quarta-feira, 14 de maio de 2014

ESCOLA ABERTA CHEGA AO COMPLEXO DA MARÉ

ESCOLA ABERTA CHEGA AO COMPLEXO DA MARÉ

 10/05/2014 - 21:09h - Atualizado em 10/05/2014 - 21:09h
 » Ana Sílvia Magalhães / Fotos: Cris Torres
CIEP 326 Professor César Pernetta passa a integrar o programa

A partir deste sábado (10/05), o CIEP 326 Professor César Pernetta, localizado no Complexo da Maré, passa a fazer parte do programa Escola Aberta. O evento inicial na comunidade contou com a participação de alunos, professores e moradores da região. Das 9h às 16h, foram desenvolvidas diversas atividades, como recreação infantil, apresentações de dança, canto, dublagem, uma mostra do que acontece durante o ano nas unidades escolares.

Para o diretor do CIEP, João Lanzellotti Neto, que atua na escola há 20 anos, o momento é oportuno para receber o programa.

- Esse projeto busca promover a cidadania e a integração da comunidade com a escola. É uma grande oportunidade de resgate de valores e superação de problemas sociais -, ressalta.

A programação também ofereceu oficinas de desenho, roda de leitura e dança. A população teve acesso ao serviço de emissão de 2ª via de documentos, entre eles: Certidão de Casamento, Habilitação, Óbito e Nascimento. Todos totalmente gratuitos.

A aluna do 9º ano e moradora da comunidade Nova Holanda, Stefanny da Silva, apresentou o poema em homenagem às mães. A estudante revela que a iniciativa pode transformar a realidade da Maré.

- A escola está de porta abertas para todos os moradores, oferecendo atividades que não temos acesso no nosso cotidiano. E é, principalmente, através da arte que nossa comunidade se expressa -, disse Stefanny.

Geracina Siqueira, nascida no Complexo da Maré, já participou de inúmeras edições do Escola Aberta. Hoje, ela trouxe a filha para comandar a oficina de dança.

- Acredito demais no poder da educação. A escola é o caminho para o futuro dos nossos filhos e do nosso país. Ela tem um papel fundamental nessa transformação social que precisamos. É por isso que apoio e participo sempre dessas ações -, destaca Geracina.

O programa, fruto de uma parceria entre a Seeduc e o Ministério da Educação, proporciona opções de lazer e aprendizado, nos finais de semana. Cerca de 2 milhões de pessoas já foram beneficiadas desde a sua criação, em 2006, em unidades das regiões Metropolitana, Centro Sul, Serrana, Médio Paraíba, Norte e Noroeste Fluminense do estado. Ao todo, estão envolvidas 110 unidades escolares da rede estadual de ensino, atingindo uma média de 40 mil participantes, por mês.

O gerente do programa pela Seeduc, Jorge Nascimento, fala sobre a iniciativa de levar o projeto para o Complexo da Maré.

- Esse é um momento especial. A Maré começa a tomar um banho de cidadania. Com a Escola Aberta, o CIEP 326 Professor César Pernetta torna-se o point para crianças, jovens e famílias, aos finais de semana. Essa é uma porta para a transformação da comunidade -, explica Jorge, que desenvolve o trabalho na região com o auxílio da supervisora do Escola Aberta, na Metropolitana III, Isa Faissal, também presente ao evento.

O Complexo da Maré é um bairro localizado na zona norte do Rio de Janeiro e conta com três escolas estaduais na comunidade, além de seis unidades no entorno, totalizando mais de 7 mil alunos matriculados. A região irá ganhar mais um colégio. Com capacidade para 350 alunos, a unidade escolar de ensino médio técnico integral, irá ocupar uma área prevista de 4,5 mil metros quadrados.

Ainda durante o evento, foram entregues rosas, juntamente com mensagens, em comemoração ao Dia das Mães e, ao final, foi partido um bolo em homenagem à data.

Sobre o Programa
O Programa Escola Aberta acontece sempre aos sábados, das 9h às 17h, em 110 escolas da rede estadual de ensino, situadas em áreas de vulnerabilidade, oferecendo oficinas de educação, lazer, cultura, esporte e formação inicial para a comunidade em geral e, particularmente, para os jovens. Dessa forma, busca-se contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz mediante ampliação de atividades oferecidas aos alunos e à comunidade.

Entre as atividades oferecidas durante o ano, estão apresentações artístico-culturais, balé clássico, banda musical, cineclube / videoclube, circo, coral, dança, desenho, grafite, hip-hop, música, percussão, pintura, quadrinho, teatro, vídeo, artes marciais, atividades infantis, atletismo, basquete, capoeira, futebol, ginástica, handebol, natação, pingue-pongue, vôlei, xadrez, artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário