segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

C.E. Olga Benário realiza a 6ª edição da Sapec

Notícia da escola
C.E. Olga Benário realiza a 6ª edição da Sapec



06/12/13

Por Francine Silveira

Há cinco anos, o Colégio Estadual Olga Benário, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro, realiza a Semana de Atividades Pedagógicas e Culturais (Sapec) como parte das atividades de encerramento do ano letivo. O projeto não tem data fixa ou previamente determinada, mesmo assim, ao longo dos anos, o evento se tornou tão popular entre alunos e professores que passou a ser a ocasião mais aguardada na instituição.

- No mês de outubro, os alunos me paravam no corredor para perguntar quando começaria o projeto e quais novidades estavam previstas para este ano. Era muita ansiedade. - contou orgulhosa a diretora-adjunta da unidade, Pamela Souza.

A 6ª edição da Sapec, como é afetuosamente chamada por toda comunidade escolar, teve início no dia 05 de novembro, com o tema ‘Personalidades Negras no Cenário Político, Econômico e Cultural Brasileiro’, uma homenagem direta ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 do mesmo mês. O evento contou com a participação de 12 turmas do período da manhã e 13 do turno da tarde, incluindo os alunos do Projeto Autonomia.

O objetivo central da Sapec foi trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinaridade, estimulando a criatividade e as habilidades dos estudantes. Os alunos puderam aprender a trabalhar em equipe e a lidar com as diferenças do dia a dia, bem como desenvolver o compromisso com os estudos.

- Fazer esse trabalho foi muito importante para juntar os grupos e acabar com as diferenças, pois tivemos que trabalhar em equipe. Essa foi, sem dúvida, a melhor parte - afirmou Fernando Lucas Gonçalves, 15 anos, aluno da 1ª série do Ensino Médio.


Em virtude da grande extensão de atividades programadas para a Semana Pedagógica, o trabalho foi dividido cronologicamente em semanas, respeitando cada etapa do processo: 1ª semana - pesquisa, orientação e planejamento; 2ª semana - confecção de cartazes, criação de gritos de guerra e das músicas; 3ª semana - edição de jornais; 4ª semana - Finalização.

As turmas foram divididas por Estados brasileiros. A tarefa era encontrar personalidades negras que se destacaram e, caso não encontrassem, buscar movimentos, instituições ou Ongs que desenvolvessem alguma atividade dentro do tema proposto naquele estado, fossem eles de áreas política, econômica ou cultural.

- Meu trabalho falou sobre a ONG ‘Afroamazonas’ e os aspectos econômicos do Estado do Amazonas. Foi bastante trabalhoso, mas no final valeu a pena tamanho esforço, já que a turma se uniu para fazer o trabalho em equipe - contou Ariana Silva, 18 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio.

Durante o desenvolvimento do projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de colocar as ideias em prática em dois ambientes distintos. O primeiro em sala de aula, produzindo maquetes, cartazes, o jornal da turma, além da composição das músicas. E no pátio da escola, com as apresentações de dança, do grito de guerra e das faixas indicativas de cada turma.

Para o professor de Física da instituição, Elismar Costa, a Sapec é uma iniciativa de grande valor pedagógico tanto para docentes quanto para alunos.

- Estou há três anos lecionando no colégio e posso dizer com segurança que a grandiosidade desse projeto só é possível por conta da excelência no planejamento de cada etapa. A direção está de parabéns! - afirmou.

Com o intuito de avaliar as ações dos estudantes e gerar pontos necessários para a média final deles, uma banca julgadora criteriosa foi composta por docentes da unidade para avaliar as performances dos jovens, levando em consideração os trabalhos apresentados e a criatividade. Também foram avaliados o bom comportamento, a organização e as salas limpas de cada turma durante o desenvolvimento das etapas.

Visivelmente emocionada, a diretora-adjunta e professora da disciplina de Matemática, Pamela Souza, falou sobre a sensação de encerrar mais uma Sapec.

- Meu choro é de alegria, de satisfação. É muito gratificante constatar que desde 2008 temos realizado a Sapec com sucesso e bons resultados. Estamos melhorando a cada edição - revelou.

Na ocasião, não foram apenas diretores e professores que se emocionaram. Alunos da 3ª série do Ensino Médio, que deixam a unidade escolar esse ano, se abraçavam e se despediam para dar início a uma nova etapa da vida estudantil nas universidades, como a jovem Ana Carla Rorsth, 18 anos, atleta medalhista na modalidade Boxe.

- É muita emoção e sensação de dever cumprido, pois durante todo esse ano, por conta das competições, eu tive que me ausentar diversas vezes do colégio e mesmo assim vou conseguir me formar com a minha turma. O colégio Olga Benário foi e sempre será uma dos melhores colégios por onde passei - disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário