Compartilhar

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

2ª Semana Pedagógica - IntegrAções


2ª Semana Pedagógica
Datas: 27, 28 e 29 de agosto de 2013.
Horário: 8h às 16h
Local: CE Jornalista Tim Lopes
Rua: Av. Itararé, 690, Ramos, Rio de Janeiro.
Inscrições limitadas: coordmetro3@educacao.rj.gov.br
Período de inscrição: 19/08/2013 a 23/08/2013


APRESENTAÇÃO
A Educação Básica como direito de todos trouxe grandes desafios e a necessidade de tomadas de decisões emergenciais que busquem o acesso, a permanência e a qualidade dos alunos da educação pública no Brasil.
Nas últimas décadas vivemos uma aceleração no surgimento de novas tecnologias e na produção de inovações, o que teve forte impacto na ação educativa da escola. Os estudantes de hoje pertencem a uma geração digital, portanto aprendem e processam informações de modo diferente, com mais agilidade do que as gerações anteriores. É preciso enfrentar com ânimo, entusiasmo e muita reflexão esses novos desafios. A escola está em processo de revisão da concepção de ensino, aprendizagem e avaliação e se faz necessário promover encontros que possibilitem a troca de experiências de suas práticas pedagógicas e a produção de metodologias que apontem novos caminhos para ensinar e aprender.
Justificativa:
A partir dos resultados avaliativos obtidos pelas unidades escolares que compõem a Diretoria Regional Metropolitana III, é imperativo articular propostas comuns a todos, buscando a implementação eficiente de ações que irão impactar positivamente na organização da escola, traduzindo-se em resultados satisfatórios.
Nesta perspectiva, a 2ª Semana Pedagógica - IntegrAções apresenta como concepção uma visão de educação em que o estudante está no centro dos processos educativos e tem como objetivo a transformação do seu potencial em habilidades e competências, não apenas cognitivas, mas também pessoais, relacionais e produtivas. Uma das bases fundamentais dessa concepção é a integração dos quatro pilares da aprendizagem indicadas no Relatório Jaques Delors: aprender a ser, conviver, conhecer e fazer.
Nesta perspectiva, é necessário envolver docentes, gestores e demais profissionais da educação na campanha de valorização e conhecimento dos instrumentos cognitivos de avaliação e sua aplicabilidade, bem como reconhecer no contexto nacional a sua importância para alcance de metas propostas pelo IDEB.
Objetivo:
 Buscar estratégias em ação coletiva no âmbito da DRM III para melhoria do desempenho acadêmico dos alunos.

Público Alvo:
Gestores, Equipe Técnica Pedagógica e Professores da DRM III;

“Um bom profissional consiste em ser cada vez mais competente em seu ofício, para o professor alcançar este objetivo faz-se essencial o conhecimento das variáveis que intervém na prática e a experiência para dominá-la”. Zabala (1998) 
Programação
1º Dia – 27/08/2013
Manhã – Gestores.
 8h às 8h30min: Credenciamento e Coffee Break. 


 08h40min às 10h: Palestra: Os Desafios da Proposta Pedagógica com a Prof.ª Maria Minerva Vale.
 

10h15min às 12h: Palestra: A inspeção Escolar integrando ações - Prof. Alessandro Sathler.



 

 
Tarde – Professores 
13h às 13h15min: Atividade Cultural: Dança e Contação de história da Escrava Isaura (CE Paulo Freire).  
13h15min às 14h15min: O Planejamento Estratégico da SEEDUC/RJ com Elizângela Lima (Diretora da DRPM III).
 
 
14h15min às 15h15min: Palestra Promovendo a aprendizagem para elevar o IDEB com Prof.ª Jaqueline Antunes (Superintendência de Avaliação SEEDUC)
Programação
2º Dia – 28/08/2013
Manhã – Professores SEEDUC - DRM III 

08h40min às 10h: Palestra: As competências e Habilidades no exercício das boas práticas Professores do CE Prof. José Accioli. 
 10h15min às 11h15min: Palestra: O diagnóstico que privilegie o conhecimento da realidade com Sandra Albuquerque (Coord. de Avaliação DRPM III).
 16h: Encerramento: Musical Moulin Rouge – A Origem da Dança (CE Central do Brasil).

 Equipe que ajudou na realização do Seminário

Programação
3º Dia – 29/08/2013
10h - Cinema para Todos com o filme: Vendo ou Alugo








 

 













Divulgando a revista ECOS DOCENTES

Temos o imenso prazer de divulgar a revista produzida pela Regional Metropolitana VII, 
ECOS DOCENTES.

https://docs.google.com/file/d/0BxVKWQbkj21VS3k3ZmFNVHFEUlE/edit?usp=sharing

Bienal do Livro - SEEDUC tem estande no evento

Neste ano, a bienal conta com um estante das Secretarias de Estado de Cultura e de Educação, que terá uma programação para crianças, jovens e adultos. O espaço oferecerá atividades interativas e a oportunidade de conhecer autores e artistas de diferentes estilos e de várias regiões do estado.

Os alunos também poderão ler livros digitais no estande das Secretarias, onde há e-readers à disposição, além de monitores e recepcionistas para orientar quem ainda não estiver familiarizado com esses equipamentos. Os conteúdos são, em sua maioria, de literatura nacional.
O estande fica localizado no Pavilhão Azul da Bienal, na Rua Vinicius de Moraes E-05 - Riocentro.

A Bienal vai até o dia 8 de setembro das 9h às 22h nos dias de semana e das 10h às 22h nos finais de semana.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1741109

Seminário Regional das Relações Étnico-Raciais