quarta-feira, 14 de maio de 2014

AGENTES DE LEITURA PARTICIPAM DE FORMAÇÃO



AGENTES DE LEITURA PARTICIPAM DE FORMAÇÃO

 13/05/2014 - 15:07h - Atualizado em 13/05/2014 - 15:07h
 » Gabrielli Damazio / Fotos Cris Torres
Primeiro etapa reúne profissionais da capital e da Região Serrana

A Secretaria de Estado de Educação deu início ontem aos encontros de Formação do Programa de Leitura Escolar 2014. Até esta terça-feira (13/05), profissionais das Diretorias Regionais Metropolitanas III, IV,VI e Serrana I participam de atividades no auditório CE Chico Anysio. As ações do PLE contam com a parceria do Instituto Ayrton Senna e consistem em um conjunto de propostas e orientações que visam ao acesso e à permanência de diferentes práticas de leitura, fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, cultural e social do aluno.

Como parte do cronograma, agentes de leitura tiveram a oportunidade de apresentar projetos com bons resultados, desenvolvidos nas bibliotecas no ano passado. O professor Henrique Miranda expôs o seu trabalho, realizado no Colégio Estadual Visconde de Cairu, no Méier.

- A partir desse pequeno trabalho feito na biblioteca, temos grandes oportunidades, principalmente, porque trabalhamos com jovens que possuem um universo imenso de aprendizagem. Para mim, o maior reconhecimento é quando formamos um aluno leitor. Não importa a quantidade de livros que ele tenha lido, mas se esses livros mudaram algo em seu mundo particular -, afirmou o agente de leitura, que também leciona História.

A previsão da Seeduc é formar 1.130 profissionais este ano. Para isso, serão realizados mais quatro dias de encontros: 14 e 15/05, em Volta Redonda, para a Diretoria Regional Médio Paraíba; e 26 e 27/05, em Campos dos Goytacazes, para as Regionais Norte e Noroeste Fluminense, e, em Nova Friburgo, para a Serrana II. Em 2013, 550 agentes de leitura passaram pela formação.

- O encontro vale para ressaltar o quanto o PLE evoluiu na rede estadual e que estamos colhendo frutos positivos desde o ano passado. O agente de leitura precisa estar consciente de que ele é fundamental para dinamizar a biblioteca, tornando-a um espelho vivo, para que o aluno seja protagonista desse ambiente -, afirmou a diretora de Articulação Curricular, Adriana Lessa.

Para a assistente técnica de Livro e Leitura da Secretaria, Cirlene Fernandes, os agentes possuem também uma função de grande valor: mediar a leitura dentro da unidade escolar.

- O objetivo da formação é situar o agente no seu âmbito profissional, fazendo surgir neles a necessidade de captar os alunos para a biblioteca, além de despertar a curiosidade e a vontade de ler -, destacou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário