segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO RECEBEM PRÊMIO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO RECEBEM PRÊMIO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
 16/12/2016 - 12:22h - Atualizado em 16/12/2016 - 12:24h   » fotos: Marcia Costa

Dos seis ganhadores, quatro são da Seeduc e ganharam uma viagem educativa à Inglaterra

Quatro professores da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) foram vencedores do 3º Prêmio de Educação Científica. No total, seis docentes, sendo dois da rede municipal de ensino, consagraram-se campeões e ganharam uma viagem educativa à Inglaterra, que acontecerá em janeiro de 2017. O anúncio dos ganhadores foi feito nesta quinta-feira, dia 15, em cerimônia realizada no Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, centro do Rio de Janeiro.

O professor Saulo Paschoaletto de Andrade, do Ciep 456 - Marco Polo, em Três Rios, Região Centro-Sul, ficou com o 1º lugar na categoria Ensino Médio. O projeto dele, “O que há em comum entre as pilhas, celulares, tablets e produtos de limpeza? Eletroquímica, a Química do Cotidiano”, trabalha conteúdos de eletroquímica de forma lúcida, levando os alunos a se envolverem na construção de protótipos funcionais de pilhas e baterias, entre outros desafios. Estudantes do professor Saulo participaram da premiação e estenderam uma faixa em homenagem e agradecimento a ele.

O 2º lugar foi para o professor Hercílio Pereira Cordova, do Colégio Estadual Professor José de Souza Marques, localizado em Brás de Pina, Zona Norte do Rio de Janeiro. O projeto dele, “Estudo das condições térmicas da sala de aula”, pretende mostrar aos alunos como age um pesquisador, sem o uso de suposições e achismos, mas com pesquisa e avaliações dos resultados.

O projeto “Utilizando funções na economia de energia elétrica”, do professor Sebastião Luís de Oliveira, do Ciep 493 - Professora Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa, também no Médio Paraíba, ficou em 3º lugar. Em depoimento, um dos alunos citou que, por meio da iniciativa, conseguiu reduzir o valor da conta de luz de sua casa.

Na categoria Ensino Fundamental, o professor Marcos Paulo Henrique, do Colégio Estadual Alfredo Pujol, em Rio Claro, Região do Médio Paraíba, ficou em 3º lugar. Ele desenvolveu o projeto “Do bolso para as mãos: o smartphone como uma nova alternativa na aula de Matemática”, com objetivo de introduzir uma prática pedagógica que provoque e valorize o interesse dos estudantes.

– A forma humana que os professores se dedicam ao ensino é o que diferencia e se torna um dos grandes fatores para o sucesso dos projetos – disse o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, que esteve presente na cerimônia e entregou o prêmio ao primeiro colocado.

O Prêmio de Educação Científica é uma iniciativa da BG Brasil, subsidiária da Royal Dutch Shell plc., em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o British Council. A iniciativa premia ações inovadoras desenvolvidas pelos professores das áreas de Ciências e Matemática do estado do Rio de Janeiro, com três finalistas do Ensino Médio e três do Ensino Fundamental. O objetivo é reconhecer, valorizar e estimular o trabalho de professores nas áreas das Ciências e Matemática; disseminar as iniciativas inovadoras e despertar o interesse dos alunos nas práticas científicas e disciplinas afins.

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores da Seeduc
O que há em comum entre as pilhas, celulares, tablets e produtos de limpeza? Eletroquímica, a Química do Cotidiano
Professor Saulo Paschoaletto de Andrade - Ciep 456 - Marco Polo, Três Rios
O projeto trabalha conteúdos de eletroquímica de forma lúcida, levando os alunos a se envolverem na construção de protótipos funcionais de pilhas e baterias, entre outros desafios. Nas experimentações, os estudantes utilizaram placas, moedas, fio de cobre, clipes, arruelas de zinco, latas de alumínio, sal de cozinha e hipoclorito de sódio. Também realizaram exercícios na internet e analisaram as consequências do descarte inadequado de pilhas e baterias no ambiente e formas de reciclagem dos componentes de pilhas e baterias. Além da construção dos protótipos, um dos objetivos é desenvolver o censo crítico sobre questões ambientais.

Estudo das condições térmicas da sala de aula
Professor Hercílio Pereira Cordova - Colégio Estadual Professor José de Souza Marques, bairro Brás de Pina, Rio de Janeiro
O objetivo do projeto é mostrar aos alunos como age um pesquisador, sem o uso de suposições e achismos, mas com pesquisa e avaliações dos resultados. Na prática, a experiência consistiu em criar um kit térmico controlado por placa eletrônica que registrava a temperatura, umidade do ar e velocidade do vento dentro da sala de aula. Os dados foram armazenados em um cartão de memória, analisados e comparados em tabelas.

Utilizando funções na economia de energia elétrica
Professor Sebastião Luís de Oliveira - Ciep 493 - Professora Antonieta Salinas de Castro, Barra Mansa
A proposta é baseada na tecnologia ativa de ensino Project-Based Learning, o aprendizado tendo como foco projetos que apostam em vivências práticas e resolução de problemas, trabalhando funções e consciência ambiental. Na prática, os alunos foram divididos em equipes, identificaram a potência elétrica dos equipamentos elétricos de suas residências, calcularam em quilowatt/hora e elaboraram planilhas e gráficos. Ao final, explicaram como foi o desenvolvimento do projeto, sugeriram dicas e recomendações para economia de energia elétrica.

Do bolso para as mãos: o smartphone como uma nova alternativa na aula de Matemática
Professor Marcos Paulo Henrique - Colégio Estadual Alfredo Pujol, Rio Claro
O projeto visa implementar atividades para o aprendizado geométrico por meios dos smarthphones dos alunos. Para isso, é utilizado um software matemático que reúne geometria, álgebra e cálculo, o GeoGebra, permitindo a construção de figuras geométricas, com manuseio e verificação de propriedades a partir do toque na tela do telefone celular. A proposta tem como objetivo introduzir uma prática pedagógica que provoque e valorize o interesse dos estudantes.

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