segunda-feira, 27 de outubro de 2014

DINÂMICA DE AVALIAÇÃO DA EJA

DINÂMICA DE AVALIAÇÃO DA EJA

A avaliação da EJA, ao mesmo tempo que segue a mesma metodologia das demais modalidades da rede estadual, tem também algumas especificações, visto que se trata de um curso divido em quatro módulos, onde cada módulo ocorre num período semestral. O objetivo da avaliação desta etapa é o mesmo das demais, ou seja, acompanhar o processo de ensino aprendizagem dos alunos para possibilitar ao professor, a escola e a SEEDUC a implementação de práticas e intervenções pedagógicas no sentido de viabilizar uma aprendizagem com qualidade, minimizando as deficiências detectadas. Mas como é uma proposta inovadora na rede, tem também o objetivo de avaliar tal proposta. Para tal, há que se usar a TRI, e demais técnicas psicométricas e isso inclui a utilização de itens âncora, que serão utilizados de forma repetida em algumas provas, e também o tipo de item é diferente daquele usado para a TCT. Assim, ao final de 2014, essa avaliação terá produzido as seguintes análises do Programa:
 Estudo longitudinal: Evolução do desempenho dos alunos ao longo do projeto;
 Análise pedagógica das avaliações de conclusão de módulo na Escala SAEB;
 Estudo transversal: Comparabilidade de desempenho de diferentes entradas.
Isto explica porque as provas não podem ficar na escola, pois seus itens são sigilosos e deve-se ter com este material, o mesmo cuidado de segurança e sigilo que mantemos no SAERJ do final do ano.
Os resultados do SAERJ serão utilizados para composição do Indicador de Desempenho (ID) oficial para esta modalidade de ensino.
Para manter o objetivo de análise da aprendizagem de forma rápida como nas demais etapas, também é realizado a devolução dos resultados pela TCT. Este resultado é disponibilizado em 15 dias úteis e que pode ser corrigido pelo cartão de resposta rascunho que vem junto com o caderno.
DINÂMICA DA AVALIAÇÃO DOS MÓDULOS:
MODULO I: Há duas avaliações no módulo I, uma de entrada no primeiro bimestre, quando os alunos são submetidos a uma prova, em caráter diagnóstico, para avaliação das competências básicas, pré-requisitos para o ingresso e êxito no curso, e outra de saída no segundo bimestre deste mesmo módulo, para avaliar as competências de Língua Portuguesa e Matemática ministradas nesta etapa.
MÓDULO II: é avaliado somente na saída, ou seja, no segundo bimestre correspondente ao semestre em que o módulo ocorre.
MÓDULO III: Da mesma forma que ocorre com o módulo II, é avaliado somente na saída, ou seja, no segundo bimestre correspondente ao semestre em que o módulo ocorre.
MÓDULO IV: Os alunos do quarto módulo, em que se dá a terminalidade do curso do Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos, em seu 2º bimestre, não são avaliados pelo SAERJINHO e sim pelo SAERJ.
Observada esta dinâmica, a partir de 2015, haverá SAERJ para esta modalidade de ensino em dois momentos do ano: no final do 1º semestre e no final do 2º semestre. O primeiro SAERJ de 2015 avaliará os alunos ingressantes no módulo I do 2º semestre de 2013 e o segundo SAERJ, ocorrido no final do ano, avaliará, além dos alunos do ensino regular, os alunos ingressantes no módulo I do 1º semestre de 2014.

SUPERINTENDÊNCIA DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO ESCOLAR/2014.

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