MOBILIDADE INTERNA
14/05/2014 - 09:14h - Atualizado em 14/05/2014 - 09:21h
Corpo Docente nas Unidades Escolares do Programa Dupla Escola
O Programa Dupla Escola tem como objetivo transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade para o aluno, onde ele entenda que o investimento nos estudos é importante para o seu futuro.
Dupla Escola significa duas vezes escola: jornada dupla. E, para manter um adolescente na escola em tempo integral, é importante que o espaço seja atrativo. Assim, é necessário que a política de educação entenda o que o jovem quer e atenda aos seus anseios.
Dupla Escola significa duas vezes escola: jornada dupla. E, para manter um adolescente na escola em tempo integral, é importante que o espaço seja atrativo. Assim, é necessário que a política de educação entenda o que o jovem quer e atenda aos seus anseios.
1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
A Mobilidade Interna constará de 4 (quatro) etapas, a saber:
Etapa I: Inscrições.
Etapa II: Análise de Currículo, de caráter eliminatório.
Etapa III: Confirmação de Cadastro, de caráter eliminatório.
Etapa IV: Entrevista, de caráter eliminatório.
Etapa II: Análise de Currículo, de caráter eliminatório.
Etapa III: Confirmação de Cadastro, de caráter eliminatório.
Etapa IV: Entrevista, de caráter eliminatório.
2. LOCAL DE TRABALHO
REGIONAL
|
UNIDADE ESCOLAR
|
Metropolitana I
|
CIEP 117 Carlos Drummond Andrade Brasil-EUA
|
Metropolitana II
|
C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz
|
Metropolitana III
|
C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto
|
Metropolitana VI
|
C.E. José Leite Lopes - NAVE
|
Baixadas Litorâneas
|
CIEP 449 Gov. Leonel de Moura Brizola Brasil-França
|
Serrana I
|
C.E. Barão de Langsdorff
|
C.E. Dom Pedro II
| |
Serrana II
|
CEFFA Rei Alberto I
|
3. CORPO DOCENTE
3.1. FORMAÇÃO ACADÊMICA
• Licenciatura Plena na área de conhecimento para os professores da base nacional comum.
3.2. REQUISITOS
• Professor Regente, na Rede Estadual de Ensino;
• Possuir 3 (três) anos de efetivo exercício na SEEDUC, no mínimo, exceto para os servidores lotados na Diretoria Regional da Unidade Escolar de interesse;
• Disponibilidade de horário para regência, estudo e pesquisa;
• A carga horária para o exercício da função de professor dessa unidade será de até 30 horas semanais distribuídos em 4 dias, compreendendo carga horária de efetiva regência e de dedicação ao projeto.
• Entende-se como dedicação ao projeto a realização de atividades diversas, que possuam pertinência com o projeto pedagógico da unidade podendo incluir o desenvolvimento de projetos com o corpo discente, desenvolvimento de atividades interdisciplinares de natureza diversa, extensão de tempos em sala de aula, construção e participação em atividades colaborativas com as equipes docente, discente, diretiva e técnico-pedagógica; participação em atividades de formação, dentre outras, igualmente correlatas;
• Conhecer o documento Base do MEC sobre Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica, sobre o Ensino Médio Inovador, bem como o sistema de avaliação SAERJ/SAERJINHO.
• Possuir 3 (três) anos de efetivo exercício na SEEDUC, no mínimo, exceto para os servidores lotados na Diretoria Regional da Unidade Escolar de interesse;
• Disponibilidade de horário para regência, estudo e pesquisa;
• A carga horária para o exercício da função de professor dessa unidade será de até 30 horas semanais distribuídos em 4 dias, compreendendo carga horária de efetiva regência e de dedicação ao projeto.
• Entende-se como dedicação ao projeto a realização de atividades diversas, que possuam pertinência com o projeto pedagógico da unidade podendo incluir o desenvolvimento de projetos com o corpo discente, desenvolvimento de atividades interdisciplinares de natureza diversa, extensão de tempos em sala de aula, construção e participação em atividades colaborativas com as equipes docente, discente, diretiva e técnico-pedagógica; participação em atividades de formação, dentre outras, igualmente correlatas;
• Conhecer o documento Base do MEC sobre Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica, sobre o Ensino Médio Inovador, bem como o sistema de avaliação SAERJ/SAERJINHO.
3.3. DESCRIÇÃO DA ATUAÇÃO E ATRIBUIÇÃO
• Atuar como mediador de processo ensino-aprendizagem, planejando suas atividades de forma integrada, garantindo a integração dos componentes curriculares da Base nacional Comum, entre si, e com as disciplinas da Parte Específica, servindo o Currículo Mínimo como referência a ser seguida conforme a prioridade do planejamento integrado de atividades pedagógicas;
• Planejar e ministrar aulas na disciplina de ingresso;
• Analisar dados referentes à aprovação, recuperação e evasão de alunos;
• Participar da elaboração e avaliação de propostas curriculares;
• Participar da escolha de materiais didáticos;
• Participar de estudos e pesquisas na sua área de atuação;
• Participar da promoção e coordenação de reunião, encontros, seminários, cursos, eventos da área educacional e correlata;
• Participar da elaboração e gestão da proposta pedagógica da escola em uma ação coletiva com os demais segmentos;
• Participar da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos;
• Apresentar uma postura interdisciplinar com foco na aprendizagem do aluno num conceito de conteúdo ampliado;
• Supervisionar a utilização de equipamentos de laboratórios e salas – ambiente.
• Produzir e publicar textos pedagógicos;
• Desenvolver o pensamento crítico e criativo, autonomia de produção;
• Adquirir, avaliar e transmitir informações;
• Compreender os princípios das tecnologias e suas relações integradas;
• Utilizar-se das Linguagens e ferramentas ou recursos tecnológicas como meio de expressão comunicação.
3.4. JORNADA DE TRABALHO
• Planejar e ministrar aulas na disciplina de ingresso;
• Analisar dados referentes à aprovação, recuperação e evasão de alunos;
• Participar da elaboração e avaliação de propostas curriculares;
• Participar da escolha de materiais didáticos;
• Participar de estudos e pesquisas na sua área de atuação;
• Participar da promoção e coordenação de reunião, encontros, seminários, cursos, eventos da área educacional e correlata;
• Participar da elaboração e gestão da proposta pedagógica da escola em uma ação coletiva com os demais segmentos;
• Participar da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos;
• Apresentar uma postura interdisciplinar com foco na aprendizagem do aluno num conceito de conteúdo ampliado;
• Supervisionar a utilização de equipamentos de laboratórios e salas – ambiente.
• Produzir e publicar textos pedagógicos;
• Desenvolver o pensamento crítico e criativo, autonomia de produção;
• Adquirir, avaliar e transmitir informações;
• Compreender os princípios das tecnologias e suas relações integradas;
• Utilizar-se das Linguagens e ferramentas ou recursos tecnológicas como meio de expressão comunicação.
3.4. JORNADA DE TRABALHO
• Matrícula de 16 horas: 12 tempos de efetiva regência, 4h de planejamento integrado e 14h de dedicação ao projeto.
• Matrícula de 30 horas: 12 tempos de efetiva regência, 10h de planejamento (sendo 4h de integrado em um único dia comum a todos os professores) e 8h de dedicação ao projeto.
• Matrícula de 30 horas: 12 tempos de efetiva regência, 10h de planejamento (sendo 4h de integrado em um único dia comum a todos os professores) e 8h de dedicação ao projeto.
Entende-se como dedicação ao projeto a realização de atividades diversas, que possuam pertinência com o projeto pedagógico da unidade podendo incluir o desenvolvimento de projetos com o corpo discente, desenvolvimento de atividades interdisciplinares de natureza diversa, extensão de tempos em sala de aula, construção e participação em atividades colaborativas com as equipes docente, discente, diretiva e técnico-pedagógica, participação em atividades de formação, dentre outras igualmente correlatas.
4. VAGAS DISPONÍVEIS
QUADRO DE VAGAS PARA INICIO IMEDIATO E BANCO DE HABILITADOS
| |||||
REGIONAL
|
UNIDADE ESCOLAR
|
DISCIPLINA
|
INÍCIO IMEDIATO
|
BANCO DE HABILITADOS
| |
Metropolitana I
|
CIEP 117 Carlos Drummond Andrade Brasil-EUA¹
|
LÍNGUA PORTUGUESA*
|
1
|
4
| |
LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS**
|
1
|
4
| |||
BIOLOGIA***
|
0
|
2
| |||
Metropolitana II
|
C.E. Comendador Valentim dos S. Diniz
|
ENSINO RELIGIOSO
|
1
|
1
| |
Metropolitana III
|
C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto²
|
LÍNGUA PORTUGUESA*
|
1
|
3
| |
LÍNGUA ESTRANGEIRA - ESPANHOL**
|
0
|
3
| |||
Metropolitana VI
|
C.E. José Leite Lopes - NAVE
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
1
|
1
| |
BIOLOGIA
|
1
|
1
| |||
MATEMÁTICA
|
1
|
1
| |||
FILOSOFIA
|
1
|
1
| |||
QUÍMICA
|
1
|
1
| |||
REDAÇÃO
|
1
|
1
| |||
Baixadas Litorâneas
|
CIEP 449 Gov. Leonel de Moura Brizola Brasil-França³
|
MATEMÁTICA
|
1
|
1
| |
PRODUÇÃO TEXTUAL
|
1
|
1
| |||
LÍNGUA PORTUGUESA
|
0
|
3
| |||
LÍNGUA ESTRANGEIRA - FRANCÊS*
|
0
|
3
| |||
BIOLOGIA*
|
1
|
2
| |||
ATELIÊ CIENTÍFICO (Habilitação em Biologia)*
|
1
|
1
| |||
PROJETO VIDA E CULTURA (Habilitação desejável em Artes)*
|
1
|
1
| |||
NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO (Habilitação em Francês)**
|
1
|
1
| |||
Serrana I
|
C.E. Barão de Langsdorff
|
FÍSICA
|
1
|
1
| |
LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA
|
1
|
1
| |||
GEOGRAFIA
|
1
|
1
| |||
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
|
2
|
1
| |||
C.E. Dom Pedro II
|
ARTE
|
1
|
1
| ||
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
1
|
1
| |||
FÍSICA
|
1
|
1
| |||
GEOGRAFIA
|
1
|
1
| |||
LÍNGUA ESTRANGEIRA - ESPANHOL
|
2
|
1
| |||
PRODUÇÃO TEXTUAL
|
1
|
1
| |||
SOCIOLOGIA
|
1
|
1
| |||
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
|
5
|
1
| |||
ENSINO RELIGIOSO
|
1
|
1
| |||
OFICINA DE VÍDEO
|
1
|
1
| |||
Serrana II
|
CEFFA Rei Alberto I
|
LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS
|
1
|
1
| |
IRRIGAÇÃO E DRENAGEM
|
1
|
1
| |||
PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
|
1
|
1
|
Obs. 1:
CIEP 117 Carlos Drummond Andrade Brasil-EUA¹
* Habilitação em Letras: Português-Inglês;
* Nível Intermediate High de proficiência em Língua Inglesa;
** Nível Novice Low de proficiência em Língua Inglesa.
Conforme quadro do ACTFL Proficiency Guidelines 2012, Anexo I.
C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto²
* Habilitação em Letras: Português-Espanhol;
** Nível C1 de proficiência em Língua Espanhola.
Conforme quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, Anexo II.
* Habilitação em Letras: Português-Espanhol;
** Nível C1 de proficiência em Língua Espanhola.
Conforme quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, Anexo II.
CIEP 449 Gov. Leonel de Moura Brizola Brasil-França³
* Nível A2 de proficiência em Língua Francesa;
** Nível C1 de proficiência em Língua Francesa.
Conforme quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, Anexo II;
* Nível A2 de proficiência em Língua Francesa;
** Nível C1 de proficiência em Língua Francesa.
Conforme quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, Anexo II;
Obs. 2: A comprovação do nível de proficiência na língua estrangeira será feita no dia da entrevista, sendo possível que o candidato seja submetido a uma entrevista em inglês, espanhol ou inglês, conforme a exigência dessa Mobilidade Interna.
Obs. 3: O candidato aprovado para o Banco de Habilitados poderá ser convocado a qualquer tempo para curso de formação e/ou para o exercício de suas atividades docentes.
Obs. 4: Os docentes selecionados para as disciplinas de NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO, ATELIÊ CIENTÍFICO e PROJETO DE VIDA E CULTURA, poderão ser alocados nas disciplinas da habilitação original, considerada a prioridade na execução da proposta pedagógica.
5. HABILIDADES E ATITUDES INSTITUCIONAIS NECESSÁRIAS PARA ATUAÇÃO NO CORPO DOCENTE NAS UNIDADES DO PROGRAMA DUPLA ESCOLA
• Capacidade de liderança
• Planejamento, organização e controle
• Percepção acurada para números
• Capacidade de análise e de síntese
• Tolerância à pressão
• Fluência verbal e escrita
• Proatividade e iniciativa
• Criatividade e inovação
• Atenção concentrada e difusa
• Habilidade de negociação
• Habilidade de articulação
• Comprometimento
• Discrição, postura profissional e ética
• Visão integrada dos processos
• Planejamento, organização e controle
• Percepção acurada para números
• Capacidade de análise e de síntese
• Tolerância à pressão
• Fluência verbal e escrita
• Proatividade e iniciativa
• Criatividade e inovação
• Atenção concentrada e difusa
• Habilidade de negociação
• Habilidade de articulação
• Comprometimento
• Discrição, postura profissional e ética
• Visão integrada dos processos
6. CRONOGRAMA
Etapas
|
Prazos
|
Período para envio dos currículos e fichas de inscrição
|
14/05 a 02/06
|
Período para análise dos currículos e fichas de inscrição
|
16/05 a 04/06
|
Confirmação de Cadastro (procedimento Interno)
|
16/05 a 04/06
|
Convocação para Entrevista
|
06/06
|
Período para realização das Entrevistas
|
10/06 a 13/06
|
Divulgação do Resultado Final
|
17/06
|
Movimentação de Pessoal até 16h
|
23/06 a 25/06
|
7. INSCRIÇÃO
Os candidatos interessados em participar desta seleção interna deverão, impreterivelmente, até às 23h59min do dia 02/06/2014, enviar e-mail para: processoseletivo@educacao.rj.gov.br, com o assunto: MOBILIDADE INTERNA PARA O CORPO DOCENTE DAS UNIDADES DO PROGRAMA DUPLA ESCOLA, e a seguinte documentação em anexo:
• Ficha Cadastral totalmente preenchida (faça o download dessa ficha, preencha, salve e anexe no e-mail);
• Currículo atualizado, relatando sua vida funcional na SEEDUC e demais atividades correlatas;
Obs.: A omissão nas informações acima implicará na exclusão da participação.
Não esquecer de preencher e enviar a ficha cadastral com os itens: nome, matrícula(s), unidade de lotação, cargo efetivo, disciplina de ingresso, disciplina de atuação (quando for o caso), data de admissão, área de interesse e o motivo da participação na mobilidade.
A omissão nas informações acima implicará na exclusão da participação.
Não serão aceitos o envio de quaisquer documentos fora do prazo estipulado.
8. DISPOSIÇÕES GERAIS
• Os servidores selecionados serão lotados na Unidade Escolar para a qual for aprovado.
• Se detentor de 02 (duas) matrículas, o servidor deverá informar, no ato da inscrição, a 2ª matrícula, com preenchimento obrigatório do campo destinado a esse registro, informando inclusive, a data de admissão.
• Os servidores que se encontram em Estágio Probatório não poderão participar da seleção interna, exceto os servidores que se inscrevam para Unidade Escolar da mesma Diretoria Regional de lotação.
• Esclarecemos que não é assegurada ao servidor a acumulação da segunda matrícula na função pretendida nesta mobilidade. Desta forma, para concentrar as duas matrículas na função, o mesmo deverá autuar processo com essa finalidade, o que será objeto de análise por parte da Superintendência de Administração de Pessoas – SUPAP.
- Cabe esclarecer que se na 2° matrícula o servidor se encontrar em Estágio Probatório, não poderá ultrapassar o somatório da carga horária de 65 horas semanais.
- Desde que o somatório da carga horária não exceda 65 horas semanais, o servidor poderá prosseguir na seleção interna desde que tenha disponibilidade de horário e se comprometa a cumprir o Estágio Probatório da 2° matrícula, através de uma declaração.
- A análise do pedido de acumulação da 2º matrícula considerará a existência de carência na disciplina de ingresso, na Diretoria Regional de lotação.
• Se detentor de 02 (duas) matrículas, o servidor deverá informar, no ato da inscrição, a 2ª matrícula, com preenchimento obrigatório do campo destinado a esse registro, informando inclusive, a data de admissão.
• Os servidores que se encontram em Estágio Probatório não poderão participar da seleção interna, exceto os servidores que se inscrevam para Unidade Escolar da mesma Diretoria Regional de lotação.
• Esclarecemos que não é assegurada ao servidor a acumulação da segunda matrícula na função pretendida nesta mobilidade. Desta forma, para concentrar as duas matrículas na função, o mesmo deverá autuar processo com essa finalidade, o que será objeto de análise por parte da Superintendência de Administração de Pessoas – SUPAP.
- Cabe esclarecer que se na 2° matrícula o servidor se encontrar em Estágio Probatório, não poderá ultrapassar o somatório da carga horária de 65 horas semanais.
- Desde que o somatório da carga horária não exceda 65 horas semanais, o servidor poderá prosseguir na seleção interna desde que tenha disponibilidade de horário e se comprometa a cumprir o Estágio Probatório da 2° matrícula, através de uma declaração.
- A análise do pedido de acumulação da 2º matrícula considerará a existência de carência na disciplina de ingresso, na Diretoria Regional de lotação.
• Esclarecemos que é responsabilidade do candidato o acompanhamento das etapas previstas nesta seleção interna.
• Serão divulgadas na etapa de entrevistas as informações concernentes ao curso de formação dos servidores.
• Os resultados serão disponibilizados no site da SEEDUC, conforme previsto no cronograma.
• Movimentação de Servidor ocorrerá no período informado e caso seja considerado apto na etapa anterior, da seguinte maneira:
- Movimentação entre Unidades Escolares de uma mesma Regional: O servidor aprovado na Mobilidade Interna deverá se dirigir ao Agente de Pessoal de sua área de lotação, para obter a Declaração de Frequência, atualizada, para apresentação ao Coordenador de Gestão de Pessoas da Regional de lotação e ao Agente de Pessoal responsável pela nova área de atuação.
- Movimentação entre Unidades Escolares de Regionais diferentes: O servidor aprovado na Mobilidade Interna deverá se dirigir à Diretoria de Movimentação e Cadastro de Pessoas (DRMP) na Sede da Seeduc – Avenida Professor Pereira Reis, n° 119 – 1º andar - Santo Cristo – RJ, levando consigo a Declaração de Frequência, atualizada, da unidade de origem.
• Os servidores que encontrarem dificuldade na utilização do e-mail institucional deverão entrar em contato com o Suporte, através do telefone 08006452847.
• Informamos que o uso do e-mail institucional é obrigatório nas ações da Secretaria.
• Todas as dúvidas deverão ser dirimidas junto à Central de Relacionamento, através do link no site da SEEDUC.
• Serão divulgadas na etapa de entrevistas as informações concernentes ao curso de formação dos servidores.
• Os resultados serão disponibilizados no site da SEEDUC, conforme previsto no cronograma.
• Movimentação de Servidor ocorrerá no período informado e caso seja considerado apto na etapa anterior, da seguinte maneira:
- Movimentação entre Unidades Escolares de uma mesma Regional: O servidor aprovado na Mobilidade Interna deverá se dirigir ao Agente de Pessoal de sua área de lotação, para obter a Declaração de Frequência, atualizada, para apresentação ao Coordenador de Gestão de Pessoas da Regional de lotação e ao Agente de Pessoal responsável pela nova área de atuação.
- Movimentação entre Unidades Escolares de Regionais diferentes: O servidor aprovado na Mobilidade Interna deverá se dirigir à Diretoria de Movimentação e Cadastro de Pessoas (DRMP) na Sede da Seeduc – Avenida Professor Pereira Reis, n° 119 – 1º andar - Santo Cristo – RJ, levando consigo a Declaração de Frequência, atualizada, da unidade de origem.
• Os servidores que encontrarem dificuldade na utilização do e-mail institucional deverão entrar em contato com o Suporte, através do telefone 08006452847.
• Informamos que o uso do e-mail institucional é obrigatório nas ações da Secretaria.
• Todas as dúvidas deverão ser dirimidas junto à Central de Relacionamento, através do link no site da SEEDUC.
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