sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CIEP 326 Professor César Pernetta participa do Festival Visões Periféricas


Curta-metragem produzido por estudantes foi exibido durante a mostra

O curta-metragem “Bhega: Paz, Amor e Natureza” realizado pelo os alunos do CIEP 326 Professor César Pernetta, em Ramos, foi exibido nessa quinta-feira (22/08), durante a 7ª Edição do Festival Visões Periféricas. A mostra aconteceu no teatro do Oi Futuro, em Ipanema.
O vídeo retrata a trajetória de um artista da Comunidade da Maré, que busca formas criativas de divulgar seu trabalho voltado para as questões socioambientais presentes na área em que vive. A professora de Português e Literatura da unidade escolar, Roberta Ribeiro, que participou com os estudantes da criação do filme, destacou a importância do projeto.

- Foi uma experiência maravilhosa. Uma oportunidade de mostrar que existe um lado artístico na comunidade da Maré. Os alunos durante o processo se preocupavam com cada detalhe, e isso foi muito lindo de ver - contou Roberta.
O curta foi produzido durante a Oficina Vídeo-Interatividade do Programa Cinema para Todos, que tem como objetivo valorizar a produção audiovisual no processo ensino-aprendizagem. O aluno da 2ª série do Ensino Médio, Thiago do Nascimento, foi um dos responsáveis pelo vídeo e descreveu a ideia da escolha do roteiro.
- Escolhemos o personagem Bhega para conscientizar as pessoas de que é necessário cuidar do meio ambiente. Ele faz músicas falando sobre a natureza, o lixo, a prevenção do mosquito da dengue e, principalmente, do cuidado que a comunidade tem que ter com o lugar em que mora -, disse ele.

Thiago informou ainda que os outros cinco estudantes que participaram junto com ele tiveram a chance de conhecer um pouco mais do universo do audiovisual.
- Cada um participou de uma parte do processo, como edição, câmera, roteiro e entrevista. Foi uma produção totalmente independente -, concluiu.

O Festival Visões Periféricas que aconteceu entre os dias 15 e 22 de agosto, exibiu, ao todo, 85 curtas.





 Gabrielli Damazio / Fotos: Marcia Costa  
http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1730837

Nenhum comentário:

Postar um comentário