segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO INVESTE EM CULTURA E ESPORTE


EDUCAÇÃO INVESTE EM CULTURA E ESPORTE

 25/02/2013 - 12:40h - Atualizado em 25/02/2013 - 12:40h
 » Tatiana Salgado
O projeto favorece a descoberta de novos talentos e a inclusão de alunos

Os alunos da rede estadual terão ainda mais motivos para comemorar a volta às aulas. No início de fevereiro, a Secretaria de Estado de Educação disponibilizou para as unidades escolares recursos para aquisição de kits Cultura e Esporte. O investimento total é de mais de R$ 13 milhões.

O principal objetivo do Kit Cultura é apoiar a realização de atividades artísticas e culturais. A proposta da Secretaria de Estado de Educação é ampliar as possibilidades de atuação do professor de Arte, propiciando o planejamento de um trabalho pedagógico diferenciado, por meio das diferentes linguagens artísticas; música, teatro, dança e artes visuais.

- A aquisição do Kit Cultura atende às necessidades do professor de Arte, uma vez que amplia suas possibilidades de atuação, além de contribuir para o aumento da proficiência e autonomia de pensamento e criatividade dos alunos, pois eles experimentam de forma lúdica saberes muitas vezes de difícil assimilação em aulas formais – explicou Inês Silva, diretora de Integração Educacional da Secretaria de Estado de Educação.

Com a verba, a unidade escolar poderá manter as bandas e fanfarras; custear o transporte para assistir a espetáculos culturais; comprar ingressos; apoiar grupos de teatro, dança, música e arte visuais da escola; organizar festivais, oficinas e muito mais. A unidade escolar também poderá preparar um projeto especial para a 2ª Semana de Arte da rede estadual, que este ano acontecerá de 09 a 13 de julho.

Já o Kit Esporte visa apoiar a realização de atividades esportivas, considerando que o Estado do Rio de Janeiro será palco de grandes eventos, como as Olimpíadas e Paralimpíadas.

- O Kit Esporte tem como objetivo valorizar o professor de Educação Física, fornecendo-lhes melhores condições de trabalho, pois amplia suas possibilidades de atuação e propicia o planejamento de um trabalho pedagógico diferenciado – explicou Inês.

Este recurso poderá ser utilizado na aquisição de materiais esportivos (bolas, redes, bomba, corda, bambolês, cones, entre outros), de jogos recreativos (de tabuleiro, mesas de pingue-pongue, totó e etc) e de materiais para as aulas teorias de Educação Física; no apoio aos alunos atletas e às equipes esportivas da escola; na inscrição e no transporte para jogos e campeonatos e também na organização de eventos esportivos e recreativos.

Ainda segundo Inês Silva, a aquisição de ambos os kits é uma forma de viabilizar um processo de ensino-aprendizagem significativo.

- Esse projeto favorece tanto a descoberta de novos talentos quanto a inclusão dos alunos, por meio da cultura e do esporte com as diferentes linguagens a serem exploradas – completou a diretora de Integração Educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário