
• Os resultados serão disponibilizados no site da SEEDUC, conforme previsto no cronograma.
• Movimentação de Servidor ocorrerá no período informado e caso seja considerado apto na etapa anterior, da seguinte maneira:
- Movimentação entre Unidades Escolares de uma mesma Regional: O servidor aprovado na Mobilidade Interna deverá se dirigir ao Agente de Pessoal de sua área de lotação, para obter a Declaração de Frequência, atualizada, para apresentação ao Coordenador de Gestão de Pessoas da Regional de lotação e ao Agente de Pessoal responsável pela nova área de atuação.
- Movimentação entre Unidades Escolares de Regionais diferentes: O servidor aprovado na Mobilidade Interna deverá se dirigir à Diretoria de Movimentação e Cadastro de Pessoas (DRMP) na Sede da Seeduc – Avenida Professor Pereira Reis, n° 119 – 1º andar - Santo Cristo – RJ, levando consigo a Declaração de Frequência, atualizada, da unidade de origem.
• Os servidores que encontrarem dificuldade na utilização do e-mail institucional deverão entrar em contato com o Suporte, através do telefone 08006452847.
• Informamos que o uso do e-mail institucional é obrigatório nas ações da Secretaria.
• Todas as dúvidas deverão ser dirimidas junto à Central de Relacionamento, através do link no site da SEEDUC.