sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Matrizes de Referência - SAERJINHO


MATRIZ DE REFERÊNCIA  SAERJINHO 2012


Em 2011, as Matrizes de Referência para Avaliação Diagnóstica do Saerjinho foram elaboradas com base nos seguintes documentos: as matrizes do SAERJ, cujas habilidades encontram correspondência direta com as matrizes do SAEB e da Prova Brasil; o Currículo Mínimo e as Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do
Ensino Fundamental da SEEDUC-RJ, os quais foram analisados detalhadamente, visando ao levantamento
das habilidades consideradas fundamentais para cada período de escolarização – e bimestre – avaliado.
Em 2012, com a organização de um novo Currículo Mínimo pela SEEDUC-RJ, as matrizes do
Saerjinho precisaram ser revistas, com o objetivo de adequar as habilidades avaliadas aos objetivos traçados para cada bimestre, de acordo com o novo currículo.
Além disso, a área de Ciências da Natureza passa a ser avaliada pelo Saerjinho nesse ano. Para a elaboração das matrizes dessa área, considerou-se apenas a organização do currículo mínimo e das Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental da SEEDUC-RJ, pois o Saeb e a Prova Brasil não avaliam essa área do conhecimento.
A montagem dos testes do Saerjinho obedece aos descritores apresentados em cada matriz, de acordo com a série e o bimestre avaliado. No primeiro bimestre, além das habilidades específicas que estão diretamente relacionadas ao currículo mínimo, a matriz contempla ainda habilidades de etapas de escolarização anteriores.
Na matriz de Ciências da Natureza do 9º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, além das habilidades
referentes ao domínio Matéria e Energia, foram selecionados descritores que avaliam habilidades referentes
a outros domínios, como Vida e Ambiente e Ser Humano e Saúde. Assim, as matrizes das 3 (três) áreas de
conhecimento e das 5 (cinco) etapas de escolaridade apresentam os descritores que poderão ser avaliados,
em cada bimestre, no Saerjinho.
As matrizes de referência foram elaboradas considerando apenas os 3 (três) primeiros bimestres letivos, nos
quais a Avaliação Diagnóstica do Saerjinho é aplicada.

LÍNGUA PORTUGUESA


A Matriz de Referência da Avaliação Diagnóstica em Língua Portuguesa/Literatura tem como foco os
procedimentos de leitura, ou seja, considera as habilidades necessárias ao uso social da língua. Tais
habilidades organizam-se em dois campos de competências: domínios de estratégias de leitura de diferentes
gêneros (Tópicos I e III) e domínios de recursos linguísticos-discursivos na construção de gêneros textuais
(Tópicos II, IV, V e VI). Além disso, as matrizes estabelecem uma progressão de complexidade de conteúdos atrelados a certos gêneros textuais.

MATEMÁTICA


A Matriz de Referência para Avaliação Diagnóstica de Matemática tem como foco avaliar a habilidade de o
aluno resolver problemas. Os tópicos selecionados – Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e
Operações/Álgebra e Funções e Tratamento da Informação – reúnem descritores que expressam habilidades a serem avaliadas em cada bimestre, de cada período de escolarização, obedecendo a uma progressão de complexidade, conforme o conteúdo trabalhado, considerando as etapas de escolaridade anteriores ao momento da avaliação.

CIÊNCIAS

Em Ciências da Natureza, as Diretrizes Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram o 
documento norteador para a elaboração das matrizes do 5º ano.
Para a elaboração da matriz de 9º ano do Ensino Fundamental, o currículo mínimo foi analisado. Dessa 
análise, percebeu-se a importância de selecionar descritores que fossem além daqueles conteúdos 
destacados por bimestre, nessa série, envolvendo também habilidades das demais séries dos anos finais do 
Ensino Fundamental.
Já no Ensino Médio, as matrizes, assim como o currículo mínimo, foram organizadas por disciplina: Biologia, Física e Química. Tendo em vista o número de itens que compõem os testes do Ensino Médio, as matrizes dessas disciplinas contemplaram especificamente os conteúdos do bimestre avaliado.
As matrizes de Ciências foram organizadas em domínios, os quais registram as divisões temáticas, e suas 
habilidades, que dispõem sobre o conhecimento e a operação cognitiva envolvidos na resolução de um item.
No 5º ano do Ensino Fundamental, os domínios avaliados são Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde e 
Tecnologia e Sociedade.
No 9º ano do Ensino Fundamental, além dos domínios avaliados no 5EF, é avaliado também o domínio 
Matéria e Energia.
No Ensino Médio, as matrizes se organizam por disciplina:
Biologia:  Matéria e Energia, Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde e Tecnologia e 
Sociedade.
Física:  Matéria e Energia, Terra e Universo, Ser Humano e Saúde e Tecnologia e Sociedade.
• Química:  Constituição da Matéria, Modelo Atômico, Tabela Periódica, Ligações Químicas, 
Comportamento Químico das Substâncias, Representação e Quantificação da Matéria, Soluções, 
Termoquímica, Equilíbrio Químico, Eletroquímica, Química Orgânica e Química e Sociedade.

Fonte: http://www.saerjinho.caedufjf.net/diagnostica/




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