quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Mensagens dos validadores - O que significam e o que fazer?

 

 28/11/2013 - 09:36h - Atualizado em 28/11/2013 - 09:36h


Mensagens apresentadas no validador instalado na sua unidade escolar

Mensagem: “Cartão Válido”
Causa: o cartão está funcionando corretamente e os créditos foram carregados no seu cartão.

Mensagem: “Data Inválida”
Causa: a data da última recarga feita no seu cartão é posterior à data atual do validador da sua escola.

Solução: avisar a direção de sua escola para que seja feito o ajuste. Após esse ajuste, você deverá passar o cartão pelo validador do ônibus e depois na escola novamente. Somente assim os dados serão ajustados no chip do seu cartão.

Mensagem: “Já Validado”
Causa: o cartão foi recarregado no validador da escola mais de uma vez no mesmo dia.
Solução: basta “recarregar” o cartão uma vez por dia.

Mensagem: “UE Inválida”
Causa: a escola (unidade escolar) gravada no seu cartão é diferente da escola onde você está recarregando seu cartão. Isto pode acontecer nos seguintes casos:

Você tentou carregar o cartão em uma escola diferente da que está matriculado. Você veio de outra escola e a solicitação de alteração do cadastro não foi processada pelo sistema da RioCard ou você não atualizou os dados junto à secretaria de sua escola.

Solução: solicitar à sua direção que verifique no sistema Conexão Educação se você está regularmente matriculado na escola onde está tentando recarregar o cartão. Caso não esteja, a direção deverá realizar os procedimentos para sua transferência no sistema.

Caso você esteja matriculado corretamente no sistema, deverá atualizar os dados do cartão passando-o no validador do ônibus, aguardando 72 horas e passando o cartão novamente no validador do ônibus. Após estas ações, seus dados estarão atualizados e você poderá recarregar o cartão na sua escola.

Lembre-se que o cartão deverá ser passado corretamente no validador do ônibus nestes dias, pois apenas esta ação atualiza seus dados no chip do cartão. A Coordenação de Transporte Escolar e a Coordenação de Cartões possuem ferramentas para verificar se o cartão foi passado corretamente ou não, além de ter acesso às informações de utilização diária.

Mensagem: “Hora Inválida”
Causa: o aluno tentou recarregar créditos no cartão antes das 6h ou após as 23h30.

Solução: verificar a configuração da hora no equipamento, caso esteja correta, fazer a carga no horário que o aparelho está habilitado para validação. Caso esteja incorreta, chamar a direção da escola para realizar a correção no aparelho.

Mensagem: “Uso Inválido”
Causa: você afastou o cartão do validador antes que o equipamento pudesse reconhecê-lo (é um erro de leitura).

Solução: tentar recarregar em outro validador da escola, sempre mantendo o cartão próximo ao equipamento, no local indicado, até que seja apresentada alguma das mensagens anteriores. Se o problema ocorrer com o mesmo cartão em mais de um validador, indica que o problema está no seu cartão e será necessário solicitar a segunda via.

Caso seu cartão funcione em um validador e não em outro pode indicar que o problema é no
validador e a direção deverá entrar em contato com o suporte do equipamento.


Mensagens apresentadas no validador dos ônibus e barcas

Mensagem: “Saldo: 0” ou “créditos expirados”
Causa: você já utilizou as 60 passagens a que tem direito no mês.

Solução: aguardar o próximo mês e não utilizar o cartão para outros trajetos.

Mensagem: “Cancelado”
Causa: seu cartão está na hotlist (cartões cancelados, pois tiveram uma segunda via solicitada por motivo de roubo, perda, dano, sua matrícula foi encerrada pela direção da escola por conclusão ou outro motivo).

Solução: pedir à direção de sua escola para verificar no sistema Conexão Educação se você está matriculado na escola e, caso esteja, verificar se existe alguma solicitação de segunda via do cartão para você. Caso não esteja matriculado, a direção deverá tomar as providências necessárias.

Se você tiver solicitado uma segunda via, deverá aguardar a chegada da mesma na escola. Durante este intervalo de tempo, você não poderá usufruir de gratuidade, pois estará sem o cartão.

Mensagem: “Restri. Linhas”
Causa: o grupo de linhas de ônibus e barcas que pode ser utilizado por você, registrado no cartão, é diferente do que está registrado no validador do ônibus/barcas. Isto pode acontecer nos seguintes casos:
1 - Você foi transferido de escola e/ou mudou de endereço residencial e a solicitação de
alteração do cadastro não foi atualizada no sistema.
2 - Você tentou utilizar seu cartão em um ônibus/barcas que pertence a um grupo de linhas
diferente da qual você está autorizado a utilizar.

Solução:
1 – Verificar junto à direção de sua escola se houve a atualização dos seus dados no sistema. Caso positivo, a direção deverá tomar as providências necessárias.
2 – Caso tudo esteja ok no sistema, você deverá continuar com o mesmo cartão e utilizar somente as linhas de ônibus/barcas necessários para seu trajeto casa/escola e escola/casa.

Mensagem: “Uso Inválido”
Causa: você tentou usar seu cartão mais de 5 (cinco) vezes no mesmo dia.

Solução: não ultrapassar o limite de utilizações diárias de 5 (cinco) vezes, exceto nos casos de uso do sistema de Bilhete Único (baldeação).

Mensagem: “Vá para a escola”
Causa: seu cartão está sem “créditos” ativos.

Solução: recarregar seu cartão no validador de sua escola. 

Um comentário:

  1. Quando o no leitor do validador da escola, a mensagem e validado, mais a luz é vermelha, o q fazer? Boa tarde

    ResponderExcluir