PROFESSORES E ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PODEM CONCORRER A PRÊMIOS
08/06/2015 - 16:37h - Atualizado em 08/06/2015 - 16:37h
As inscrições para o Prêmio Professores do Brasil e Prêmio Gestão Escolar começam no dia 15
Interessados em concorrer aos prêmios 'Professores do Brasil – PPB' e 'Gestão Escolar – PGE' devem ficar atentos para o início das inscrições no dia 15 de junho. Docentes da Educação Básica das redes públicas podem se inscrever ao PPB e escolas do Ensino Regular da Educação Básica das redes estaduais, distritais e municipais podem participar do processo seletivo para o PGE. As duas premiações estão integradas à Iniciativa Educadores do Brasil, estabelecida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Ministério da Educação (MEC), além de parceiros.
O cadastro acontecerá até o dia 14 de setembro de 2015. Além da premiação em dinheiro, os profissionais do magistério e os diretores escolares de destaque recebem reconhecimento nacional, a partir da disseminação de boas práticas de gestão entre todas as escolas do Brasil.
O Prêmio Professores do Brasil está em sua 9ª edição e tem o objetivo de reconhecer e divulgar o trabalho de docentes da rede pública que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Para participar, os docentes devem produzir um relato de experiência sobre uma experiência vivida em sala de aula. São seis categorias da Educação Básica premiadas: Creche – Educação Infantil; Pré-Escola – Educação Infantil; Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental); 4º e 5º anos do EF; 6º a 9º ano do EF e Ensino Médio. Em cada categoria, cinco professores (cada um de uma região geográfica do país) poderão ser premiados com R$ 7 mil. Ao todo, totalizam-se 30 experiências educacionais selecionadas.
Já o Prêmio Gestão Escolar destina-se a estimular melhorias nas gestões das escolas. Para realizar a inscrição, os diretores de cada unidade devem preencher um instrumento de autoavaliação sobre o processo de gestão e elaborar um roteiro para o planejamento de um plano de ação, que deve ser construído com a comunidade escolar. Serão cinco escolas finalistas que receberão os diplomas de “Destaque Regional” e uma vencedora a receber o certificado de “Referência Brasil”, além da premiação em dinheiro.
Para mais informações sobre os processos seletivos, acesse o sitehttp://www.educadoresdobrasil.org.br/.