segunda-feira, 3 de agosto de 2015

VOLTA ÀS AULAS REDE ESTADUAL - 2º SEMESTRE

VOLTA ÀS AULAS - 2º SEMESTRE

 03/08/2015 - 08:19h - Atualizado em 03/08/2015 - 08:58h 
Mensagem para alunos e Profissionais da Educação da rede

Caros Profissionais da Educação e Alunos,

Sejam bem-vindos a mais um semestre letivo! É momento de recobrar as energias para os próximos desafios. O ano está ainda mais trabalhoso, mas não podemos desistir nem esmorecer. Não podemos retroceder.

Apesar de todas as dificuldades, temos mostrado que nosso trabalho, em conjunto, tem dado frutos e merece destaque. Ainda temos muito a fazer. Faremos. Para cumprir uma meta importante, a de expansão da Educação Integral, por exemplo, a Seeduc está preparando professores, selecionados dentro da própria rede, que terão como desafio formar as equipes das unidades que funcionarão nesse modelo a partir de 2016.

No âmbito pedagógico, desenvolvemos programas e projetos voltados para o desenvolvimento de habilidades dos nossos estudantes, como as salas de Matemática, em parceria com a Firjan; o “Jovens Leitores em Ação”, com apoio do Programa SuperAção Jovem (SJ); e o Programa Transforma, em parceria com Comitê Rio 2016. Também ganhamos mais uma ferramenta de motivação para que nosso aluno chegue ao ensino superior, o #Partiuuniversidade.

O lançamento bimestral de notas é outro ponto a ser destacado, pois permite aos pais e aos próprios alunos que acompanhem a evolução do percurso acadêmico e, às escolas, que analisem a evolução do processo ensino-aprendizagem desses estudantes em cada ciclo. A ação foi um sucesso nos dois bimestres anteriores!

Pensando no início de carreira dos professores, a Secretaria desenvolveu um plano de ação junto às universidades do Estado para apresentação da carreira docente e do trabalho nas escolas estaduais, além de um novo Programa de acompanhamento do estágio. Mais de 200 licenciandos estão sendo acompanhados desde o primeiro semestre de 2015.

Com o apoio de parceiros, também estamos formando mais e melhor os profissionais que já atuam na rede. A Seeduc está ofertando 200 vagas em Orientação Educacional, pela Uerj, para os professores. Desde 2012, já foram oferecidas 30 mil vagas de formação continuada, incluindo 2.514 vagas de pós-graduação.

Essas ações têm impactado diretamente na competitividade de acesso à carreira pública docente. O último concurso público da rede estadual, por exemplo, contou com 32.711 inscritos.

Juntos, conseguimos vencer os primeiros desafios deste ano, com determinação e profissionalismo. A partir de agora, temos a missão de manter o ritmo e trabalhar, cada vez mais, em prol daquele que é a nossa prioridade: o aluno.

Antonio Vieira Neto
Secretário de Estado de Educação
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário