Alunos da rede estadual de ensino contam sua história e ganham viagem cultural
05/12/2013 - 17:32h - Atualizado em 05/12/2013 - 17:47h
Parceria com a Brazil Foundation, projeto integrou alunos de escolas em áreas de UPPs

Pela rede estadual de ensino, foram vencedores os alunos Israel de Matos Cezario, do CE André Maurois; Vitor Ferreira Mattos, do CE Paulo Freire; e Gabriela da Silva Domingues, do CE Ignácio Azevedo do Amaral. Pelo Sesi, foram premiados os ilustradores Gustavo Cardoso de Oliveira, Philip Martins Greiner e Allan Matias da Rocha. Eles ganharam uma viagem cultural a São Paulo e terão os seus trabalhos publicados em uma edição especial de O Dia, parceiro no projeto que conta ainda com o apoio da UPP Social, Firjan, Sesi Cultural, Galera.com e Flupp.
O concurso foi lançado em julho e contou com a participação de cerca de 100 inscritos, de 80 escolas da rede estadual. Durante o andamento do projeto, foram promovidos vários encontros inspiradores com escritores, como o poeta Affonso Romano de Sant’Anna, e com artistas gráficos convidados.
Na segunda fase, um júri formado por escritores e artistas selecionou 15 trabalhos que foram ilustrados pelos alunos do Sesi. O trabalho promoveu interação, troca de ideias e parceria entre os dois grupos.
Na segunda fase, um júri formado por escritores e artistas selecionou 15 trabalhos que foram ilustrados pelos alunos do Sesi. O trabalho promoveu interação, troca de ideias e parceria entre os dois grupos.
Para a diretora de Articulação Curricular, Adriana Lessa, o projeto vem ao encontro do Programa Estadual de Leitura e das ações de leitura promovidas pela Seeduc.
– Esse trabalho estimula tanto a criatividade quanto o espírito empreendedor, além de oportunizar o trabalho de forma colaborativa com os outros alunos.

encontro contou com a performance com canto e dança do grupo Cardume, em uma proposta do resgate da transmissão oral das tradições, e da Cia. Completa Mente Solta, grupo de teatro do CE André Maurois que apresentou trechos dos trabalhos finalistas.
Após descobrir que ganhou o primeiro lugar, o aluno Israel declarou que não esperava pela vitória.
– Vim, mas não acreditava estar entre os três. Agora, é agradecer a todos que me orientaram, sorrir e festejar - comemorou.
O ganhador da segunda colocação, Vitor, contou que seu texto foi baseado em um sonho. Exigente, disse que, no início, não gostou tanto do trabalho.
– A partir do sonho, eu organizei as ideias e mostrei para os colegas. Nem ficou exatamente como eu queria, mas o importante é que a galera gostou.
– A partir do sonho, eu organizei as ideias e mostrei para os colegas. Nem ficou exatamente como eu queria, mas o importante é que a galera gostou.
Gustavo Cardozo recebeu o primeiro lugar na categoria ilustração. Ele revelou que, quando começou seu curso, não esperava ver um trabalho seu publicado em tão pouco tempo.
– Pensei que seria uma longa trajetória até conseguir mostrar o meu trabalho, mas agora vejo que com fé, raça e muito esforço é possível acontecer em menos tempo.
– Pensei que seria uma longa trajetória até conseguir mostrar o meu trabalho, mas agora vejo que com fé, raça e muito esforço é possível acontecer em menos tempo.
O professor e agente de leitura Júlio Ribeiro, do CE Paulo Freire, que acompanhou todas as etapas do projeto, considera um importante apoio para o trabalho desenvolvido na escola. Ele conta que procura promover a leitura com ações que incluem pais e responsáveis.
– Junto com os alunos, procuramos divulgar atividades que convidem os pais a participar. Temos o Descarrego
– Junto com os alunos, procuramos divulgar atividades que convidem os pais a participar. Temos o Descarrego
Literário que promove a doação de livros e contação de histórias e poesias. Precisamos incluir os pais nesse processo de estímulo à leitura para que os alunos encontrem em casa um ambiente propício para se interessar cada vez mais pelos livros.

– Seis dos nossos alunos ficaram entre os 15 finalistas e uma, a Gabriela, ficou entre os três primeiros lugares. Acho que esse sucesso foi resultado do estímulo que demos à escrita. O segredo foi não perguntar quem queria escrever, mas convidar a todos para contarem suas histórias.
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