Em meados da década de 1990, o Consed mobilizou esforços conjuntos de
organizações e instituições em torno de projetos voltados para a melhoria da
gestão escolar no Brasil. Em julho de 1998 foi criado o primeiro Prêmio Nacional
de Referência em Gestão Escolar com o foco na melhoria da gestão e da qualidade
do ensino.
Na sua primeira fase foi dada uma maior ênfase em gestão democrática na
escola, privilegiando a ação coletiva, por meio de acordos, parcerias e a
participação de todos os segmentos da comunidade escolar no processo de tomada
de decisões.
Posteriormente a ênfase recaiu sobre a aprendizagem e benefícios à formação
dos estudantes, pelo entendimento de que a participação em si não é um valor,
caso não reverta em benefício da aprendizagem e formação dos estudantes, para os
quais a escola é constituída.
Para realização da premiação o Consed foi ganhando parcerias, com a mesma
visão de querer contribuir para a melhoria da qualidade da escola pública
brasileira. Dentre os parceiros temos a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil
que está conosco desde o início oferecendo uma viagem de 15 dias de duração, aos
diretores das escolas selecionadas, para visita técnica a estabelecimentos de
ensino americanos e exposição a novas experiências de gestão escolar.
A partir de 2011 deram-se o início das inscrições online para o
Prêmio.
O Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento do Conselho Nacional de
Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na
educação básica do ensino público brasileiro. O objetivo da premiação é
estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além
de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de
planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.
Por meio do site de inscrições, os gestores são convidados a envolver a
comunidade em uma avaliação da realidade escolar, tendo como ponto de partida o
Manual de Orientações do PGE. O gestor, auxiliado por representantes da
comunidade escolar, realiza um diagnóstico das condições de ensino oferecidas
pela escola – considerando cinco diferentes dimensões da gestão escolar e
traçando um plano de ação.
Dessa forma, gestor e comunidade comprometem-se a rever processos, ações e
estratégias de ensino ou buscar melhorias na infraestrutura. Tal dinâmica é um
ganho para todos, pois a comunidade escolar pode continuar utilizando a mesma
ferramenta, ao longo do tempo, para analisar a evolução da gestão.
http://www.premiogestaoescolar.com.br/index.php?pg=@106a6c241b8797f52e1e77317b96a201
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