quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Alunos da rede estadual de ensino contam sua história e ganham viagem cultural

Alunos da rede estadual de ensino contam sua história e ganham viagem cultural

 05/12/2013 - 17:32h - Atualizado em 05/12/2013 - 17:47h
Parceria com a Brazil Foundation, projeto integrou alunos de escolas em áreas de UPPs


Nesta quarta-feira (04/12), alunos da rede estadual de ensino participaram da cerimônia que reuniu os vencedores da 3ª edição do concurso #Eu Jovem Carioca Tenho uma História para Contar, no teatro Sesi, no Centro do Rio. O concurso faz parte do projeto realizado em parceria com a Fundo Carioca da Brazil Foundation e visa dar visibilidade e estimular a produção artística de jovens de comunidades, formando uma rede de artistas cariocas. Em sua terceira edição, o trabalho reuniu jovens escritores e ilustradores.
 
Pela rede estadual de ensino, foram vencedores os alunos Israel de Matos Cezario, do CE André Maurois; Vitor Ferreira Mattos, do CE Paulo Freire; e Gabriela da Silva Domingues, do CE Ignácio Azevedo do Amaral. Pelo Sesi, foram premiados os ilustradores Gustavo Cardoso de Oliveira, Philip Martins Greiner e Allan Matias da Rocha. Eles ganharam uma viagem cultural a São Paulo e terão os seus trabalhos publicados  em uma edição especial de O Dia, parceiro no projeto que conta ainda com o apoio da UPP Social, Firjan, Sesi Cultural, Galera.com e Flupp.
 
O concurso foi lançado em julho e contou com a participação de cerca de 100 inscritos, de 80 escolas da rede estadual. Durante o andamento do projeto, foram promovidos vários encontros inspiradores com escritores, como o poeta Affonso Romano de Sant’Anna, e com artistas gráficos convidados.
Na segunda fase, um júri formado por escritores e artistas selecionou 15 trabalhos que foram ilustrados pelos alunos do Sesi. O trabalho promoveu interação, troca de ideias e parceria entre os dois grupos.
 
Para a diretora de Articulação Curricular, Adriana Lessa, o projeto vem ao encontro do Programa Estadual de Leitura e das ações de leitura promovidas pela Seeduc.
 
– Esse trabalho estimula tanto a criatividade quanto o espírito empreendedor, além de oportunizar o trabalho de forma colaborativa com os outros alunos.
 
encontro contou com a performance com canto e dança do grupo Cardume, em uma proposta do resgate da transmissão oral das tradições, e da Cia. Completa Mente Solta, grupo de teatro do CE André Maurois que apresentou trechos dos trabalhos finalistas.
 
Após descobrir que ganhou o primeiro lugar, o aluno Israel declarou que não esperava pela vitória.
 
– Vim, mas não acreditava estar entre os três. Agora, é agradecer a todos que me orientaram, sorrir e festejar - comemorou.
 
O ganhador da segunda colocação, Vitor, contou que seu texto foi baseado em um sonho. Exigente, disse que, no início, não gostou tanto do trabalho.
– A partir do sonho, eu organizei as ideias e mostrei para os colegas. Nem ficou exatamente como eu queria, mas o importante é que a galera gostou.
 
Gustavo Cardozo recebeu o primeiro lugar na categoria ilustração. Ele revelou que, quando começou seu curso, não esperava ver um trabalho seu publicado em tão pouco tempo.
– Pensei que seria uma longa trajetória até conseguir mostrar o meu trabalho, mas agora vejo que com fé, raça e muito esforço é possível acontecer em menos tempo.
 
O professor e agente de leitura Júlio Ribeiro, do CE Paulo Freire, que acompanhou todas as etapas do projeto, considera um importante apoio para o trabalho desenvolvido na escola. Ele conta que procura promover a leitura com ações que incluem pais e responsáveis.
– Junto com os alunos, procuramos divulgar atividades que convidem os pais a participar. Temos o Descarrego
Literário que promove a doação de livros e contação de histórias e poesias. Precisamos incluir os pais nesse processo de estímulo à leitura para que os alunos encontrem em casa um ambiente propício para se interessar cada vez mais pelos livros.
 
O professor de Língua Portuguesa e Literatura, José Eduardo dos Santos Correia, estava orgulhoso com os resultados do concurso. Seus alunos, que cursam o Ensino Médio no CE Ignácio Azevedo do Amaral, no Jardim Botânico, na Zona Sul, tiveram uma expressiva participação no projeto.
 
– Seis dos nossos alunos ficaram entre os 15 finalistas e uma, a Gabriela, ficou entre os três primeiros lugares. Acho que esse sucesso foi resultado do estímulo que demos à escrita. O segredo foi não perguntar quem queria escrever, mas convidar a todos para contarem suas histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário