sexta-feira, 8 de maio de 2015

‘MATEMÁTICA 360°’

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CRIA PROJETO ‘MATEMÁTICA 360°’

 06/05/2015 - 13:54h - Atualizado em 06/05/2015 - 13:54h 
Iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento de atividades relacionadas à disciplina

A Secretaria de Estado de Educação alcançou, nos últimos anos, importantes resultados nas principais avaliações nacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O fortalecimento da Educação no estado foi conquistado por meio de um conjunto de ações implantado nos últimos anos, como o Currículo Mínimo e a formação continuada para professores.

Para que os estudantes da rede aprimorem o desempenho escolar, com um percurso formativo que contemple as competências do século XXI, a Seeduc, dentre outras ações articuladas, propôs para este ano o projeto ‘Matemática 360°’.

O objetivo da proposta é estimular o desenvolvimento de atividades que promovam o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem da disciplina, tendo como foco o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao raciocínio lógico e à resolução de problemas para a formação plena do aluno enquanto cidadão.

Para a subsecretária de Gestão de Ensino, Patrícia Tinoco, é necessário que haja um trabalho mais sensível em relação à área de conhecimento, que ultrapasse o ensino do conteúdo disciplinar.

- Apesar da grande evolução nos últimos quatro anos, ainda há um grande desafio em relação à área de exatas. Precisamos desmistificar em nossos jovens o “terror” pela área, principalmente, a Matemática. Nesse contexto, o projeto Matemática 360 é fundamental para que os estudantes, além de ter contato com a disciplina de maneira lúdica e inovadora, possam aprimorar as habilidades relacionadas ao Raciocínio Lógico e à Resolução de Problemas – destacou a subsecretária.

A Secretaria enviou para as unidades escolares da rede um ‘Cardápio de Ações’, contendo atividades que deverão ser desenvolvidas. As escolas são orientadas a selecionar, no mínimo, duas propostas (uma por semestre), - que deverão constar no Plano de Ação - e executá-las de forma contínua, ao longo do ano letivo. Além disso, a Seeduc realizará oficinas com os professores, com o objetivo de incentivar a participação em Olimpíadas, Concursos e Projetos relacionados à Matemática.

A primeira dinâmica relacionada às atividades está prevista para o dia 22 de agosto (sábado letivo). Já a culminância do projeto ocorrerá em 14 de novembro, Dia da Matemática na rede estadual de ensino.

A Secretaria tem investido na produção de alternativas que auxiliem professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Entre as principais medidas está o projeto Sesi de Matemática (em parceria com o Sistema Firjan) - metodologia de estímulo, que utiliza games e outros recursos tecnológicos para motivar alunos e docentes. Atualmente, 164 unidades da rede são contempladas. A previsão é que, ainda em 2015, novas escolas sejam incluídas.

Este ano, a Seeduc inaugurou o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China - primeira escola pública do país com foco em Ciências Exatas e proficiência em Mandarim e Inglês. A unidade, fruto de parceria entre a Secretaria e a Universidade Normal de Hebei, na China, funciona na Casa da Princesa, em Niterói. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário