quarta-feira, 27 de maio de 2015

ENEM 2015

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

 19/05/2015 - 14:46h - Atualizado em 19/05/2015 - 14:46h 
Inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira (25/05)

Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever, de 25 de maio até as 23h59 do dia 05 de junho, exclusivamente pela internet no link http://enem.inep.gov.br/participante. As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro.

O Exame será constituído de uma redação em Língua Portuguesa e de quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia de aplicação do exame, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 63,00. Os estudantes das redes públicas que estão cursando o último ano do Ensino Médio estão automaticamente isentos.

Sobre o ENEM

A nota do Enem é usada como critério de acesso à Educação Superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do Ensino Médio por meio do Enem (basta informar no ato da inscrição).  

MATRÍCULA FÁCIL - EJA 2015 II - período de 21/07/2015 a 26/07/2015

TIRE SUAS DÚVIDAS - MATRÍCULA FÁCIL - EJA 2015 II

 20/05/2015 - 14:52h - Atualizado em 20/05/2015 - 14:52h 

ATENÇÃO: Anote o número de sua inscrição para futuras consultas.


Para quem é destinada a inscrição?

● Módulos I, II, III e IV do Ensino Médio da Nova Educação de Jovens e Adultos – Nova EJA - candidatos com 18 anos completos ou a completar até dia 31/07/2015;

Se quiser saber mais sobre o Ensino Médio da Nova Educação de Jovens e Adultos, clique aqui:


● Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos – EJA – candidatos com 15 anos completos ou a completar até dia 31/07/2015;

Quando será o período de inscrição pela Internet?

Acontecerá no período de 21/07/2015 a 26/07/2015.

Caso perca esse período como devo proceder?

Procurar a escola de seu interesse a partir do dia 04/08/2015, quando deverá efetuar sua matrícula de acordo com a disponibilidade de vagas.

Quantas unidades escolares posso escolher na pré-matrícula?

O candidato poderá selecionar somente 01 unidade escolar.

É importante frisar que somente as escolas com vagas disponíveis estarão presentes no site de matrícula.

A inscrição na internet garante minha vaga para o 2º semestre de 2015?

Não. Sua vaga somente estará garantida após a confirmação da matrícula na unidade escolar, mediante apresentação da documentação necessária, que ocorrerá no período de 29/07/2015 a 31/07/2015.

Caso perca o período de confirmação como devo proceder?

A partir do dia 04/08/2015 você deverá dirigir-se à Unidade Escolar de seu interesse, para verificar a disponibilidade de vagas e realizar sua matrícula.

Como devo proceder, caso já tenha realizado minha inscrição na internet e por algum motivo queira modificar minha opção de unidade escolar?

Você deverá solicitar, através da Central de Atendimento (21 2380 9160, de 08:00 às 19:00h), no período de 21 a 24/07/2015 o cancelamento de sua matrícula, e em seguida retornar ao sitewww.matriculafacil.rj.gov.br para realizar uma nova inscrição, incluindo a escola desejada.

Contudo, informamos que nos dias 25 e 26/07/2015 (final de semana) não será possível o cancelamento das matrículas. Neste caso existirão duas alternativas:

1. Confirmar sua inscrição na unidade escolar selecionada – no período 29 a 31/07/2015, e em seguida solicitar transferência para outra unidade escolar de sua preferência, desde que haja vaga disponível na mesma;

2. Não confirmar sua inscrição na unidade escolar selecionada – no período 29 a 31/07/2015 – e, a partir do dia 04/08/2015, dirigir-se diretamente à unidade escolar de sua preferência para efetuar a matrícula, desde que haja vaga disponível na mesma.

3. Sendo eu candidato menor de idade, quem poderá ser considerado como meu responsável, no ato da confirmação de matrícula na unidade escolar selecionada?

Serão considerados como responsáveis pelo menor: pai, mãe, avós, tios, irmãos maiores de idade ou portador de documentação oficial de guarda.

NOTA: Para o caso da impossibilidade de comparecimento do responsável legal pelo menor no momento da confirmação de matrícula, deverá ser preenchida procuração (link) outorgando essa função específica à pessoa maior de idade.

Municípios que ofertam as Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos:

Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Cantagalo, Itaboraí, Itaperuna, Macuco, Mendes, Miguel Pereira, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paty de Alferes, Queimados, Rio Claro, Rio das Ostras, São Fidelis, São João de Meriti, São Pedro da Aldeia, Tanguá e São Gonçalo.

Municípios que ofertam as Fases VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos:

Cachoeiras de Macacu, Campos dos Goytacazes, Itaguaí, Maricá, Paraíba do Sul e Resende.

Municípios que ofertam apenas a Fase IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos:

Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, Nilópolis, Rio Bonito, Seropédica e Três Rios.

Municípios que não ofertam mais o Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos:

Angra do Reis, Aperibé, Araruama, Areal, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Carapebus, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Italva, Itaocara, Itatiaia, Japeri, Laje do Muriaé, Macaé, Magé, Mangaratiba, Mesquita, Miracema, Natividade, Paracambi, Paraty, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Porciúncula, Porto Real, Quatis, Quissamã, Rio de Janeiro, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, Santo Antonio de Pádua, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Saquarema, Silva Jardim, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Morais, Valença, Varre-Sai, Vassouras e Volta Redonda.

Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida nas questões acima, entre em contato com a Central de Atendimento através do telefone (21) 2380-9160, de 08 às 19 horas.

Alunos da rede estadual tem mais uma ferramenta para se preparar para o Enem

PROJETO #PARTIUUNIVERSIDADE

 26/05/2015 - 13:14h - Atualizado em 26/05/2015 - 13:14h 
Aluno da rede tem mais uma ferramenta para se preparar para o Enem

Alunos da rede estadual já têm mais um aliado nos preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto #PartiuUniversidade é um guia para o estudante que deseja ingressar no Ensino Superior.

As escolas estaduais já estão sendo orientadas a trabalhar o projeto com os jovens vestibulandos. A proposta é que o aluno encontre mais informações sobre o Enem e receba dicas de estudos para se preparar para as provas, com a ajuda do corpo pedagógico da unidade escolar onde estuda. A cada etapa, a Superintendência Pedagógica fornecerá lembretes, informações e recursos para oportunizar a concretização do projeto nas unidades escolares.

O candidato do Enem terá a oportunidade de participar de grupos de estudos no colégio. Serão disponibilizadas questões de vestibulares e concursos públicos de edições anteriores. A intenção é que, em cada etapa deste roteiro, a unidade escolar se mobilize e some forças na realização das atividades propostas.

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 24 e 25 de outubro deste ano e conta com quatro provas objetivas, de 45 questões múltiplas escolhas cada, e uma redação em Língua Portuguesa.

A taxa deste ano é de R$ 63,00, mas os estudantes das redes públicas que estão cursando o último ano do Ensino Médio estão automaticamente isentos.

A nota do ENEM é usada como critério para acesso ao Ensino Superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde são oferecidas vagas em 115 instituições públicas, e para o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos integrais parciais em cursos de graduação nas instituições de ensino superior privadas.

As inscrições terminam no dia 05 de junho. Para participar, o aluno deve acessar o endereço eletrônico www.inep.gov.br/participantes. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Mais informações podem ser obtidas no portal ou junto à direção da unidade escolar.
 

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Vagas de Estágio - HOSPITAL FEDERAL DE BONSUCESSO

HOSPITAL FEDERAL DE BONSUCESSO

 18/05/2015 - 14:27h - Atualizado em 18/05/2015 - 14:27h 
Alunos do Ensino Médio podem concorrer a vagas de estágio

A Secretaria de Estado de Educação informa que está aberto o processo seletivo para o Programa de Estágio, não obrigatório, no Hospital Federal de Bonsucesso para estudantes de nível médio (2ª ou 3ª séries). São 30 vagas de preenchimento imediato para atuação em diversos setores do hospital. As vagas disponíveis são somente para os alunos que estudam nos turnos vespertino ou noturno.

As inscrições começaram no dia 18/05 e seguem até o dia 28/05, exclusivamente através do e-mail estagio@hfb.rj.saude.gov.br. Os candidatos devem informar no assunto do email “ESTÁGIO – NÍVEL MÉDIO” e incluir no corpo o nome completo, idade, instituição de ensino, turno do dia em que estuda, ano de escolaridade, telefones celular e residencial e e-mail pessoal.

O processo seletivo será composto por duas etapas: a primeira, composta de prova objetiva e redação. Já a segunda fase será uma entrevista com a coordenação do Programa de Estágio Supervisionado e com o supervisor do setor em que o estagiário será lotado. A prova da 1ª etapa será aplicada no dia 02/06/2015 e terá a duração de três horas.

As bolsas oferecidas são de R$ 290,00 para a carga horária de 6h/dia ou 30h/semanais, e de R$ 203,00 para a carga horária de 4h/dia ou 20h/semanais, mais o auxílio-transporte de R$ 6,00 por dia.

Para mais informações, o aluno deve entrar em contato com a direção do colégio onde estuda ou com a Diretoria Regional mais próxima. 

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Feliz Dia das Mães - 2015


'MULHER FAZ A DIFERENÇA' NA SEEDUC

'MULHER FAZ A DIFERENÇA' NA SEEDUC

 06/05/2015 - 17:39h - Atualizado em 06/05/2015 - 17:39h
 » Maria Luísa Bteshe / Fotos: Marcia Costa
Evento tem como tema: "Mulher: qual é a sua arte?"

Nesta quarta-feira (06/05), aconteceu no auditório da Seeduc, a 3ª edição da Mostra de Arte do Projeto “Mulher que faz a diferença”, na sede da Seeduc, em Santo Cristo. O tema de 2015 foi: “Mulher: qual é a sua arte?”.

O evento, organizado Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional da Seeduc, teve como objetivo comemorar o Dia internacional da Mulher, valorizar a presença da mulher no ambiente de trabalho, bem como, oportunizar a expressão artística da mulher da rede estadual de ensino, contou com a presença de servidoras da sede, Diretorias Regionais, Diesp e unidades escolares.

Representando o secretário Antônio Neto, a superintendente pedagógica, Carla Bertânia, deu boas-vindas aos participantes e destacou o trabalho da mulher.

- A arte desenvolvida pela mulher não está apenas nos trabalhos aqui expostos. A arte está também em suas ações rotineiras, suas batalhas e conquistas. É com orgulho que recebemos a todas - frisou.

O tema de 2015 foi: “Mulher: qual é a sua arte?”. Os trabalhos que competiram para a mostra incluíram as modalidades de artes cênicas - teatro, canto, dança, circo, comédia – e artes visuais - pintura, desenho, gravura, fotografia, cinema, escultura, instalação, arquitetura, montagem de novela, web design, moda, decoração e paisagismo.

Uma das premiadas, a professora Denise Vieira Ferreira, do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, em Duque de Caxias, e C.E. Cuba, no Rio de Janeiro (Ilha do Governador), expôs suas aquarelas que lembravam sua infância.

- O tema de minhas obras sempre se relacionam a brinquedos e brincadeiras infantis. Tudo com o que brinquei me serve de inspiração.

A professora Patricia Pedrosa, do CE Rui Barbosa, em Petrópolis, apresentou trabalhos em pastel seco e carvão.

- Desde criança, tive paixão pelo desenho e, após cursar a Escola de Belas Artes da UFRJ, me tornei professora. Sempre lembro aos meus alunos que a arte é uma forma de conhecimento de linguagem universal. Qualquer que seja a profissão que escolherem, a arte sempre os enriquecerá.

Aleir Nunes Costa, professora do C.E. Profª Clarice Coelho Moreira Caldas, em Araruama, apresentou artesanato feito com pneus.

- A necessidade de fazer uma horta em nossa escola me motivou a desenvolver este tipo de artesanato. Hoje, fazemos vasos de plantas, com vários formatos, e estamos sempre procurando novas utilidades para esse material - disse.

Ainda foram selecionados para a mostra os seguintes trabalhos:

- Adriana Cerqueira Pereira – C.E. Cora Coralina – (Metropolitana IV) – Modalidade: Desenho
- Ana Maria Gonçalves Guimarães - Ciep 224 - Tarso de Castro (Metropolitana IV) - Modalidade: Cerâmica
- Cecilia Guimarães Mortágua – C.E. André Maurois (Metropolitana VI) - Modalidade: Foto quadro
- Claudia Maria Azevedo de Vasconcellos - Instituto de Educação Carlos Pasquale (Metropolitana I) - Modalidade: Projeto Jovens Autores
- Cristiane Brandão - C.E. Cora Coralina (Metropolitana IV) - Modalidade: Artesanato
- Djailma Mendes Tixa - C.E. Zuleika Raposo Valladares (Baixadas Litorâneas) - Modalidade: Fotografia
- Edwiges Ferreira - Diretoria de Articulação Curricular (Sede da Seeduc) - Modalidade: Contação de História
- Elvira Marques - Coordenação de Gestão e Integração da Rede (Diretoria Regional Médio Paraíba) - Modalidade: Fotografia
- Fernanda Cavalcanti de Mello - Diretoria de Prestação de Contas (Sede da Seeduc) - Modalidade: Arte Coletiva sorrisos e segredos
- Joziane do Espírito Santo Harris – C.E. dos Lírios (Metropolitana I) - Modalidade: Pintura
- Marcia Ribeiro Joviano – C.E. Professora Sandra Maria Santos de Sousa (Metropolitana VII) - Modalidade: Chuva de Letras
- Maria Lopes - Ciep 303 Ayrton Senna (Metropolitana VI) – Modalidade: Fotografia
- Michelle Coelho de Oliveira - Centro de Educação de Jovens e Adultos – Ceja – (Metropolitana V) - Modalidade: Colagem com papeis, cores e formas geométricas.
- Norma Sueli Curty dos Santos - Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional (Sede da Seeduc) - Modalidade: Pintura
- Sheila Karla Azevedo Paniagua - C.E. Almirante Álvaro Alberto (Médio Paraíba) - Modalidade: Óleo sobre tela
- Silvia Victoria Coutinho Henriques de Lima Galvão - Coordenação de Gestão de Pessoas (Médio Paraíba) - Modalidade: Tecladista / Crochê

Além da exposição de arte, várias palestras e apresentações aconteceram no auditório da sede, divididas em três painéis: Mulher em Situação de Vulnerabilidade, Espaço Mulher e Qualidade de Vida da Mulher. Participaram: Aline Thuller (Caritás), Miguel Mesquita (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos - SEASDH), Marisa Chaves (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/CEDIM), Andréa Callegário (CE Evandro João da Silva), Ivanildes Pereira da Silva (Aldeia Indígena Guarani Itaxim), Kathyla Katheryne (CEDIM) e Sandra Rabello de Frias (Centro Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa /CEDEPI).

Prorrogado prazo de Lançamento de Notas para Professor - 1º bimestre 2015

A Superintendência de Gestão das Regionais Pedagógicas informa que o prazo da campanha de Lançamento de Notas — 1º bimestre 2015 foi prorrogado para o Professor.
O sistema Docente Online estará disponível  até o próximo domingo, 10 de maio, às 23h59.
A tela de declaração de cumprimento do Currículo Mínimo para que o docente efetue lançamentos, complementações e alterações, conforme Resolução Nº 4.866, de 14 de fevereiro de 2013, também continua liberada.

CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL

CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL

 07/05/2015 - 09:57h - Atualizado em 07/05/2015 - 09:57h 
Inscrições para a 8ª edição terminam no dia 21 de agosto

Estudantes da rede interessados em participar do 8º Concurso de Redação do Senado Federal podem se inscrever, até o dia 21 de agosto, no sitehttp://www12.senado.gov.br/jovemsenador/inicio. O concurso propõe a elaboração de um texto dissertativo, sobre o tema: “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.

Na primeira etapa, cada unidade escolar selecionará, entre as turmas dos anos contemplados, uma redação, manuscrita pelo próprio autor, na folha com a logomarca do Concurso de Redação do Senado Federal, e encaminhará, junto com a ficha de inscrição do aluno, à Secretaria de Estado de Educação, através dos Correios.

Para participar, o estudante deve ter entre 16 e 19 anos completos até o dia 30 de setembro de 2015 e estar regularmente matriculado em escolas públicas.

Os 27 estudantes finalistas na equipe nacional do concurso, como parte da premiação, serão automaticamente selecionados para participar da edição anual do Projeto Jovem Senador e receberão um microcomputador portátil, certificado de classificação no concurso e medalha. As redações desses estudantes ainda serão publicadas num livreto.

Todos os estudantes finalistas, um de cada unidade da Federação, serão convidados a viajar para Brasília com as despesas de transporte aéreo, traslados em Brasília, hospedagem e alimentação pagas pelo Senado Federal, a fim de participar do Projeto Jovem Senador, observadas as seguintes disposições:

O estudante classificado em primeiro lugar na etapa nacional viajará acompanhado de um responsável legal, se menor de 18 anos, e do Secretário de Educação de sua unidade da Federação, do Coordenador da respectiva Secretaria, do Diretor da sua escola e de um Professor.

Os demais alunos finalistas, se menores de 18 anos, viajarão acompanhados dos respectivos responsáveis legais.
Para a viagem, é imprescindível que o finalista e o responsável legal apresentem documento de identidade original com foto.

Para mais informações e acesso à ficha de inscrição, folha de redação e regulamento, acesse o link http://www12.senado.gov.br/jovemsenador/jovem-senador/inscricao, ou ligue no telefone 21 2380-9356. 

SELEÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS

SEEDUC PUBLICA RESOLUÇÃO SOBRE CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS

 06/05/2015 - 11:54h - Atualizado em 06/05/2015 - 11:54h 
Inscrições podem ser realizadas ao longo deste ano letivo

Foi publicada, no Diário Oficial desta quarta-feira (06/05), a resolução referente aos procedimentos a serem adotados pela Secretaria de Estado de Educação na contratação temporária de professores este ano. A pasta está autorizada a contratar até 2.105 docentes (caso haja necessidade), sendo até 2.025 para atuação nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional; e até 80 para os anos iniciais do Fundamental.

As inscrições permanecerão abertas até o fim deste ano letivo (http://docenteonline.educacao.rj.gov.br/DocenteOnline/ProcessoSeletivo/CandidatoDocenteFicha.aspx), já que as vagas são decorrentes de afastamento temporário de professor efetivo em razão de licenciamentos diversos. Também serão realizadas contratações em caso de disciplinas e municípios em que não haja candidatos remanescentes dos concursos vigentes; ou quando o concursado (já convocado) estiver em processo admissional.

A seleção constará de uma única etapa, eliminatória e classificatória, composta por avaliação de títulos e experiência como regente de turma.
As oportunidades são para professor docente I - 16 horas (R$ 1.179,35) e 30 horas (R$ 2.211,25), além de professor docente II (Ensino Fundamental – anos iniciais). Nesse último caso, a jornada de trabalho é de 22 horas semanais e a remuneração é R$ 940,16.

Após concluir a inscrição e imprimir o comprovante disponibilizado pelo sistema, o candidato deverá comparecer à Coordenação de Gestão de Pessoas da Diretoria Regional de opção ou às coordenações regionais de Inspeção Escolar espalhadas pelo estado.

A listagem está disponível para consulta, no site da Seeduc (http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeConteudo?article-id=1907064) e o atendimento nesses locais será feito de segunda a sexta, das 8h às 13h. Na ocasião, os interessados também deverão estar munidos dos documentos comprobatórios da formação exigida, da experiência e dos títulos cadastrados (original e cópia).

‘MATEMÁTICA 360°’

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CRIA PROJETO ‘MATEMÁTICA 360°’

 06/05/2015 - 13:54h - Atualizado em 06/05/2015 - 13:54h 
Iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento de atividades relacionadas à disciplina

A Secretaria de Estado de Educação alcançou, nos últimos anos, importantes resultados nas principais avaliações nacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O fortalecimento da Educação no estado foi conquistado por meio de um conjunto de ações implantado nos últimos anos, como o Currículo Mínimo e a formação continuada para professores.

Para que os estudantes da rede aprimorem o desempenho escolar, com um percurso formativo que contemple as competências do século XXI, a Seeduc, dentre outras ações articuladas, propôs para este ano o projeto ‘Matemática 360°’.

O objetivo da proposta é estimular o desenvolvimento de atividades que promovam o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem da disciplina, tendo como foco o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao raciocínio lógico e à resolução de problemas para a formação plena do aluno enquanto cidadão.

Para a subsecretária de Gestão de Ensino, Patrícia Tinoco, é necessário que haja um trabalho mais sensível em relação à área de conhecimento, que ultrapasse o ensino do conteúdo disciplinar.

- Apesar da grande evolução nos últimos quatro anos, ainda há um grande desafio em relação à área de exatas. Precisamos desmistificar em nossos jovens o “terror” pela área, principalmente, a Matemática. Nesse contexto, o projeto Matemática 360 é fundamental para que os estudantes, além de ter contato com a disciplina de maneira lúdica e inovadora, possam aprimorar as habilidades relacionadas ao Raciocínio Lógico e à Resolução de Problemas – destacou a subsecretária.

A Secretaria enviou para as unidades escolares da rede um ‘Cardápio de Ações’, contendo atividades que deverão ser desenvolvidas. As escolas são orientadas a selecionar, no mínimo, duas propostas (uma por semestre), - que deverão constar no Plano de Ação - e executá-las de forma contínua, ao longo do ano letivo. Além disso, a Seeduc realizará oficinas com os professores, com o objetivo de incentivar a participação em Olimpíadas, Concursos e Projetos relacionados à Matemática.

A primeira dinâmica relacionada às atividades está prevista para o dia 22 de agosto (sábado letivo). Já a culminância do projeto ocorrerá em 14 de novembro, Dia da Matemática na rede estadual de ensino.

A Secretaria tem investido na produção de alternativas que auxiliem professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Entre as principais medidas está o projeto Sesi de Matemática (em parceria com o Sistema Firjan) - metodologia de estímulo, que utiliza games e outros recursos tecnológicos para motivar alunos e docentes. Atualmente, 164 unidades da rede são contempladas. A previsão é que, ainda em 2015, novas escolas sejam incluídas.

Este ano, a Seeduc inaugurou o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China - primeira escola pública do país com foco em Ciências Exatas e proficiência em Mandarim e Inglês. A unidade, fruto de parceria entre a Secretaria e a Universidade Normal de Hebei, na China, funciona na Casa da Princesa, em Niterói. 

BOLSAS DE ESTUDOS NO JAPÃO - MEXT

BOLSAS DE ESTUDOS NO JAPÃO - MEXT (MONBUKAGAKUSHO)

 06/05/2015 - 10:36h - Atualizado em 06/05/2015 - 10:36h 
​Inscrições estão abertas até o dia 29 de maio

A Seeduc informa que o Governo do Japão, por meio do Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), está oferecendo seis tipos de bolsas de estudos em universidades ou escolas japonesas para brasileiros. Será incluído um curso de Língua Japonesa no início do programa, para os bolsistas que não têm domínio do idioma.

As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, no Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão, localizado na Av. Presidente Wilson, 231 / 1403 - Rio de Janeiro. Para as bolsas de Pesquisa, o prazo é até o dia 29 de maio. Já para Graduação, Escola Técnica e Cursos Profissionalizantes, o cadastro estará disponível entre os dias 01 de junho até 30 do mesmo mês. O horário de atendimento é das 9h30 às 12h e das 14h às 17h.

Às quartas-feiras, das 14h às 17h, um orientador (ex-bolsista do MEXT) estará disposição aos interessados neste Centro para esclarecer, pessoalmente ou por telefone, dúvidas sobre as bolsas no Japão.

O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro receberá inscrições somente dos candidatos residentes na área de sua jurisdição: Espírito Santo, Minas Gerais (exceto Triângulo Mineiro) e Rio de Janeiro. Os residentes em outros estados devem procurar o consulado de sua área de jurisdição.

Para cada modalidade de bolsa, há um processo seletivo distinto. Veja o que cada uma oferece e leia atentamente as informações adicionais. As informações necessárias para a inscrição e o edital estão disponíveis no site: http://www.rio.br.emb-japan.go.jp.

Mais Informações pelo e-mail bolsa@ri.mofa.go.jp ou pelo telefone (21) 2240-2383.