terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Seeduc realiza reunião de 1º nível – Acompanhamento de Resultados 2013

Seeduc realiza reunião de 1º nível – Acompanhamento de Resultados 2013

 13/12/2013 - 18:12h - Atualizado em 13/12/2013 - 18:19h
 » Gabrielli Damazio / Fotos: Cris Torres
O encontro apresentou um panorama dos últimos resultados conquistados pela secretaria


Com o objetivo de avaliar o desempenho da rede estadual neste ano letivo de 2013, a Secretaria de Estado de Educação realizou, nessa quinta-feira (12/12), a Reunião de 1º Nível – Acompanhamento de Resultados, 2013. O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, iniciou o dia apresentando um panorama dos últimos resultados conquistados pela Secretaria, destacando algumas ações positivas como as bolsas de estudo ofertadas em faculdades particulares; o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); a expansão das escolas integrais; e a inclusão do Ensino Médio Experimental, no Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí.

- Esse nosso último encontro é para uma reflexão, por que agora temos um duplo desafio: pensar no futuro e consolidar as conquistas que tivemos nesses dois anos e meio. E essa visão nos mostra o quanto somos responsáveis e estamos unidos no mesmo objetivo, afirmou.

Além do secretário, participaram da reunião o chefe de Gabinete, Sergio Mendes; o subscretário Executivo, Amaury Perlingeiro; e os subscretários de Gestão de Ensino, Gestão de Pessoas e de Infraestrutura, Antonio Vieira Neto, Luiz Carlos Becker e Zaqueu Ribeiro, respectivamente; além de superintendentes, diretores regionais, Agentes de Acompanhamento de Gestão Escolar (AAGE), diretores de escolas e professores.

Ainda pela manhã, a economista chefe para Educação do Banco Mundial, Bárbara Bruns, apresentou pesquisas sobre a qualidade das aulas na América Latina e diversas avaliações de impacto sobre remuneração por desempenho. Em seguida, o coordenador de Análise de Indicadores e Informações Educacionais da Superintendência de Acompanhamento e Avaliação da Seeduc, Ângelo Hottz, expôs os resultados gerais do terceiro ciclo de acompanhamento, que são calculados por meio do Saerjinho e o do fluxo de aprovação do bimestre em questão.

- Se apropriar dos resultados das avaliações bimestrais por meio de indicadores possibilita nortear o planejamento da escola. Além disso, os AAGEs trabalham diretamente com esses resultados, orientando as unidades escolares que realizam o Relatório de Análise de Desvio de Metas (RADM), caso não as atinjam -, comentou Ângelo.

O dia contou, também, com uma sequência de exposições: as diretorias regionais Baixadas Litorâneas e Serrana I apresentaram, respectivamente, os desvios negativos e positivos, avaliados por meio do Indicador de Fluxo (IF); o Colégio Estadual Oscar Batista, de Cambuci, mostrou as boas práticas desenvolvidas com as turmas do Ensino Fundamental; o CIEP 468 Olga Thurler Mendoça da Fonseca, de Natividade, destacou as ações positivas realizadas com o Ensino Médio. Para finalizar, a AAGE da Diretoria Regional Metropolitana V, Débora Antenor, fez uma breve apresentação de tudo o que desenvolveu ao longo do ano letivo.

Para encerrar a primeira parte do encontro, os alunos do Coral Soul Music, do Colégio Estadual Bangu; e os professores responsáveis Regina Matede, Jorge Lourenço e Silvia Pires, prestaram uma homenagem ao secretário, entregando-o uma placa de reconhecimento por todo o empenho.

Emocionada com a solenidade, a AAGE da Diretoria Regional Centro-Sul Christiane Dolores Braga Nogueira destacou o atual cenário da Secretaria.

- Tenho orgulho de fazer parte desse momento de transformação na Educação do Estado do Rio de Janeiro. Fico emocionada em ver o reconhecimento das escolas por tudo que o secretário já fez pela a rede estadual -, disse.

A segunda parte da reunião incluiu mesas redondas com dirigentes da Seeduc. O momento contou, também, com a participação da aluna do Colégio Estadual Chico Anysio Anna Beatriz de Oliveira, que fez parte do debate “A solução educacional que buscamos”.

- Quando entrei na escola, tinha um pensamento padrão de que seria igual aos outros colégios, em que o professor entraria em sala de aula e somente explicaria o conteúdo. O Chico Anysio tem uma proposta diferente. Nós aprendemos a ser autônomos e líderes. Os projetos desenvolvidos mudaram totalmente a minha maneira de pensar. Eu vejo em mim um crescimento muito significativo -, disse.

No encerramento da reunião, foram premiadas as escolas da rede que obtiveram o melhor desempenho no Enem; os Policiais Militares selecionados no Programa de Integração na Segurança (PROEIS), pelo atendimento eficaz às comunidades escolares; e os colégios que participaram e apoiaram o projeto Segurança Alimentar neste ano. Houve, ainda, a apresentação do coral do Colégio Estadual Aydano de Almeida, de Nilópolis.

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