quinta-feira, 22 de agosto de 2013

22 de agosto: Dia do Supervisor Educacional

 22/08/2013 - 12:54h - Atualizado em 22/08/2013 - 13:05h
 » Alícia Barroso

Em comemoração à data, profissionais da Inspeção Escolar falam sobre suas funções e as conquistas da categoria

Nesta quinta-feira (22/08), é comemorado o Dia do Supervisor Educacional, uma atribuição que exige muita responsabilidade e dedicação. Por isso, a Secretaria de Estado de Educação vem adotando uma série de ações que beneficiam os profissionais da Inspeção Escolar.

O próprio secretário Wilson Risolia faz questão de destacar a importância da atuação desses profissionais para a Seeduc.

- A Secretaria reconhece o esforço e a dedicação de toda a equipe da Coordenação de Inspeção Escolar. Precisamos do trabalho dessa equipe para a melhoria da Educação – ressaltou Risolia.

A Secretaria de Estado de Educação é responsável, por meio da Coordenação de Inspeção Escolar (CDIN) e sua equipe, pelo acompanhamento e pela avaliação de todas as escolas públicas estaduais e privadas que oferecem os Ensinos Fundamental e Médio e pelo acervo de Escolas Extintas.

Há quatro anos atuando como professor inspetor escolar, Wellys da Silva, das Baixadas Litorâneas, explica como encara seu trabalho.

- Vejo uma utilidade muito grande na minha função. Eu considero que ser servidor público significa poder servir à população. E, principalmente, ao aluno, que está no centro do nosso trabalho.

Atualmente na função de assessora da Equipe de Acompanhamento e Avaliação da Região Metropolitana IV, a professora Claudia Lourenço já atuou como inspetora na sede. Ela falou sobre uma das principais conquistas da categoria, a equiparação salarial, realizada após a concessão do reajuste de 8% para os professores da rede.


- A equiparação salarial foi uma grande conquista. O que vejo hoje é um maior reconhecimento da Seeduc com a categoria – disse.

O trabalho na Inspeção Escolar da Metropolitana V levou a professora Jéssica Coelho a falar sobre sua experiência na tese do mestrado.

- Nosso trabalho é intenso. Nossas maiores demandas são relacionadas a certificados de conclusão para alunos e autorização de funcionamento de escolas particulares, mas é uma atuação muito mais ampla. Por isso, o objetivo da minha tese foi desmistificar a ideia de que o inspetor trabalha só para punir. Trata-se de uma tarefa muito maior.

Para a professora Celina Maria Borges, há 13 anos na Equipe de Acompanhamento e Avaliação da Serrana I, a profissão é motivo de orgulho.

- É muito gratificante acordar todo dia pensando no que eu vou fazer, no meu primeiro passo quando chegar à Inspeção. Gosto muito mesmo do que eu faço, sinto orgulho. E todos que trabalham comigo têm essa satisfação. Felizmente, temos inspetores com muita boa-vontade, que estão sempre dispostos a fazer o que for preciso.

A professora Claricia Pereira Martins, que atua nas escolas do Norte Fluminense, também revela mudanças positivas em seu trabalho.

- O trabalho de inspetor é de uma ação preventiva, evitando desvios, e precisamos atuar de acordo com a legislação. Mas considero que é um trabalho mais de orientação para as escolas. É interessante que há muitos diretores que ligam para nós reportando problemas e pedindo essa orientação. Estabelecemos uma relação muito boa, em que somos convidados para ir às escolas. – ressaltou.

Para a professora Maria Nazaré Lima, da Metropolitana II, também não faltam motivos para comemorar a data.

- A gestão atual está se preocupando com a qualidade e o gerenciamento da rede e eu vejo isso como o caminho para se atingir a excelência. Fico feliz em fazer parte dessa transformação para uma melhor qualidade da escola pública.

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