terça-feira, 1 de abril de 2014

CE Professor Sousa da Silveira insere Cineclube na programação escolar

 

 

 31/03/2014 - 18:15h - Atualizado em 31/03/2014 - 18:15h
 » Ana Silvia Magalhães
Objetivo é oferecer ferramentas pedagógicas diferenciadas que estimulem o aprendizado

Com a proposta de atrair a atenção dos alunos, estimular o aprendizado e diminuir a evasão, o Colégio Estadual Professor Sousa da Silveira, em Quintino, desenvolve atividades extracurriculares que complementam o projeto pedagógico. Uma delas é o Cineclube, um projeto realizado em parceria com o Sesc Engenho de Dentro, que apresenta sessões de filmes na escola. A iniciativa, realizada toda terceira quinta-feira do mês, atrai mais de 120 alunos, em cada sessão.
 
O Cineclube vai além da exibição de filmes, pois a escolha dos vídeos é sempre focada no desenvolvimento e continuidade das atividades curriculares. Após a exibição, os professores levam as temáticas abordadas à sala de aula, com o intuito de promover debates, produções de textos e reflexões.
 
De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Carla Lopes, o trabalho com o cinema tornou-se tradição no colégio.
 
- Em 2008, nós, professores e alunos, produzimos um livro e um documentário sobre Associação da Velha Guarda nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A partir desse projeto, intitulado Guardiões da Memória, criou-se dentro da unidade escolar um desejo de outros alunos participarem da produção. Desde então, todo ano, a disciplina de Educação Artística produz um vídeo, seja ele documentário ou ficção, filmado com as câmeras dos celulares dos nossos alunos – explicou Carla Lopes.
 
Para a diretora Rosana da Silva, a escola deve oferecer cada vez mais atividades extracurriculares aos alunos.
 
- Sabemos que a escola tem um conteúdo a ser seguido, mas é importante oferecer outras possibilidades aos estudantes. Por isso, resolvemos fazer do cinema uma ferramenta pedagógica dentro da unidade escolar – destacou a diretora da escola.
 
Maylin Bueno de Lima, aluno da 3ª série da unidade, lembra que o Cineclube promove uma nova forma de ensinar e aprender.
 
– A gente debate temáticas que não são levantadas normalmente em sala de aula, o que agrega valor ao aprendizado – enfatizou o estudante.
 
Jeferson Teixeira, que cursa a última série do Ensino Médio, também apoia a ideia.
 
– Essas atividades incentivam a ida dos alunos à escola. Assistimos aos filmes e depois discutimos sobre estes nas aulas de várias disciplinas – finalizou

Nenhum comentário:

Postar um comentário