Por solicitação da
Diretora Pedagógica, Professora Elizângela Lima, informamos sobre a culminância
do Projeto de Leitura Escolar - PLE – 2016 desenvolvido em parceria com o
Instituto Ayrton Senna desde 2013.
O Projeto
#identidademinhaescola visa ao levantamento da história da escola através da
pesquisa do nome da unidade escolar. O objetivo é que a escola inicie um
percurso de preservação de sua memória identitária, a partir do levantamento
desses dados e da produção de uma pesquisa que deverá ser apresentada a toda a
comunidade escolar através de um evento de culminância, a ser realizado na semana de 21 a 25/11/2016. Para tanto, é necessário que se cumpram as
seguintes etapas:
- Mobilização: A equipe diretiva e equipe de
assessoramento técnico pedagógico das escolas devem mobilizar a comunidade
escolar para a realização do evento do PLE de encerramento do ano letivo de
2016: o projeto #identidadedaminhaescola;
- Planejamento: A equipe diretiva e a equipe de
assessoramento técnico pedagógico das escolas se reunirão com professores e
representantes de alunos para escolha das atividades que comporão o projeto;
- Execução: As atividades deverão, necessariamente,
partir do levantamento de dados sobre o nome da unidade escolar realizado, preferencialmente,
pelos alunos. O fruto dessa atividade deverá ter algum tipo de produção
textual que será apresentada à comunidade escolar no evento de culminância
(na semana de 21 a 25/11/2016).
Como sugestão de pesquisa, podem ser realizados o seguinte:
•
Visita à bibliotecas;
•
Pesquisa na Internet;
•
Palestras com autores ou com pessoas
relacionadas ao tema;
•
Consulta a jornais e revistas;
•
Filmes e documentários relacionados à temática;
•
Visitas a espaços relacionados ao tema;
•
Aula temática ministrada por professor da
unidade.
Atenção: As
atividades produzidas pelos alunos serão apresentadas na data culminância (de
21 a 25/11/2016).
Como sugestão para as atividades de culminância, segue o seguinte:
•
Redações temáticas;
•
Concurso de redações;
•
Confecção de cartazes;
•
Elaboração de murais;
•
Elaboração de jornais;
•
Apresentações culturais;
•
Postagens em páginas da internet da escola;
•
Confecção de vídeos;
•
Dramatizações;
•
Entrevistas;
•
Composições ou paródias musicais e etc.
Destacamos ainda que o material de pesquisa utilizado, bem como o produto do projeto, deverão
compor o acervo permanente da sala de leitura e/ou biblioteca escolar. Na
falta desse espaço, cabe à equipe diretiva determinar local adequado ao seu
armazenamento. Os Mediadores de Leitura da Regional de Ensino acompanharão
o desenvolvimento das atividades, prestando a assistência necessária.
Para ações futuras, a fim
de se preservar a memória identitária das unidades escolares, as escolas
deverão promover ao menos uma atividade que utilize esse material, ou a
realização de novas pesquisas sobre a temática, para as séries de ingresso,
tornando essa prática constitutiva do Plano Político Pedagógico da unidade
escolar.
Desde já agradecemos a parceria e
nos colocamos à disposição para dirimir dúvidas.
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