quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PISA: Rio se mantém entre os dez melhores do país

 

 03/12/2013 - 20:54h - Atualizado em 04/12/2013 - 00:13h
Este ano, cresceu a participação de escolas privadas


Na classificação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA 2012), o Rio de Janeiro ocupou a décima posição entre os estados da federação. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (03/12). Neste ano, o número de escolas avaliadas foi menor que em 2009, 35 contra 29, mas houve aumento na participação de unidades da rede privada.
 
O PISA avaliou cerca de 510 mil alunos, entre 15 anos e 3 meses e 16 anos e 2 meses, de unidades escolares localizadas em 65 países. No Brasil, foram testados 19.877 alunos, o equivalente a 3,9%, em 837 escolas. Em 2009, foram pouco mais de 20 mil alunos.
 
No Rio de Janeiro, o diferencial foi o aumento de escolas avaliadas da rede privada de 2009 para 2012. Em 2009, foram 35 escolas avaliadas, sendo 83% públicas (60% estaduais) e 17% particulares (1.225 alunos). Em maio de 2012, foram avaliadas 29 escolas, sendo 76% públicas (59% estaduais) e 24% particulares.
 
Da amostra da rede estadual fluminense, é necessário considerar alguns aspectos, além da queda no número de escolas avaliadas: 70% das Regiões do estado não estão representadas e foram incluídas escolas compartilhadas de ensino noturno e agrícolas.
 
As unidades de horário integral não participaram da amostra, mesmo assim, a média do estado ficou próxima à nacional.
 
O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, reconhece a importância da avaliação do PISA.
 
- As avaliações externas explicitam as deficiências ou virtudes da Educação Básica, portanto, desconsiderá-las seria um equívoco – disse.

O secretário também destaca os resultados apontam o caminho para a educação integral, presente em países com melhor desempenho, como China e Coreia do Sul. No Rio, por exemplo, uma das medidas que vêm sendo adotadas na rede estadual é a ampliação da oferta de ensino em horário integral. O Programa Dupla Escola, que alia a Educação Básica ao ensino profissional e de línguas, vem atender especialmente à clientela avaliada pelo PISA.

De 2009 para 2012, as médias dos países da OCDE se mantiveram praticamente estáveis em todas as áreas de conhecimento. 

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