quinta-feira, 9 de maio de 2013

Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar

Em meados da década de 1990, o Consed mobilizou esforços conjuntos de organizações e instituições em torno de projetos voltados para a melhoria da gestão escolar no Brasil. Em julho de 1998 foi criado o primeiro Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar com o foco na melhoria da gestão e da qualidade do ensino.
Na sua primeira fase foi dada uma maior ênfase em gestão democrática na escola, privilegiando a ação coletiva, por meio de acordos, parcerias e a participação de todos os segmentos da comunidade escolar no processo de tomada de decisões.
Posteriormente a ênfase recaiu sobre a aprendizagem e benefícios à formação dos estudantes, pelo entendimento de que a participação em si não é um valor, caso não reverta em benefício da aprendizagem e formação dos estudantes, para os quais a escola é constituída.
Para realização da premiação o Consed foi ganhando parcerias, com a mesma visão de querer contribuir para a melhoria da qualidade da escola pública brasileira. Dentre os parceiros temos a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil que está conosco desde o início oferecendo uma viagem de 15 dias de duração, aos diretores das escolas selecionadas, para visita técnica a estabelecimentos de ensino americanos e exposição a novas experiências de gestão escolar.
A partir de 2011 deram-se o início das inscrições online para o Prêmio.
O Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro. O objetivo da premiação é estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.
Por meio do site de inscrições, os gestores são convidados a envolver a comunidade em uma avaliação da realidade escolar, tendo como ponto de partida o Manual de Orientações do PGE. O gestor, auxiliado por representantes da comunidade escolar, realiza um diagnóstico das condições de ensino oferecidas pela escola – considerando cinco diferentes dimensões da gestão escolar e traçando um plano de ação.
Dessa forma, gestor e comunidade comprometem-se a rever processos, ações e estratégias de ensino ou buscar melhorias na infraestrutura. Tal dinâmica é um ganho para todos, pois a comunidade escolar pode continuar utilizando a mesma ferramenta, ao longo do tempo, para analisar a evolução da gestão.
 http://www.premiogestaoescolar.com.br/index.php?pg=@106a6c241b8797f52e1e77317b96a201
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Um comentário:

  1. Olá!Gostaria de colaborar com o blog da Metro. Qual seria o caminho? Tenho um blog educacional que recebe mais de 1000 visitas diárias... Já obtive, no mesmo dia, 6000 visitas... Meu Page rank, atualmente, está na faixa 4. Há algum interesse?

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