quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Diretores da rede estadual concluem MBA em “Gestão Empreendedora”

Diretores da rede estadual concluem MBA em “Gestão Empreendedora”

 25/11/2013 - 16:24h - Atualizado em 26/11/2013 - 16:07h
 » Fotos: Marcia Costa e Cris Torres
Programa deve qualificar todos os gestores da rede estadual até 2016


Nesta segunda-feira (25/11), 165 diretores de escolas da rede estadual de ensino celebraram a conclusão do MBA em Gestão Empreendedora, com ênfase em Educação, em cerimônia realizada na sede da Firjan. O secretário de estado de Educação, Wilson Risolia, esteve presente no evento e fez questão de parabenizar os formandos.
 
- Vocês lidam com uma área muito complexa. Por isso, as habilidades técnicas de gestão são extremamente importantes e é isso que o curso proporciona. Quero parabenizar todos vocês por terem encarado esse MBA com a seriedade que ele merece.
 
O programa é fruto de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e com a Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo oferecido na modalidade semipresencial. A meta é beneficiar todos os diretores das escolas estaduais do Rio de Janeiro até 2016.
 
A diretora Miriam Schuabb, do C.E. Francisco Varella, no Carmo, foi uma das formandas a conquistar o Mérito Acadêmico por seu desempenho. Ela revelou estar muito emocionada com a conclusão do MBA.
 
- É extremamente emocionante estar aqui hoje. Estou há 30 anos no estado e nunca tinha recebido esse reconhecimento. Essa oportunidade foi realmente ímpar para nós, diretores – disse.
Alunas Destaques
 
Para a diretora Sheila Guimarães, do C.E. Júlia Kubitschek, que também conquistou o Mérito Acadêmico, cursar o MBA em Gestão Empreendedora foi extremamente relevante para o seu trabalho.
 
- O MBA serviu como uma espécie de reciclagem, mas também para nos ensinar muitas coisas novas. As disciplinas de Administração foram de extrema relevância para a atividade que a gente desempenha. O MBA veio suprir essa necessidade. Para mim, foi um presente poder fazer um curso desse nível.

Diretores também apresentaram seus trabalhos de conclusão

Na manhã da segunda-feira, foram apresentados e avaliados os trabalhos finais dos gestores. Na ocasião, a diretora do setor de Formação e Desenvolvimento de Pessoas da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas, Jorzeia Amorim, falou sobre a importância do programa.
 
- Esta parceria está dentro do planejamento estratégico da Seeduc. Isto amplia o conhecimento e reflete diretamente na forma de gerenciar uma unidade escolar – disse.
 
Diretora do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, em Duque de Caxias, Verônica Terra destacou a importância de sua participação no curso, ressaltando como pontos principais a conquista de novos conhecimentos e o desenvolvimento de um novo olhar diante da gestão escolar.
 
- O tema do meu trabalho é “Laboratórios Pedagógicos – Espaços de vivências em projetos interdisciplinares”. Ele propõe a criação de espaços específicos para a vivência de práticas pedagógicas – explicou Verônica.
 
O diretor do Colégio Estadual Comendador Valentim Diniz (Nata), Carlos José Pestana, por sua vez, realizou um trabalho baseado em uma proposta que já é desenvolvida em sua unidade escolar. O tema é “O papel das salas digitais temáticas no contexto integrador da escola”.
 
- O eixo norteador do Nata é a integração, e a minha ideia é ter um reforço baseado na proposta pedagógica da integração das disciplinas – disse Carlos José.
 

MEC divulga resultados do Enem 2012

 

 O Estado do Rio de Janeiro obteve a quinta melhor colocação entre as redes estaduais de todo o Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, de acordo com os resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira (26/11). As escolas da rede estadual conseguiram também a segunda melhor média do país em redação.


Quando avaliado o resultado de todas as redes (públicas e privada), o estado foi o segundo melhor na média geral no Enem 2012 e o primeiro em redação. Foram apresentadas as médias de 11.239 escolas de todo o país que tiveram participação igual ou superior a 50%. No Rio, entre os 370 colégios da rede pública com resultados divulgados, 339 (91,6%) são da rede estadual. Esse quantitativo representa um aumento de 107% em relação a 2011, quando apenas 164 tiveram o resultado divulgado.


Das 100 melhores escolas estaduais do Brasil, seis são do Rio de Janeiro. Nenhum colégio do estado ficou entre os 100 piores do país.