sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Projeto #identidademinhaescola

Por solicitação da Diretora Pedagógica, Professora Elizângela Lima, informamos sobre a culminância do Projeto de Leitura Escolar - PLE – 2016 desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna desde 2013.
O Projeto #identidademinhaescola visa ao levantamento da história da escola através da pesquisa do nome da unidade escolar. O objetivo é que a escola inicie um percurso de preservação de sua memória identitária, a partir do levantamento desses dados e da produção de uma pesquisa que deverá ser apresentada a toda a comunidade escolar através de um evento de culminância, a ser realizado na semana de 21 a 25/11/2016.  Para tanto, é necessário que se cumpram as seguintes etapas:
- Mobilização: A equipe diretiva e equipe de assessoramento técnico pedagógico das escolas devem mobilizar a comunidade escolar para a realização do evento do PLE de encerramento do ano letivo de 2016: o projeto #identidadedaminhaescola;
- Planejamento: A equipe diretiva e a equipe de assessoramento técnico pedagógico das escolas se reunirão com professores e representantes de alunos para escolha das atividades que comporão o projeto;
- Execução: As atividades deverão, necessariamente, partir do levantamento de dados sobre o nome da unidade escolar realizado, preferencialmente, pelos alunos. O fruto dessa atividade deverá ter algum tipo de produção textual que será apresentada à comunidade escolar no evento de culminância (na semana de 21 a 25/11/2016).
Como sugestão de pesquisa, podem ser realizados o seguinte:
      Visita à bibliotecas;
      Pesquisa na Internet;
      Palestras com autores ou com pessoas relacionadas ao tema;
      Consulta a jornais e revistas;
      Filmes e documentários relacionados à temática;
      Visitas a espaços relacionados ao tema;
      Aula temática ministrada por professor da unidade.
Atenção: As atividades produzidas pelos alunos serão apresentadas na data culminância (de 21 a 25/11/2016).
Como sugestão para as atividades de culminância, segue o seguinte:
      Redações temáticas;
      Concurso de redações;
      Confecção de cartazes;
      Elaboração de murais;
      Elaboração de jornais;
      Apresentações culturais;
      Postagens em páginas da internet da escola;
      Confecção de vídeos;
      Dramatizações;
      Entrevistas;
      Composições ou paródias musicais e etc.
  Destacamos ainda que o material de pesquisa utilizado, bem como o produto do projeto,  deverão compor o acervo permanente da sala de leitura e/ou biblioteca escolar. Na falta desse espaço, cabe à equipe diretiva determinar local adequado ao seu armazenamento. Os Mediadores de Leitura da Regional de Ensino acompanharão o desenvolvimento das atividades, prestando a assistência necessária.
Para ações futuras, a fim de se preservar a memória identitária das unidades escolares, as escolas deverão promover ao menos uma atividade que utilize esse material, ou a realização de novas pesquisas sobre a temática, para as séries de ingresso, tornando essa prática constitutiva do Plano Político Pedagógico da unidade escolar.
 
 Esclarecemos que o "O Projeto de Leitura Escolar - PLE- é uma iniciativa da SEEDUC como parte do Programa de Leitura da Rede Pública Estadual, no sentido de garantir o acesso e a permanência de diferentes práticas leitoras, fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, cultural e social de nosso aluno”, devendo ser elaborada, executada e avaliada pela Equipe pedagógica e Direção da UE, conforme previsto nas Orientações Metodológicas do PLE.

Desde já agradecemos a parceria e nos colocamos à disposição para dirimir dúvidas.

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