quarta-feira, 26 de junho de 2013

Projeto CE PARANÁ - 2013


 


Projeto Específico CE Paraná - 2013

Visita ao SJRJ


Nome do Projeto:
O Rio de Janeiro através dos tempos- Visita ao SJRJ
Série (s) envolvida (s):
3° ano do Ensino Médio
Professor (es) envolvido (s):
Nádia Simones Souto, Neiva Maria Coelho Araújo, Patrícia Regina de Freitas, Glei Paulino Mello, Denise Barbosa Silva Tavares, Sandra Gonçalves Pereira.
Data do evento:
24/05/2013
Horário previsto para saída da escola
12h
Horário previsto para visita ao SJRJ
13h30min às 17h
Horário previsto para retorno (chegada à escola)
19h


Objetivos gerais:

Participando ativa e criticamente do processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, Sociologia, Filosofia, História o aluno deverá ser capaz de:

·         Entender o acesso à cultura como um dos pressupostos da melhoria da qualidade de vida.
·         Perceber as transformações do Rio de Janeiro em diferentes épocas no campo, sociológico, filosófico, histórico e linguístico.
·         Reconhecer a importância do Rio de Janeiro como antiga capital da República e atualmente, como palco dos grandes eventos internacionais
  
Objetivos específicos:

·         Compreender e desmistificar os órgãos papel do Poder  Judiciário;
·         Entender a atuação dos magistrados na sociedade;
·         Despertar reflexões sobre o exercício da cidadania;
·         Fornecer subsídios para escolhas acadêmicas;
·          Informar as atribuições da Justiça Federal, destacando sua relevância social;

Metodologia:

·         Conversa com juiz federal
·         Palestras sobre cidadania
·         Conhecimento e estudo sobre os poderes da República
·         Simulação de audiência com a participação dos alunos
·         Visita ao Centro Cultural Justiça Federal

Desenvolvimento:
·         Contato telefônico com o SJRJ;
·         Confirmação da data, horário e transporte da visita;
·         Sensibilização para os alunos participarem do projeto;
·         Levantamento dos alunos interessados a participar da visita;
·         Envio, por e-mail, da listagem de alunos e professores participantes;
·         Preparação de declarações para alunos que precisaram ausentar-se do trabalho com a finalidade de participar da visita;
·          Distribuição de autorizações para alunos com menos de 18 anos para poderem participar da atividade.
·         Preparação de uma lista de presença com o nome, turma e número do registro geral.


Avaliação:
História:

·         Avaliação escrita sobre a Constituição brasileira (1988),
·         Avaliação iconográfica sobre as Constituições da nação brasileira
·         Observação em sala de aula,

Observações:
·         O SJRJ ofereceu ônibus fretado, Constituição Federal, DVD “Conhecendo a Justiça Federal” para a escola, lanche e certificado para os participantes.
·         Contato: Sheila Marchetti – e-mail: sheilasantos@jfrj.jus.br
·         Endereço: Avenida Rio Branco, 243 – Cinelândia – RJ

   

 

Projeto Global CE Paraná - 2013



Nome do Projeto:
O Rio de Janeiro através dos tempos
Série (s) envolvida (s):
1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e Projeto Autonomia
Professor (es) envolvido (s):
Todos os professores do CE Paraná
Data prevista para início do projeto:
Abril de 2013






Objetivo (s):
·         Perceber as transformações do Rio de Janeiro em diferentes épocas.
·         Conhecer a história do município do Rio de Janeiro;
·         Reconhecer a importância dos pontos turísticos para desenvolvimento econômico do município.
·         Valorizar a beleza natural do município.
·         Identificar os principais eventos que movimentam a cidade durante o ano.

Desenvolvimento:
Incentivação:
Corredor Cultural pelo Rio de Janeiro: em maio ocorrerá um passeio para o Complexo Cultural da Marinha (Ilha Fiscal),Museu da República e Justiça Federal.
   Professores responsáveis: Nádia, Rosa, Denise, Maria da Penha.

Atividades a serem desenvolvidas com os alunos:
Corredor Cultural pelo Rio de Janeiro II: em setembro, passeio para o e Forte de Copacabana, MAM e Monumento aos Pracinhas.
De acordo com o período determinado para cada turma, os professores orientadores desenvolverão um projeto específico a partir do plano global com as atividades a serem desenvolvidas durante o projeto e na culminância.
   Professores responsáveis: Nádia, Rosa, Denise, Maria da Penha.
   Períodos a serem trabalhados
·         1901 a 1930 – 1001
Nádia, Denise, Solange
·         1931 a 1945 – 1002
Mello, José Roberto, Nancy, Kátia
·         1946 a 1964 – 3001
Penha, Patrícia, Nádia
·         1965 a 1985 – 3002
Neiva e Ana Paula
·         1986 a 1992 – 2001
Ricardo, Mário,Sandra
·         1992 a 2013 – 2002
Rodrigo e Júlia
·         Autonomia – Mudança da língua através nos tempos na cidade do Rio de Janeiro

Apresentação: 06/12
18h – Chegada dos alunos
19h 30min – Início das apresentação
10 min para cada grupo com intervalo de 10 min.
Atraso, perde ponto no total.
1,0 para atraso
1,0 organização e finalização

Avaliação a ser feita com os alunos:
A avaliação será realizada ao longo do projeto e será distribuída da seguinte forma:
4,0 – Desenvolvimento do projeto. Essa nota será atribuída pelos professores orientadores de cada turma.
3,0 – Apresentação. Essa nota será atribuída por todos os professores no dia.
3,0 – Pontualidade, organização e finalização no dia da culminância do projeto.






Cronograma:
Data
Atividade
30/04
Entrega do projeto específico por turma à direção.
06/05 a 10/05
Sensibilização para o projeto
Explicação para os alunos sobre o projeto
___/05
Primeiro Corredor Cultural: passeio para o Complexo Cultural da Marinha (Ilha Fiscal),Museu da República e Justiça Federal.
___/09
Segundo Corredor Cultural: passeio para o e Forte de Copacabana,MAM e Monumento aos Pracinhas.
06/12
Culminância do projeto


Culminância:
Exposição de trabalhos no dia 06 de dezembro de 2013.























Nenhum comentário:

Postar um comentário