sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Rio 450 Anos

RIO 450 ANOS - ALUNOS E EDUCADORES SE ORGANIZAM PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO

 27/02/2015 - 17:11h - Atualizado em 27/02/2015 - 17:11h 
Pesquisas, exposições, debates e apresentações para festejar a data

No dia 01 de março de 2015, a cidade do Rio de Janeiro comemorará 450 anos de sua fundação. Os cariocas estão em festa e os alunos da rede estadual de ensino das unidades situadas na capital já se preparam para celebrar o aniversário com muita criatividade.
 
Projetos diversos reunirão alunos, professores, diretores e comunidades para falar da história do município, sua geografia, sua cultura e seus habitantes. Será uma nova oportunidade para trocar ideias e promover pesquisas e debates sobre os espaços da cidade, suas principais atividades produtivas e seus pontos turísticos. Enfim, trazer para a sala de aula a história de uma cidade que foi capital do país por quase dois séculos, palco de grandes acontecimentos políticos e culturais do país e que hoje é uma dos lugares mais famosos do mundo e referência turística no país.
 
Professores de várias disciplinas vão orientar os alunos na produção de atividades interdisciplinares para falar da evolução histórica e cultural do município, seus movimentos literários, a evolução dos costumes, as principais atividades esportivas, a urbanização, além das manifestações artísticas, como dança e música.
 
Desses estudos, surgirão maquetes, poesias, encenações teatrais, feiras de ciência, concursos literários, apresentações musicais, exposição de registros fotográficos dos bairros e monumentos da cidade, campanhas sobre a preservação da cidade, meio ambiente e saúde.
 
Tudo para mostrar e valorizar os acontecimentos histórico-culturais da vida carioca, promovendo a conscientização de toda a comunidade escolar em prol do conhecimento e da qualidade de vida da população.
 
E para dar visibilidade a todo esse exercício de cultura e cidadania, a partir de hoje, vamos registrar aqui o resultado desses projetos. Afinal, é um privilégio para cidade do Rio de Janeiro que um dos mais bonitos cartões postais do mundo comemore 450 anos contando com a parceria de alunos talentosos e docentes dedicados da nossa rede estadual de ensino para animar a festa.

Parabéns Rio, parabéns professores e alunos da rede estadual de ensino pela iniciativa!

 
Na foto, alunas do curso de formação de professores do Colégio Estadual Professor José Accioli, em Marechal Hermes, com a escultura produzida durante uma das atividades do projeto Rio 450 Anos. O trabalho contou com a orientação do  professor de Artes José Antonio Alves da Penha e da coordenadora pedagógica Maria Cláudia Chantre Costa.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

INÍCIO DO ANO LETIVO - REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO 2015

INÍCIO DO ANO LETIVO

 02/02/2015 - 09:46h - Atualizado em 02/02/2015 - 09:49h 
Semana de Planejamento Pedagógico

Diretores e professores iniciam hoje (02/02), o ano letivo e a Semana de Planejamento Pedagógico! Esta etapa é essencial para organizar e nortear as ações para 2015. Entre elas, estão a construção/atualização do PPP de sua unidade escolar e a integração entre as áreas.

Abaixo, estão as orientações para que sejam acessadas e debatidas junto ao corpo docente e à equipe de assessoramento pedagógico. São elas:

SOLICITAÇÃO DE GRATUIDADE NO TRANSPORTE ESCOLAR

SOLICITAÇÃO DE GRATUIDADE NO TRANSPORTE ESCOLAR

 02/02/2015 - 08:35h - Atualizado em 02/02/2015 - 08:35h 
Alunos devem solicitar gratuidade na direção da escola e autenticar no site da Riocard

Os estudantes da rede estadual de ensino que estão solicitando pela primeira vez a gratuidade no transporte escolar – trajeto residência/escola/residência – devem solicitar o benefício procurando primeiramente a direção da unidade escolar onde estão matriculados e, em seguida, acessar o site do Riocard (www.riocard.com) para autenticação de seus dados.

No site, o estudante deverá informar o número da matrícula, nome completo, data de nascimento e o nome completo da mãe. Caso tenha foto digitalizada, poderá inserir. A partir desses dois procedimentos, o aluno receberá o cartão em sua unidade escolar, após 12 dias úteis.

Caso o aluno necessite da 2ª via do cartão, por motivo de perda, danificação, furto ou roubo, deverá solicitar diretamente no site do Riocard e efetuar o pagamento da taxa.

Em caso de transferência de unidade escolar, o aluno deve garantir a manutenção do seu número de matrícula na escola de destino.