sexta-feira, 8 de maio de 2015

'MULHER FAZ A DIFERENÇA' NA SEEDUC

'MULHER FAZ A DIFERENÇA' NA SEEDUC

 06/05/2015 - 17:39h - Atualizado em 06/05/2015 - 17:39h
 » Maria Luísa Bteshe / Fotos: Marcia Costa
Evento tem como tema: "Mulher: qual é a sua arte?"

Nesta quarta-feira (06/05), aconteceu no auditório da Seeduc, a 3ª edição da Mostra de Arte do Projeto “Mulher que faz a diferença”, na sede da Seeduc, em Santo Cristo. O tema de 2015 foi: “Mulher: qual é a sua arte?”.

O evento, organizado Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional da Seeduc, teve como objetivo comemorar o Dia internacional da Mulher, valorizar a presença da mulher no ambiente de trabalho, bem como, oportunizar a expressão artística da mulher da rede estadual de ensino, contou com a presença de servidoras da sede, Diretorias Regionais, Diesp e unidades escolares.

Representando o secretário Antônio Neto, a superintendente pedagógica, Carla Bertânia, deu boas-vindas aos participantes e destacou o trabalho da mulher.

- A arte desenvolvida pela mulher não está apenas nos trabalhos aqui expostos. A arte está também em suas ações rotineiras, suas batalhas e conquistas. É com orgulho que recebemos a todas - frisou.

O tema de 2015 foi: “Mulher: qual é a sua arte?”. Os trabalhos que competiram para a mostra incluíram as modalidades de artes cênicas - teatro, canto, dança, circo, comédia – e artes visuais - pintura, desenho, gravura, fotografia, cinema, escultura, instalação, arquitetura, montagem de novela, web design, moda, decoração e paisagismo.

Uma das premiadas, a professora Denise Vieira Ferreira, do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, em Duque de Caxias, e C.E. Cuba, no Rio de Janeiro (Ilha do Governador), expôs suas aquarelas que lembravam sua infância.

- O tema de minhas obras sempre se relacionam a brinquedos e brincadeiras infantis. Tudo com o que brinquei me serve de inspiração.

A professora Patricia Pedrosa, do CE Rui Barbosa, em Petrópolis, apresentou trabalhos em pastel seco e carvão.

- Desde criança, tive paixão pelo desenho e, após cursar a Escola de Belas Artes da UFRJ, me tornei professora. Sempre lembro aos meus alunos que a arte é uma forma de conhecimento de linguagem universal. Qualquer que seja a profissão que escolherem, a arte sempre os enriquecerá.

Aleir Nunes Costa, professora do C.E. Profª Clarice Coelho Moreira Caldas, em Araruama, apresentou artesanato feito com pneus.

- A necessidade de fazer uma horta em nossa escola me motivou a desenvolver este tipo de artesanato. Hoje, fazemos vasos de plantas, com vários formatos, e estamos sempre procurando novas utilidades para esse material - disse.

Ainda foram selecionados para a mostra os seguintes trabalhos:

- Adriana Cerqueira Pereira – C.E. Cora Coralina – (Metropolitana IV) – Modalidade: Desenho
- Ana Maria Gonçalves Guimarães - Ciep 224 - Tarso de Castro (Metropolitana IV) - Modalidade: Cerâmica
- Cecilia Guimarães Mortágua – C.E. André Maurois (Metropolitana VI) - Modalidade: Foto quadro
- Claudia Maria Azevedo de Vasconcellos - Instituto de Educação Carlos Pasquale (Metropolitana I) - Modalidade: Projeto Jovens Autores
- Cristiane Brandão - C.E. Cora Coralina (Metropolitana IV) - Modalidade: Artesanato
- Djailma Mendes Tixa - C.E. Zuleika Raposo Valladares (Baixadas Litorâneas) - Modalidade: Fotografia
- Edwiges Ferreira - Diretoria de Articulação Curricular (Sede da Seeduc) - Modalidade: Contação de História
- Elvira Marques - Coordenação de Gestão e Integração da Rede (Diretoria Regional Médio Paraíba) - Modalidade: Fotografia
- Fernanda Cavalcanti de Mello - Diretoria de Prestação de Contas (Sede da Seeduc) - Modalidade: Arte Coletiva sorrisos e segredos
- Joziane do Espírito Santo Harris – C.E. dos Lírios (Metropolitana I) - Modalidade: Pintura
- Marcia Ribeiro Joviano – C.E. Professora Sandra Maria Santos de Sousa (Metropolitana VII) - Modalidade: Chuva de Letras
- Maria Lopes - Ciep 303 Ayrton Senna (Metropolitana VI) – Modalidade: Fotografia
- Michelle Coelho de Oliveira - Centro de Educação de Jovens e Adultos – Ceja – (Metropolitana V) - Modalidade: Colagem com papeis, cores e formas geométricas.
- Norma Sueli Curty dos Santos - Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional (Sede da Seeduc) - Modalidade: Pintura
- Sheila Karla Azevedo Paniagua - C.E. Almirante Álvaro Alberto (Médio Paraíba) - Modalidade: Óleo sobre tela
- Silvia Victoria Coutinho Henriques de Lima Galvão - Coordenação de Gestão de Pessoas (Médio Paraíba) - Modalidade: Tecladista / Crochê

Além da exposição de arte, várias palestras e apresentações aconteceram no auditório da sede, divididas em três painéis: Mulher em Situação de Vulnerabilidade, Espaço Mulher e Qualidade de Vida da Mulher. Participaram: Aline Thuller (Caritás), Miguel Mesquita (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos - SEASDH), Marisa Chaves (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/CEDIM), Andréa Callegário (CE Evandro João da Silva), Ivanildes Pereira da Silva (Aldeia Indígena Guarani Itaxim), Kathyla Katheryne (CEDIM) e Sandra Rabello de Frias (Centro Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa /CEDEPI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário