segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

MATRÍCULA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO TERMINA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, DIA 22/12/2016

Ingressar na rede estadual de ensino é simples e rápido. A matrícula informatizada é a maneira mais democrática e prática para que alunos de outras redes, da própria rede estadual que desejam mudar de escola ou mesmo aqueles que pararam de estudar tenham uma oportunidade nas escolas estaduais.

O site www.matriculafacil.rj.gov.br, estará disponível de 24 de novembro a 22 de dezembro de 2016.

O CANDIDATO INTERESSADO PODERÁ INGRESSAR NAS SEGUINTES SÉRIES:

I - 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental Regular;
II - Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos;
III - 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Regular;
IV- 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador;
V- Módulos I, II , III e IV do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos;
VI- 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (Formação de Professores em horário integral).

A - Ensino Médio Vocacional Profissionalizante nas seguintes unidades escolares vinculadas à Secretaria de Estado de Educação:
I. CEIA Barão de Langsdorff;
II. CEFFA CEA Rei Alberto I;
III. CE Dom Pedro II;
IV. CE Infante Dom Henrique;
V. CE José Leite Lopes
VI. CE Comendador Valentim dos Santos Diniz
VII. CE Erich Walter Heine
VIII. CIE Miécimo da Silva
IX. CE Hebe Camargo

B- Ensino Médio Vocacional Intercultural nas seguintes unidades escolares vinculadas à Secretaria de Estado de Educação:
I. CE Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto Brasil-Espanha
II. CIEP 449 Leonel de Moura Brizola Brasil-França
III. CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Brasil – Estados Unidos
IV. CE Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil-China
V. CIEP 218 Ministro Hermes de Lima Brasil-Turquia

C - Ensino Médio de Referência nas seguintes unidades escolares vinculadas à Secretaria de Estado de Educação:
I. CE Chico Anysio
II. CE Brigadeiro Castrioto
III. CE Almirante Rodrigues Silva
IV. CE Armando Dias

D- Ensino Médio Articulado ao Técnico nas seguintes unidades escolares vinculadas à Secretaria de Estado de Educação:
I. CE Jornalista Maurício Azêdo
II. CE Círculo Operário
III. CIEP 111 Gelson Freitas
IV. CE São João
V. CIEP 493 Professora Antonieta Salinas de Castro

COMO SE INSCREVER:

O candidato interessado deverá acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br, no período de 24 de novembro a 22 de dezembro de 2016. Na página eletrônica, haverá informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para se inscrever em cada série ofertada; e como e quando confirmar sua matrícula na escola.

DIVULGAÇÃO:

No dia 10 de janeiro de 2017, o resultado da inscrição será divulgado no site www.matriculafacil.rj.gov.br. É importante que você confirme sua pré-matrícula na escola em que foi selecionado no período de 12 a 18 de janeiro de 2017, portando a seguinte documentação:

DOCUMENTAÇÃO:

I - Carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento) - Original (será devolvida no ato) e CPF, se possuir;
II - Histórico Escolar ou Declaração da última Unidade Escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;
III - Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;
IV - Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
V - Comprovante de residência.
VI – Comprovante do Atestado com tipo do grupo sanguíneo e o Fator Rhesus ( fator RH), conforme disposto na Lei nº 6.683 de 15 de janeiro de 2014.


PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO RECEBEM PRÊMIO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO RECEBEM PRÊMIO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
 16/12/2016 - 12:22h - Atualizado em 16/12/2016 - 12:24h   » fotos: Marcia Costa

Dos seis ganhadores, quatro são da Seeduc e ganharam uma viagem educativa à Inglaterra

Quatro professores da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) foram vencedores do 3º Prêmio de Educação Científica. No total, seis docentes, sendo dois da rede municipal de ensino, consagraram-se campeões e ganharam uma viagem educativa à Inglaterra, que acontecerá em janeiro de 2017. O anúncio dos ganhadores foi feito nesta quinta-feira, dia 15, em cerimônia realizada no Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, centro do Rio de Janeiro.

O professor Saulo Paschoaletto de Andrade, do Ciep 456 - Marco Polo, em Três Rios, Região Centro-Sul, ficou com o 1º lugar na categoria Ensino Médio. O projeto dele, “O que há em comum entre as pilhas, celulares, tablets e produtos de limpeza? Eletroquímica, a Química do Cotidiano”, trabalha conteúdos de eletroquímica de forma lúcida, levando os alunos a se envolverem na construção de protótipos funcionais de pilhas e baterias, entre outros desafios. Estudantes do professor Saulo participaram da premiação e estenderam uma faixa em homenagem e agradecimento a ele.

O 2º lugar foi para o professor Hercílio Pereira Cordova, do Colégio Estadual Professor José de Souza Marques, localizado em Brás de Pina, Zona Norte do Rio de Janeiro. O projeto dele, “Estudo das condições térmicas da sala de aula”, pretende mostrar aos alunos como age um pesquisador, sem o uso de suposições e achismos, mas com pesquisa e avaliações dos resultados.

O projeto “Utilizando funções na economia de energia elétrica”, do professor Sebastião Luís de Oliveira, do Ciep 493 - Professora Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa, também no Médio Paraíba, ficou em 3º lugar. Em depoimento, um dos alunos citou que, por meio da iniciativa, conseguiu reduzir o valor da conta de luz de sua casa.

Na categoria Ensino Fundamental, o professor Marcos Paulo Henrique, do Colégio Estadual Alfredo Pujol, em Rio Claro, Região do Médio Paraíba, ficou em 3º lugar. Ele desenvolveu o projeto “Do bolso para as mãos: o smartphone como uma nova alternativa na aula de Matemática”, com objetivo de introduzir uma prática pedagógica que provoque e valorize o interesse dos estudantes.

– A forma humana que os professores se dedicam ao ensino é o que diferencia e se torna um dos grandes fatores para o sucesso dos projetos – disse o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, que esteve presente na cerimônia e entregou o prêmio ao primeiro colocado.

O Prêmio de Educação Científica é uma iniciativa da BG Brasil, subsidiária da Royal Dutch Shell plc., em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o British Council. A iniciativa premia ações inovadoras desenvolvidas pelos professores das áreas de Ciências e Matemática do estado do Rio de Janeiro, com três finalistas do Ensino Médio e três do Ensino Fundamental. O objetivo é reconhecer, valorizar e estimular o trabalho de professores nas áreas das Ciências e Matemática; disseminar as iniciativas inovadoras e despertar o interesse dos alunos nas práticas científicas e disciplinas afins.

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores da Seeduc
O que há em comum entre as pilhas, celulares, tablets e produtos de limpeza? Eletroquímica, a Química do Cotidiano
Professor Saulo Paschoaletto de Andrade - Ciep 456 - Marco Polo, Três Rios
O projeto trabalha conteúdos de eletroquímica de forma lúcida, levando os alunos a se envolverem na construção de protótipos funcionais de pilhas e baterias, entre outros desafios. Nas experimentações, os estudantes utilizaram placas, moedas, fio de cobre, clipes, arruelas de zinco, latas de alumínio, sal de cozinha e hipoclorito de sódio. Também realizaram exercícios na internet e analisaram as consequências do descarte inadequado de pilhas e baterias no ambiente e formas de reciclagem dos componentes de pilhas e baterias. Além da construção dos protótipos, um dos objetivos é desenvolver o censo crítico sobre questões ambientais.

Estudo das condições térmicas da sala de aula
Professor Hercílio Pereira Cordova - Colégio Estadual Professor José de Souza Marques, bairro Brás de Pina, Rio de Janeiro
O objetivo do projeto é mostrar aos alunos como age um pesquisador, sem o uso de suposições e achismos, mas com pesquisa e avaliações dos resultados. Na prática, a experiência consistiu em criar um kit térmico controlado por placa eletrônica que registrava a temperatura, umidade do ar e velocidade do vento dentro da sala de aula. Os dados foram armazenados em um cartão de memória, analisados e comparados em tabelas.

Utilizando funções na economia de energia elétrica
Professor Sebastião Luís de Oliveira - Ciep 493 - Professora Antonieta Salinas de Castro, Barra Mansa
A proposta é baseada na tecnologia ativa de ensino Project-Based Learning, o aprendizado tendo como foco projetos que apostam em vivências práticas e resolução de problemas, trabalhando funções e consciência ambiental. Na prática, os alunos foram divididos em equipes, identificaram a potência elétrica dos equipamentos elétricos de suas residências, calcularam em quilowatt/hora e elaboraram planilhas e gráficos. Ao final, explicaram como foi o desenvolvimento do projeto, sugeriram dicas e recomendações para economia de energia elétrica.

Do bolso para as mãos: o smartphone como uma nova alternativa na aula de Matemática
Professor Marcos Paulo Henrique - Colégio Estadual Alfredo Pujol, Rio Claro
O projeto visa implementar atividades para o aprendizado geométrico por meios dos smarthphones dos alunos. Para isso, é utilizado um software matemático que reúne geometria, álgebra e cálculo, o GeoGebra, permitindo a construção de figuras geométricas, com manuseio e verificação de propriedades a partir do toque na tela do telefone celular. A proposta tem como objetivo introduzir uma prática pedagógica que provoque e valorize o interesse dos estudantes.