Evento no Colégio Estadual Lauro Sodré, ocorrido no último dia 13, teve por objetivo resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertencentes à História do Brasil.
Relatório do projeto de trabalho de implementação e valorização da cultura Afro-brasileira realizado no dia 13 de maio de 2013.
Instituição: C.E. Lauro Sodré
Disciplina: História, Filosofia, Sociologia.
Curso: Ensino Médio - Turmas: Nova EJA ( Toda escola foi convidada a participar)
Professora: Alcinéia Conceição leciona História, Filosofia e Sociologia nas turmas do NEJA
Tema: 13 de maio de 1888, abolição da escravidão no Brasil X 13 de maio de 2013, tempo de reflexão e valorização da cultura Afro-brasileira.
Descrição: O trabalho visa implementar a Lei 10639/03 de valorização da cultura afro-brasileira promover o ensino e sua diversidade cultural, com a finalidade de melhorar e fortalecer as relações no âmbito escolar.
Objetivo: Promover, conscientizar, estimular e valorizar a cultura afro-brasileira.
Abordagens durante o mês de maio.
· Preconceito racial – debate em sala de aula.
· Desigualdade racial – Seminário e palestras
· Racismo na escola, no trabalho e na sociedade. – debate em sala de aula.
· Culinária na senzala e culinária africana nos dias atuais, no dia do evento.
Programação:
18:20 – arrumação
19:00 – Abertura (vídeo “125 anos da abolição, porta de entrada de escravos no Brasil)
19:30 – Apresentação e exposição oral com imagens no telão sobre a História da Capoeira pelo Grupo Terra da Penha.
20:30 – Apresentação e interpretação da Paródia étnica de Cesária Evora, cantora angolana pela turma NEJA 2.
21:00 – Vídeo “Outro olhar”, caso de escravidão pelo mundo.
21:10 – Momento degustação
22:00 – Encerramento e congratulações palavra da Direção : Cléia Lirio
Conclusão: As atividades proporcionaram aos discentes e docentes uma harmoniosa interação e aprendizado interdisciplinar.
Professor responsável e idealizador do trabalho: Alcinéia Conceição Garcia de Lacerda
Rio de Janeiro, de maio de 2013.
FOTOS DO EVENTO
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