terça-feira, 11 de junho de 2013

Aconteceu hoje o primeiro Café com Professores

 

A Secretaria de Estado de Educação promoveu, nesta terça-feira (11/06), o primeiro “Café com Professores”. O subsecretário de Gestão de Ensino, Antônio Vieira Neto, recebeu cerca de 230 professores e IGTs da Diretoria Regional Metropolitana III. O encontro ocorreu no Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, no Complexo do Alemão.


Na ocasião, o subsecretário abriu o encontro, exibindo o panorama da Educação do Rio em 2010, e as mudanças que ocorreram até os dias atuais. Neto apresentou também as diretrizes estratégicas da Seeduc, entre elas: estar entre as melhores redes de Educação; reestruturar a área Pedagógica; e intensificar o reconhecimento do mérito dos profissionais da área.
O destaque do encontro foi para a criação da Gestão Integrada da Escola (Gide), que tem o intuito de organizar a unidade escolar, definindo metas próprias e Planos de Ação para atingir melhores resultados. Segundo o subsecretário, é fundamental que o professores trabalhem em conjunto com a Gide.
- A Gide entrou nesse contexto de mudança. É o principal instrumento que temos para organizar a escola. Os IGTs conhecem toda a estrutura do colégio e os problemas que impactam na aprendizagem, porém é o professor que está todo dia com o aluno. É importante ter a presença dele na hora do diagnóstico da escola e da criação do plano de estratégias -, afirmou ele.

Durante a reunião, algumas ações positivas realizadas pela Seeduc também foram citadas. Entre elas estão: a criação do Currículo Mínimo para todas as modalidades da Educação Básica; a consolidação das avaliações externas (Saerj e Saerjinho); o programa Autonomia; e a Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA). O subsecretário ainda citou a criação do Dupla Escola e dos projetos Jovens Turistas, Renda Melhor Jovem e Semana de Arte.

- Esse tipo de encontro garante ao professor a aproximação com a Seeduc, pois, quanto maior for o conjunto de informações que o docente possui sobre a rede, mais ele se sente participante do processo de transformação da educação – concluiu, abrindo um espaço para perguntas.
A diretora regional Pedagógica da Metropolitana III, Elizangela Nascimento, também esteve presente no evento. Ao todo, serão 14 encontros com professores. O próximo acontecerá amanhã (12/06), no Teatro Arthur Azevedo, em Campo Grande, com profissionais da Metropolitana IV. Na próxima quinta-feira (13/06), será a vez da Metropolitana VII receber o “Café com Professores”, no C.E Pierre Plancher, em Mesquita.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário